Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Cristo desceu à blogosfera

por Paulo Pinto Mascarenhas, em 07.02.07
TV Bloco

Achei muita piada à resposta de Ricardo Araújo Pereira no blogue Gato Fedorento - presumo que desta vez posso acreditar que aquilo é mesmo para mim, ao contrário do que acontece com a personagem do programa a que se refere. É porém muito difícil de responder a quem entra no domínio do sobrenatural, misturando Alexandra Solnado, Jesus e diversos poderes censórios de gente muito poderosa. Como nota prévia, agradeço também penhorado a RAP que tenha descido da sua cruz mediática, dignando-se a esclarecer um comum mortal, um mero bloguiador que realmente não está ao nível de estrelas do quilate de um morango com açúcar, de um gato fedorento ou de uma floribela. Mas, repito, é mesmo muito difícil de lhe responder, sobretudo porque todo o texto do humorista parte de um pressuposto falso: o de que eu teria a "convicção firme" de que uma "certa personagem" que interpretou no último domingo estaria a falar comigo.

Explicando por miúdos, para quem não está a par da história: a tal personagem inventada pelos GF e que, por mero acaso, usava diversas expressões que escrevi num texto aqui no 31 da Armada - "pluralismo democrático", por exemplo - levou a que uma jornalista do 24Horas me telefonasse para a revista de que sou director a perguntar se me sentia retratado. Respondi-lhe que obviamente que não e que seria aliás uma honra descabida se tal fosse verdade. Foi isso que saiu numa coluna que acompanhava a notícia de uma página com a resposta de RAP às críticas dirigidas aos Gato Fedorento a propósito da caricatura do Prof. Marcelo. No meu comentário publicado aqui e no blogue da Revista Atlântico - limito-me de novo a responder - em meu nome e das mais diversas minorias citadas pelo próprio - ao que é dado por adquirido numa notícia do "DN" de que o humorista é aparentemente a única fonte.

E o que diz a notícia? Passo a citar: "vários críticos, sobretudo na blogosfera, entre aplausos, defenderam que a rábula seria uma forma de os Gato tomarem o partido do 'sim' no dito referendo. E, para que a imparcialidade fosse conseguida, sugeriam que o quarteto desse eco da posição contrária. Críticas que explicam o aparecimento de um provedor do telespectador, encarnado por RAP (na foto), e não qualquer género de pressão da RTP ou do seu provedor."

Mais: "As 'vozes críticas usam argumentos bizarros' que partem de uma 'premissa errada', defende o humorista. 'A nossa ideia não era manifestarmo-nos favoráveis ao 'sim'', mas 'criticar Marcelo [Rebelo de Sousa] por tomar uma posição no referendo'. Uma crítica, aliás, igual às que vieram 'dos partidários dos dois lados da campanha', reforça. Isto apesar de 'nós os quatro nunca termos feito segredo de que votamos 'sim' no referendo ou das nossas opções clubísticas. Parece-nos honesto', acrescenta. É motivo para perguntar se Herman José tinha razão quando avisou que não iam ter tarefa fácil assim que entrassem em campos difíceis? "Mandei-lhe uma SMS a dizer: 'Estou-lhe a escrever para lhe dar razão'", revela RAP."

Depois da dita revelação de RAP - cá está, a presença do sobrenatural - a dita notícia segue por ali em diante, com outros pormenores diversos, mas nunca falando do que agora ficamos aparentemente a saber através do blogue dos próprios: os Gato têm afinal sido alvo de diversas tentativas de censura por parte de "gente poderosa", incluindo recados com ameaças. A que a RTP e os próprios têm resistido estoicamente. E muito bem, claro. Só fica a dúvida porque se confundiu, em todas as notícias sobre o assunto, essas repetidas ameaças de gente poderosa com as meras críticas de meros bloguiadores. A culpa deve - só pode - ser dos mensageiros.


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De xsd a 07.02.2007 às 21:33

Muitos parabéns, Sr. Paulo Pinto Mascarenhas. Eles, os Gatos, só estão habituados a borra-botas e a puxa-sacos. Alguém que lhes dê no toutiço!!!
Sem imagem de perfil

De gmlemos a 15.02.2007 às 00:44

Sr(a). xsd, ainda não percebeu que ninguém dá no "toutiço" do RAP sem levar a dobrar. Acha sinceramente que ele se deixa pisar por quem quer que seja?

Sem imagem de perfil

De xsd a 16.02.2007 às 18:15

Sr. Gmlemos, deixa-se pisar e mais do que pisar, comer pelos esquerdistas do bloquito. Cómicos do regime, são eles.
Imagem de perfil

De AnaPaulaMachado & MarianaLourenco a 12.03.2007 às 19:55

O que é mesmo giro Sr.(a) xsd, é que isso que afirmou no ultimo comment não é verdade.

O RAP não se deixa pisar, simplesmente porque quem o tenta fazer não tem inteligência suficiente para isso!

Sim, porque o RAP não é nenhum 'troglodita'.
Provavelmente até é mais culto q o(a) Sr.(a).!

E, sff, não tornem isto uma questão politica, sim?!

Ana Paula Machado*
Imagem de perfil

De AnaPaulaMachado & MarianaLourenco a 12.03.2007 às 21:50

'Provavelmente até é mais culto q o(a) Sr.(a).!'

Não .
Provavelmente não .
De certeza que é mais culto .

Ass : MarianaLourenço
Sem imagem de perfil

De Paulo Ribeiro a 21.03.2007 às 22:50

e lá aparecem estes comentários de xsd e gente do género q só nos faz acreditar q os GF devem sofrer inúmeras pressões e ameaças de gente a quem o 25 de Abril parece um retrocesso nos direitos do povo. Com censure estamos melhor pensam eles. Esse senhores sentem-se sempre incomodados quando alguém usa da sua liberdade de expressão para argumentar contra os suas opiniões e crenças. Devem ser estes q votam em Salazar naquele concurso de t-shirt molhada.

Comentar post