Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Cristo desceu à blogosfera

por Paulo Pinto Mascarenhas, em 07.02.07
TV Bloco

Achei muita piada à resposta de Ricardo Araújo Pereira no blogue Gato Fedorento - presumo que desta vez posso acreditar que aquilo é mesmo para mim, ao contrário do que acontece com a personagem do programa a que se refere. É porém muito difícil de responder a quem entra no domínio do sobrenatural, misturando Alexandra Solnado, Jesus e diversos poderes censórios de gente muito poderosa. Como nota prévia, agradeço também penhorado a RAP que tenha descido da sua cruz mediática, dignando-se a esclarecer um comum mortal, um mero bloguiador que realmente não está ao nível de estrelas do quilate de um morango com açúcar, de um gato fedorento ou de uma floribela. Mas, repito, é mesmo muito difícil de lhe responder, sobretudo porque todo o texto do humorista parte de um pressuposto falso: o de que eu teria a "convicção firme" de que uma "certa personagem" que interpretou no último domingo estaria a falar comigo.

Explicando por miúdos, para quem não está a par da história: a tal personagem inventada pelos GF e que, por mero acaso, usava diversas expressões que escrevi num texto aqui no 31 da Armada - "pluralismo democrático", por exemplo - levou a que uma jornalista do 24Horas me telefonasse para a revista de que sou director a perguntar se me sentia retratado. Respondi-lhe que obviamente que não e que seria aliás uma honra descabida se tal fosse verdade. Foi isso que saiu numa coluna que acompanhava a notícia de uma página com a resposta de RAP às críticas dirigidas aos Gato Fedorento a propósito da caricatura do Prof. Marcelo. No meu comentário publicado aqui e no blogue da Revista Atlântico - limito-me de novo a responder - em meu nome e das mais diversas minorias citadas pelo próprio - ao que é dado por adquirido numa notícia do "DN" de que o humorista é aparentemente a única fonte.

E o que diz a notícia? Passo a citar: "vários críticos, sobretudo na blogosfera, entre aplausos, defenderam que a rábula seria uma forma de os Gato tomarem o partido do 'sim' no dito referendo. E, para que a imparcialidade fosse conseguida, sugeriam que o quarteto desse eco da posição contrária. Críticas que explicam o aparecimento de um provedor do telespectador, encarnado por RAP (na foto), e não qualquer género de pressão da RTP ou do seu provedor."

Mais: "As 'vozes críticas usam argumentos bizarros' que partem de uma 'premissa errada', defende o humorista. 'A nossa ideia não era manifestarmo-nos favoráveis ao 'sim'', mas 'criticar Marcelo [Rebelo de Sousa] por tomar uma posição no referendo'. Uma crítica, aliás, igual às que vieram 'dos partidários dos dois lados da campanha', reforça. Isto apesar de 'nós os quatro nunca termos feito segredo de que votamos 'sim' no referendo ou das nossas opções clubísticas. Parece-nos honesto', acrescenta. É motivo para perguntar se Herman José tinha razão quando avisou que não iam ter tarefa fácil assim que entrassem em campos difíceis? "Mandei-lhe uma SMS a dizer: 'Estou-lhe a escrever para lhe dar razão'", revela RAP."

Depois da dita revelação de RAP - cá está, a presença do sobrenatural - a dita notícia segue por ali em diante, com outros pormenores diversos, mas nunca falando do que agora ficamos aparentemente a saber através do blogue dos próprios: os Gato têm afinal sido alvo de diversas tentativas de censura por parte de "gente poderosa", incluindo recados com ameaças. A que a RTP e os próprios têm resistido estoicamente. E muito bem, claro. Só fica a dúvida porque se confundiu, em todas as notícias sobre o assunto, essas repetidas ameaças de gente poderosa com as meras críticas de meros bloguiadores. A culpa deve - só pode - ser dos mensageiros.


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Imagem de perfil

De venhammaiscinco a 07.02.2007 às 19:17

Peço desculpa por me atrever a opinar, estando na presença virtual de uma 'estrela com o quilate' de PPM (como nunca sei qual é o nome, assim é mais fácil de decorar), mas concordo com ele quando diz que o Ricardo Araújo Pereira tem que 'descer' para falar com / ou sobre ele.
Há pessoas que, por mais que se metam em bicos de pés, nunca chegam nem aos calcanhares de outras... Não é PPM?
Mafalda
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.02.2007 às 19:49

