Segunda-feira, 27 de Julho de 2009
Decorreu hoje a #BlogConf, conferência em que o Primeiro-Ministro foi interrogado por 20 bloggers da nossa praça, entre os quais Rodrigo Moita de Deus em nome do 31 da Armada. No site oficial da conferência encontra-se a seguinte informação:
A BlogConf terá transmissão web aberta, graças ao SAPO.pt
A transmissão, no entanto, foi interrompida pouco depois do seu início. Eis como António Costa Amaral, um dos bloggers que assistia à distância, relata o sucedido:
17:40 - nem imagens nem som - "Por motivos técnicos interrompemos a transmissão."
17:38 - afinal agora há imagens, o Sócrates entra no recinto
17:33 - chego atrasado ao computador. riscas coloridas. terei isto mal configurado?
A mira técnica usada para substituir a transmissão ao vivo pode ser vista aqui. Durante várias horas, não se falava de outra coisa no twitter (atenção: linguagem em uso figurativo). Algumas explicações dos organizadores:
Carlos Zorrinho: Lamento não estar a ser possível a transmissão "webcast" mas quem faz disso a questão central está afectado de "deslumbramento" tecnológico!
Jorge Seguro: Peço desculpas por não conseguirmos colocar online a #blogconf . Faremos todos os possíveis para a colocar online, o mais cedo possível.
Paulo Querido: eu não sei ainda o que falhou, mas assim que souber, explicarei sucedido,. na medida do que for possível
Note-se que Carlos Zorrinho é o coordenador nacional do Plano Tecnológico, que todos os possíveis de Jorge Seguro não chegaram para restabelecer a transmissão em directo, e que ainda esperamos as explicações possíveis de Paulo Querido.
Entretanto, confrontada com a questão, Maria João Nogueira, responsável do SAPO, afirmou o seguinte: Se há coisa que eu não digo (por não ser verdade) é que o #fail tenha sido nosso. Do nosso lado estava tudo ok e a postos. Também Rui Grilo, dado como co-organizador do evento por Jorge Seguro, asseverou: A @jonasnuts e o @sapo não tiveram culpa nenhuma na falha de transmissão da #BlogConf.
Recapitulemos agora o que está factualmente estabelecido:
- A transmissão online da #blogconf estava prevista desde o início do evento.
- A transmissão online foi iniciada e interrompida nos minutos que mediaram a chegada de José Sócrates ao local.
- Foram alegados problemas técnicos para justificar a interrupção, tendo havido pedidos de desculpa dos organizadores pelo facto.
- A responsabilidade do SAPO foi posta fora de causa, tanto pela equipa técnica como por fontes próximas da organização.
O que se sabe sobre este caso leva a colocar as seguintes questões:
- Se o SAPO não é responsável pela interrupção da transmissão online, qual foi a causa que originou a interrupção?
- Porque razão não foi possível reparar essa mesma causa?
- Estavam ou não previstos planos de contingência para o caso de uma falha técnica? Se sim, porque não foram activados?
- Se a interrupção da transmissão da #blogconf não foi responsabilidade do SAPO, em que medida se pode dizer que se tenha tratado de uma falha técnica?
Estas questões merecem uma resposta de todos os envolvidos: organizadores, SAPO, e naturalmente do gabinete do Sr. Primeiro-Ministro.
De g_l a 27 de Julho de 2009 às 23:01
Claro. - - Sou apoiante de José Sócrates e concordo com as questões aqui colocadas.
A coisa foi tão avançada
para o comum dos mortais,
a tecnologia desgraçada
de delírios transcendentais.
De capotes sacudidos,
culpando a tecnologia,
os engenhos iludidos
por electrónica virologia.
É tanta fantochada
da tralha tecnológica,
ficando manchada
de sujeira escatológica.
De
tric a 27 de Julho de 2009 às 23:11
ca para mim nem houve nenhuma falha tecnica!! era uma iniciativa que poderia trazer imprevisiveis e toda a gente sabe, que Socrates adora e move-se constantemente em ambientes controlados ! ao que parece nem os bloguers convidados podiam filmar a iniciativa! e como as imagens valem mais que mil palavras, mais vale prevenir do que remediar... mas como você diz, que se expliquem os intervenientes do processo!!???
De Manuel Cintra a 27 de Julho de 2009 às 23:55
Se assim fosse, porque é que Sócrates iria anunciar a transmissão? Não se fazia o debate com bloggers e assunto encerrado. Dor de cotovelo da direita, que não pode ver que é o PS a ter novas ideias e formas inovadoras de comunicar. As redes de nova geração, nas quais o Governo tem investido, ajudarão Portugal a tornar-se num país lider também nesta matéria e ajudarão a que estas anomalias técnicas sejam menos prováveis
De tenho medo de dizer quem sou a 28 de Julho de 2009 às 01:40
"Dor de cotovelo da direita, que não pode ver que é o PS a ter novas ideias e formas inovadoras de comunicar."
isto é mais um propaganda dos pinoquios socretinos! o Paulo Rangel ja tinha feito uma iniciativa semelhante, mas como agora o Socrates o imitou, a imitação transforma-se em " novas ideias e formas inovadoras de comunicar", bahhh...
"Se assim fosse, porque é que Sócrates iria anunciar a transmissão? Não se fazia o debate com bloggers e assunto encerrado."
aguardemos pelas explicações do Paulo Querido e dos demais intervenientes! tudo em Socrates, me cheira a intrujice...
De Manuel Cintra a 27 de Julho de 2009 às 23:50
A dor de cotovelo é muito feia. Mais uma para se coçarem http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Socrates-entrega-computador-simbolico.rtp&headline=20&visual=9&tm=9&article=235046 (http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Socrates-entrega-computador-simbolico.rtp&headline=20&visual=9&tm=9&article=235046)
De JPA a 28 de Julho de 2009 às 11:47
Ó Manuel Cintra, enquanto se baba com o milhão de Magalhães do amado líder, proponho-lhe um exercício: tente meditar sobre estas duas questões:
1ª - Quanto pagaram os contribuintes por cada Magalhães (incluindo TUDO como, por exemplo, o valor do terreno que a câmara de Matosinhos ofereceu à J Sá Couto).
2ª - Quantos dos pais dos felizes beneficiados não trocavam o Magalhães do filho por um mês de renda de casa? Ou por umas horitas de explicações para aprender a ler e a escrever?
JPA
Na minha opinião pessoal