Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




HPP ou SNS Premium?

por Carlos Nunes Lopes, em 07.08.08

A CGD presta serviços de enorme valia para o país. Também por ser uma instituição financeira sustentável, com provas dadas e futuro assegurado, poucos querem que saia da esfera do Estado.

Sucede que enquanto instituição financeira do Estado, tem também seguros e mesmo hospitais.

A CGD é do Estado. Os Hospitais são da CGD, mas nem por isso são públicos. Aliás, para evitar confusões legítimas, chamaram-lhes Hospitais Privados de Portugal (HPP).

Hoje, naquela que já foi apelidada a "Avenida dos Hospitais", temos três grandes unidades de saúde. Uma do BES, outra da CGD/HPP/Estado e uma outra, do velhinho Serviço Nacional de Saúde (SNS/Estado), o Hospital de Santa Maria (HSM).

Nessa imensa avenida, com grandes hospitais separados por poucas centenas de metros, o Estado só não ganha, directamente, com um deles.

Contra as esperas intermináveis para consultas e cirurgias dos utentes do SNS há um outro hospital, ali ao lado, que lhes diz: "nós gostamos de si".

Caído no encantamento da menina com a flor-de-lis que faz a campanha da HPP, o paciente terá despendido avultada verba no SNS, pelos seus impostos, e acrescidamente, na HPP. O dono de ambos é o mesmo: o Estado.

O accionista Estado continua a abrir "Hospitais Privados de Portugal" um pouco por todo o país, colocando a administrá-los antigos Ministros da Saúde que tão bem cuidaram do SNS.

O accionista Estado vive uma contradição cruel. Nem abre a CGD aos privados, nem a HPP abre aos utentes do SNS.

O Estado goza desta frutífera ambivalência, numa hipocrisia reinante. Sempre que se fala num "serviço público de saúde" ouvem-se gritos de alerta "Querem privatizar o SNS".

O Estado há muito que ultrapassou esse complexo e começou, ele próprio, a abrir Hospitais Privados que se alimentam, justamente, das insuficiências do velhinho SNS.

A perversão do sistema assumirá outros contornos quando o accionista Estado tentar perceber se ganha mais tendo um SNS fraco e uma HPP com muitos clientes desesperados ou com uma HPP fraca por falta de clientes e um SNS com utentes satisfeitos.

Autoria e outros dados (tags, etc)


comentários

Sem imagem de perfil

De Daniel Geraldes a 07.08.2008 às 17:38

Novo Blog de discussão politica Geração de Oitenta.
Imagem de perfil

De António de Almeida a 07.08.2008 às 18:02

-Privatização da CGD, e do SNS, reduzindo a nossa carga fiscal, e criação dum cheque-saúde.
Sem imagem de perfil

De Zarco a 07.08.2008 às 22:50

O ministério da educação devia abrir escolas privadas. E outros ministérios poderiam seguir o exemplo.
Sem imagem de perfil

De Agnelo Figueiredo a 08.08.2008 às 02:54

Grande posta, Lopes.
Viva o Estado socialista!
Viva o Estado que tão bem trata os contribuintes!

Comentar post