Mafalda,

todos concordamos consigo e por esse mesmo motivo pedimos-lhe que, antes de falar com alguém deste blogue, faça um pedido por escrito, justificando os respectivos motivos. De outra forma, a desordem é excessiva.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.02.2007 às 21:33

a
Sem imagem de perfil

De O Catraio a 11.02.2007 às 17:09

Sugiro que o 31 de Armada passe mesmo a adoptar medidas burocráticas para se comentar neste blog que, mais do que público, representa uma religião. É sempre divertido ver indivíduos deste calibre a regredirem ao nível da plebe para usar do humor como arma de agressão. Não é que eu não ache que gente como PPM não pode usar do humor. Até deviam usar mais para descontrair os danificados cérebros. Julgo, tão somente, que não devem ceder a provocações baratas.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.03.2007 às 00:54

Catraio, vá para o quarto de castigo que voce nao tem idade para estar aqui. XÕ, ó palhacinho.
Sem imagem de perfil

De alguem a 11.03.2007 às 21:13

isto tem um nome: Censura
Sem imagem de perfil

De La Tino a 25.02.2007 às 02:45

"Peço desculpa por me atrever a opinar"

Pois se quiser opinar comigo esteja à vontade, não precisa de pedir desculpa.
Sem imagem de perfil

De maria a 08.03.2007 às 15:25

O que verdeiramente incomoda PPM é a existência de inteligência à esquerda, facto que o velho jornal " O Independente", o do PP e MEC, quase conseguiu negar, instalando a ideia de que tudo aquilo que não fosse conservador era de mau gosto, fora de moda, enfim," terrivelmente possidónio". Ricardo Araújo Pereira não é conservador e, pior, topa-lhes(aos que são) os tiques e a hipocrisia, sendo, hoje, um fazedor de opinião temível. Onde dói mais: no grupo etário que vai dos 15 aos 35 anos. E é disso que PPM tem medo. No lugar dele, também eu tinha.
Sem imagem de perfil

De Joao Costa a 08.03.2007 às 16:42

MAS QUEM È PPM ?

"FARTO FARTO de "Fulanos" que querem protagonismo"

Não tens mulher em casa PPM ?

Èpa vai Procriar
Sem imagem de perfil

De FNN a 19.04.2007 às 13:02

estava eu à procura de um site que me explicasse como assistir às gravaçoes do programa dos Gato, e dou por mim a rir-me "à parva" num blogue de alguém que nunca tinha ouvido falar até hoje... Paulo Pinto Mascarenhas... Como isto dos blogues puxa sempre ao comentar por comentar, não resisti e juntei-me à parvoeira instalada, comentando. Visto que não conheço PPM, peço desculpa, Paulo Pinto Mascarenhas pessoalmente, nem são essas as minhas aspirações, limito-me a opinar sobre os comentários que ele, peço desculpa, que este senhor escreve. Transparecem neles uma certa ideia de (pseudo-)intelectualismo e mania das grandezas, que não é deveras apropriada. O certo é que consigo imaginar o aumento de visitas que este blogue recebeu após isto tudo ter começado. Objectivo cumprido, imagino eu...
Como é possível não aplaudir (de pé) a lufada de ar fresco que os Gato nos deram nestes últimos anos?? Quanto a determinados sketchs, uns melhores (a maioria) outros piores, há sempre alguém susceptível de levar a mal... se não fosse assim, não tinham tanta piada... Portanto relaxem o vosso pipi e não queiram fazer dos Gato (neste caso em concreto do RAP) o estandarte da derrota do Não no referendo.
Quanto aos palermóides que afirmam que os Gato fedorento estão a cair em desgraça... devem andar a beber outra coisa em vez do leitinho...
E já agora, um último comentário em relação ao título deste post... Comparar RAP a Cristo é muito infeliz. Como se sabe, o último teve uma vida curta, enquanto RAP parece-me com capacidades para aguentar muito mais.
Tenho dito. Isto foi mais fácil que ter um blogue com opiniões estapafúrdias.

FNN (já que está na moda ter o nome em 3 iniciais...)
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.02.2007 às 19:30

cu catano
Sem imagem de perfil

De cmonteiro a 07.02.2007 às 19:39

Este post é para dizer ao pessoal lá do bairro "o RAP deu-me atenção" não é?
Imagem de perfil

De Paulo Pinto Mascarenhas a 07.02.2007 às 19:56

É isso mesmo cmonteiro. Vá, agora já pode ir dizer ao pessoal lá do bairro que alguém a quem o RAP deu atenção lhe deu atenção a si.
Parabéns.
Sem imagem de perfil

De SOU COMUNISTA! a 07.02.2007 às 23:34

PPM, PPM, PPM , PPM, PPM, PPM (tudo bate palmas ao som de PPM), PPM, PPM, PPM.
Sem imagem de perfil

