Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A palavra do momento

por DBH, em 04.01.08

É "momentum".

A eleições primárias do EUA são um conceito difícil de aceitar. Como é possível que a escolha do futuro(a) "líder do Mundo Livre" dependa de assembleias populares reunidas, ainda sob o efeito de eggnog, debaixo de um frio de rachar?

 

Pelo menos por duas razões, parece-me. A primeira é que transporta os candidatos de Washington (ou de qualquer afastada capital estatal) para as ruas e os cafés das pequenas cidades. Isto, assim como aquele apelo romântico das assembleias dos colonos, testa a capacidade de interacção dos candidatos com os "real folk" e todos os seus interesses particulares (etanol e o preço do leite, por exemplo) versus os interesses corporativos.

 

A segunda é que cria o "momentum". Esta palavra, traduzível para a definição física de momento linear, significa que quanto maior a quantidade de momento linear de um corpo, maior é a força necessária para modificar a velocidade ou o vector do movimento desse corpo. *

 

Politica é a gestão de expectativas. Assim como 10% é um bom resultado para o CDS e terrível para o PSD, também um terceiro lugar é bom para Fred Thompson e o segundo é mau para Romney.

 

Juntando a isto o mito do "underdog", uma candidatura que vá subindo até à super-tuesday pode vir a ser a nomeada. Porque construiu "momentum" e já não pode parada.

 

*post corrigido, segundo sugestão do Miguel Vaz

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


comentários

Sem imagem de perfil

De Miguel Vaz a 04.01.2008 às 10:49

"Esta palavra, traduzível para a definição física de movimemento linear, significa que quanto maior a quantidade de movimento linear de um corpo, maior é a força necessária para modificar a velocidade ou o vetor do movimento desse corpo."

Aconselho o DBH a não copiar definições de sítios brasileiros. Não só em português (de Portugal) se escreve "vector" em vez de "vetor", como a verdadeira tradução de "momentum" é "momento linear". O módulo do momento linear é resultado do produto da massa pela velocidade de um corpo.
Imagem de perfil

De DBH a 04.01.2008 às 10:59

Obrigado pelo conselho, Miguel. Penso que já corrigi. Mantive, no entanto, a parte "maior é a força necessária para modificar a velocidade ou o vector do movimento ", por ser a que me parece, politicamente, mais relevante.

Imagem de perfil

De blogdaping a 05.01.2008 às 11:19

Penso que nesta eleição houve
Muita falta de π ′ .

Comentar post