Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Gemelar II

por João Moreira Pinto, em 23.01.09

Se o único objectivo do BE fosse pôr a capital da Nação a enviar uma mensagem anti-semita ao mundo, bastaria aprovar uma moção com a dita. Escusava de forçar este parto gemelar. Mas realmente há mais.

 

Lendo com mais atenção as premissas, o BE entende que a geminação das duas cidades é também uma mensagem de paz para o mundo e de «solidariedade internacional activa». Admito o preconceito e desconfio da boa vontade da nossa esquerda caviar. Por isso questiono, qual o benefício que o BE traz deste acordo para si? Atendamos ao que nos diz a Embaixada do Japão em Portugal sobre as cidades geminadas:

 

«A designação cidades geminadas aplica-se a todas as cidades que, de alguma forma, partilham uma ligação especial na promoção do mútuo intercâmbio e amizade(...). No âmbito do intercâmbio, destacam-se quatro áreas de relevo: intercâmbio de jovens, intercâmbio de negócios, intercâmbio cultural e intercâmbio de individualidades de destaque. Cada cidade pode tomar a sua iniciativa no sentido de fomentar e promover os vários eventos que poderão ser desenvolvidos para atingir os objectivos propostos, cada vez mais originais e atractivos, de forma a envolverem todos os seus munícipes. Poderemos destacar, a título de exemplo, os vários programas de 'homestay' de jovens (estadia em casa de famílias locais de ambos os países), intercâmbio cultural através da troca de fotografias, artesanato, envio de delegações de empresários, agricultores, entre outros especialistas das mais variadas áreas de interesse.»

 

Não é óbvio? É com este «intercâmbio de jovens, de negócio, cultural e de individualidades de destaque» que os grupos de acção da Esquerda vão finalmente enriquecer as suas formas de luta. Aguardam-se com ansiedade novos workshops sobre escudaria humana, curtas-metragens propagandísticas e pirotecnia doméstica. Poder-se-ão finalmente organizar mais manifestações convocadas por SMS, plenários de rua espontâneos e novos eventos «cada vez mais originais e atractivos».

 

Miguel Portas já foi ao local ver da viabilidade do «'homestay' de jovens» bloquistas. Em Lisboa, Khaled Meshaal procurará alojamento para novas células, perdão!, para grupos de jovens palestinianos trocarem «fotografias e artesanato».

Autoria e outros dados (tags, etc)


comentários

Imagem de perfil

De Nuno Castelo-Branco a 23.01.2009 às 18:23

Quando é que esses imbecis se dedicam a causas mais inteligentes?
Imagem de perfil

De José Manuel Faria a 23.01.2009 às 21:37

Quando a direita deixar de ser estúpida.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 25.01.2009 às 17:27

Concordo com os dois comentários mais acima.

Comentar post