De cmonteiro a 08.02.2007 às 01:01

Caro PPM,

Se eu quiser ter a atenção directamente do RAP e não através de tão ilustre intermediário como o meu caro (prefiro o RAP, tem mais gajas boas a gostar dele) faço um post no meu blog com link para dele, exijo-lhe uma coisa obtusa como ser imparcial e politicamente correcto a alguém que é puramente um criativo, e depois ele ridiculariza-me no blog dele. Aí posso ir dizer à rapaziada do meu bairro "O RAP também troçou de mim, não foi só do PPM!"
Sem imagem de perfil

De josé abreu sommer a 06.03.2007 às 00:56

Caro PPM,

O cmonteiro faz parte da equipa dos 4 miudos que acham que tem graça, mas já estão a cair em desgraça. Veja-se as audiencias que estão de novo a cair. Volta, herman, estás perdoado!
Imagem de perfil

De AnaPaulaMachado & MarianaLourenco a 06.03.2007 às 22:41

'O cmonteiro faz parte da equipa dos 4 miúdos que acham que tem graça, mas já estão a cair em desgraça. Veja-se as audiências que estão de novo a cair. Volta, herman, estás perdoado! '

xD

Um facto é que os Gato Fedorento são os melhores humoristas de Portugal .
Outro facto é que o Herman não é assim tão bom humorista.
( E isto não é apenas a minha opinião .
Isto prova-se pelo insucesso do seu novo programa : 'Hora H' .
Eu li que este novo programa não teve audiências nenhumas... )
Mesmo que o Herman volte e recupere a sua fama, muito provavelmente, vai ser à custa de quem ?
Das pessoas que lhe escreviam os textos .
Quem é que escrevia os textos para o Herman ?
Os Gato Fedorento,
O Nuno Markl .
(Ou seja, bons humoristas )

Outra coisa... '4 miudos que acham que tem graça' ??
Lá está, mais outro que apenas deve ter visto um programa deles, e já deve achar que conhece o trabalho do Gato Fedorento .

Já leu alguma biografia, artigo,.. já leu o blog, os livros, as crónicas, já viu mais que um sketch do Gato Fedorento ?

Só por essa frase concluo que não .


'mas já estão a cair em desgraça.'
xD
Esta já nem comento de tão estúpida que é .
Imagem de perfil

De AnaPaulaMachado & MarianaLourenco a 06.03.2007 às 22:42

Esqueci.me de assinar : MarianaLourenço
Sem imagem de perfil

De MARISA a 13.03.2007 às 00:50

NEM MAIS...
Sem imagem de perfil

De Afonso Falcao Gomes a 26.08.2009 às 16:24

Comparar o CV do Herman Jose na historia do humor em Portugal com o dos gato fedorento e como comparar um professor jubilado com um recem licensiado.
Independemente de quem escreva os textos.
Ou pensa que o Jay Leno, ou mesmo Jerry Seinfeld escrevem na integra os seus textos?
Se calhar por essa razao os Gato Fedorento terem tido uma ascensao meteorica com uma queda abrupta.
Nao ha duvida que estes ultimos foram uma lufada de ar fresco no humor em Portugal. No entanto como leigo em materias humoristicas nunca vi no modelo deles grande longevidade.
Afonso Falcao Gomes
Sem imagem de perfil

De omg a 09.12.2007 às 22:25

Arrisco-me a dizer que ha aqui muita gente com inveja...


ESTOU CONTIGO RAP
Imagem de perfil

De AnaPaulaMachado & MarianaLourenco a 12.03.2007 às 21:55

Hihi :D

Disse tudo mesmo.
Lindo o comment . :D

Parabéns *

Ass : MarianaLourenço
Sem imagem de perfil

De Fagundes a 30.05.2007 às 23:32

MMMMMMMMUUUUUAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!!!!!!!!!
Sem imagem de perfil

De joãozinho a 09.03.2007 às 09:38

Este senhor (PPM) é como a pandemia da gripe das aves...controla-se, mas é necessário matar algumas galinhas para o efeito.
Sem imagem de perfil

De anti-burrice a 30.08.2007 às 22:10

Enfia mas é a cabeça no forno e liga o gás!!!
Sem imagem de perfil

De tt a 07.02.2007 às 20:34


1º Round: 1 - 0
Ganha o RAP, porque escreve melhor.

Vamos ver os que se seguem...

* Não devia opinar. Na verdade, só venho ao 31 para me encontrar com Deus! :)
Sem imagem de perfil

De ee a 06.03.2007 às 00:57

tt, estás bom? Vi-te ontem lá nos bastidores dos gajos. Desculpa, gatos. aquilo está cada vez mais com menos piadinha, não está?
Sem imagem de perfil

De sururu a 07.02.2007 às 20:35

O último parágrafo está demais!!*
Gostaria um dia de satirizar esta telenovela. Podia-se chamar "Armada em parva".

