Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Informações inúteis

por Henrique Burnay, em 17.01.07
Quem tenha interrompido os mais longos telejornais da Cristandade para atar um atacador, ou ressonar, pode facilmente não ter visto que hoje o Parlamento Europeu elegeu, como se sabia que ia acontecer, um novo Presidente, uma quantidade de vice-presidentes e, até amanhã, presidentes de Comissões Parlamentares. Nada de extraordinário. O que impressiona (ou devia impressionar os próprios) é a indiferença.
Que os eleitores não liguem a estas coisas, é normal. Não tenho a certeza de que todos os portugueses saibam por onde navega actualmente Gama, o Jaime. Mas que a comunicação social dê a isto o destaque de um concurso de sapateado em Katmandu, entre o irrelevante e o exótico, isso sim tem um significado.
Os que temem o alargamento à Turquia, os que querem um Tratado Constitucional, os que falam de identidade cultural e de projecto político, os que insistem na tese da necessidade de ampliar os poderes do Parlamento Europeu para aprofundar a Democracia, podiam olhar para os factos. Nem sempre são o que se quer mas, que fazer, são os factos, devem querer dizer alguma coisa.

A título de curiosidade, Hans Poetering é confrade da Confraria do Azeite da Cova da Beira. Castelo Branco dá cartas nessa Europa.  

Autoria e outros dados (tags, etc)