Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O 31 da Armada convida: João Gonçalves

por Sofia Bragança Buchholz, em 14.05.08

A GLÓRIA DA SEMANA

 

Manuela Moura Guedes regressou à TVI. Apresenta, às sextas-feiras, o Jornal Nacional. Começou no dia 9. A Manuela é uma iconoclasta. Não pratica a trivialidade nem está subjugada à correcção. Isso pode torná-la, como aconteceu no passado, irritante para a pequena burguesia de espírito reinante. Não deixa, por isso, ninguém indiferente. No meu blogue recebi os comentários mais desvairados - e malcriados – sobre a jornalista. Antes e depois da “estreia”. Depois, a julgar pelo que li em alguma blogosfera, o motivo do “ataque” chama-se Vasco Pulido Valente. A edição do Jornal Nacional deve ter mostrado o cronista, para aí umas dez vezes, sentado ao computador a escrever “as glórias da semana”, supostamente por ele reveladas, durante o Jornal, a partir do seu sofá. Não foi, porém, o que se passou. Quase hora e meia depois de ter dado início ao noticiário, Manuela anunciou finalmente as “glórias”. Sem Pulido Valente. Ou melhor. Pulido Valente escreveu os textos que ilustravam três ou quatro sequências televisivas previamente mostradas, e Manuela leu-os. Nada, pois, de Pulido Valente “ele mesmo”. O registo? Um híbrido de Araújo Pereira com “eixo do mal” e não exactamente o Vasco Pulido Valente das crónicas do Público. Quem viu e ouviu, como eu, provavelmente ficou com a sensação do “falta aqui alguma coisa”. Preferia, de longe, que Pulido Valente se sentasse à mesa da Manuela e, no fim, discorresse sem intermediários sobre o que lhe aprouvesse, com as imagens ao fundo. Tudo visto, talvez este Jornal Nacional das sextas, na TVI, se torne mais frequentável do que os da concorrência que, de tão preocupada que está com a emergência de um quinto canal, se torna tantas vezes “oficiosa”. Manuela Moura Guedes dá-me ao menos a garantia de desafiar o “respeitinho” o que chega e sobra para não mudar de botão. Se pudesse “ajustar” VPV ao seu “modelo”, tanto melhor. Afinal, ele é a “glória da semana”.

 

João Gonçalves

(autor do blog Portugal dos Pequeninos)

Autoria e outros dados (tags, etc)


comentários

Sem imagem de perfil

De Gabriel Silva a 14.05.2008 às 09:37

A razão porque nunca vi, nem penso ver, um telejornal integral com a MMG, diz respeito ao facto de tal se me tornar insuportável.

E tal deve-se a uma coisa bastante simples: MMG não é uma jornalista, não apresenta notícias. É uma apresentadora de um show, utilizando um estilo particularmente degradante.
Assim sendo, não vejo.
Imagem de perfil

De José Manuel Faria a 14.05.2008 às 11:09

Completamente de acordo.
Sem imagem de perfil

De pintodacosta a 14.05.2008 às 16:45

Mas enfim, chegou ao '31' o João Gonçalves.
Está a extrema-direita toda junta, finalmente, e ao menos o João escreve muito bem, ao contrário dos cronistas da casa.
Sem imagem de perfil

De Nuno Góis a 15.05.2008 às 00:38

Completamente de acordo com o primeiro comentário.
Sem imagem de perfil

De Rom_8 a 15.05.2008 às 11:56

Pelo meu lado há muito que a TVI está bloqueada na televisão lá de casa e não tenho motivos para alterar isso.
É mais higiénico ver no ecrã «canal bloqueado» do que passar à pressa pelo canal e correr o risco de ver aquilo que me enjoa.

Comentar post