*falo, obviamente, do úlltimo parágrafo da resposta do RAP
Sem imagem de perfil

De isa a 07.02.2007 às 20:48

isto de um gajo n se assumir é uma merda...
Sem imagem de perfil

De ANónimo a 07.02.2007 às 20:56

a partir de agora cada vez que al´guém quiser dizer "pluralismo democrático" tem de antes dizer "citando paulo pinto mascarenhas".
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.03.2007 às 01:05

Eu acho que em 1987 usei a expressão "pluralismo democrático" e não citei ninguem...

Passados todos estes anos dou conta que, talvez, tenha cometido uma infracção, algo grave até, pelo que por aqui se vai vendo.
Por outro lado lembro-me de ter tido umas dores de costas, algures entre 2000 e 2003. Começo a pensar se não terá sido castigo divino...

Isto há com cada pedante...

RAP rullez!
Imagem de perfil

De AnaPaulaMachado & MarianaLourenco a 13.03.2007 às 18:20

Exacto ! xD

Começo a pensar que eu também já devo ter cometido alguma infracção . Lol

O Ricardo rula mesmo :D
Sem imagem de perfil

De BFC a 07.02.2007 às 21:27

Tinha vindo aqui uma vez. Achei francamente mau. Voltei apenas para deixar uma palavra ao Sr. PPM : Ridículo.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 16.02.2007 às 18:13

Ridículo me pareces tu que vens para aqui arrotar postas de pescada. Para tu então: palerma dos palermas vai lá ter com o rapado e companhia.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.03.2007 às 00:58

e eu volto aqui para dizer que voces, fans dos gatos, sois ridiculos e escrevem com os penantes.
Imagem de perfil

De AnaPaulaMachado & MarianaLourenco a 12.03.2007 às 19:50

Eu diria q o CORAJOSO (era uma piada -.-') senhor que se intitula de 'anonimo' é simplesmente um daqueles seres humanos que envergonham o resto da população portuguesa pela sua falta de humor (ou pura estupidez).

Ana Paula Machado*
Sem imagem de perfil

De joãozinho a 07.03.2007 às 18:58

Paulo Pinto Mascarenhas?! Não conheço...
Sem imagem de perfil

De joãozinho a 07.03.2007 às 19:13

Mas porque é que toda a gente fala deste indivíduo PPM? Ainda não percebi....

Porque é que não se fala de algo que contribua efectivamente para a evolução das pessoas, da sociedade, da ciência, etc. Por exemplo, sabiam que o átomo afinal não é indivisível?...

O RAP é um senhor.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.02.2007 às 21:30

Anónimos de todo o Mundo, uni-vos!
Sem imagem de perfil

De xsd a 07.02.2007 às 21:33

Muitos parabéns, Sr. Paulo Pinto Mascarenhas. Eles, os Gatos, só estão habituados a borra-botas e a puxa-sacos. Alguém que lhes dê no toutiço!!!
Sem imagem de perfil

De gmlemos a 15.02.2007 às 00:44

Sr(a). xsd, ainda não percebeu que ninguém dá no "toutiço" do RAP sem levar a dobrar. Acha sinceramente que ele se deixa pisar por quem quer que seja?

Sem imagem de perfil

De xsd a 16.02.2007 às 18:15

Sr. Gmlemos, deixa-se pisar e mais do que pisar, comer pelos esquerdistas do bloquito. Cómicos do regime, são eles.
Imagem de perfil

De AnaPaulaMachado & MarianaLourenco a 12.03.2007 às 19:55

O que é mesmo giro Sr.(a) xsd, é que isso que afirmou no ultimo comment não é verdade.

O RAP não se deixa pisar, simplesmente porque quem o tenta fazer não tem inteligência suficiente para isso!

Sim, porque o RAP não é nenhum 'troglodita'.
Provavelmente até é mais culto q o(a) Sr.(a).!

E, sff, não tornem isto uma questão politica, sim?!

Ana Paula Machado*
Imagem de perfil

De AnaPaulaMachado & MarianaLourenco a 12.03.2007 às 21:50

'Provavelmente até é mais culto q o(a) Sr.(a).!'

Não .
Provavelmente não .
De certeza que é mais culto .

Ass : MarianaLourenço
Sem imagem de perfil

De Paulo Ribeiro a 21.03.2007 às 22:50

e lá aparecem estes comentários de xsd e gente do género q só nos faz acreditar q os GF devem sofrer inúmeras pressões e ameaças de gente a quem o 25 de Abril parece um retrocesso nos direitos do povo. Com censure estamos melhor pensam eles. Esse senhores sentem-se sempre incomodados quando alguém usa da sua liberdade de expressão para argumentar contra os suas opiniões e crenças. Devem ser estes q votam em Salazar naquele concurso de t-shirt molhada.

Comentar post


Pág. 1/10