Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ultraje ao República

por Vasco Campilho, em 03.09.09

 

Este já não é o PS de Raúl Rego.

Autoria e outros dados (tags, etc)


comentários

Sem imagem de perfil

De A. Pinto Pais a 03.09.2009 às 15:07

Estou à espera que alguma das luminárias do Simplex - pode ser uma qualquer, por exemplo o inacreditável Pitta - me explique o fim do Jornal Nacional de Sexta-Feira da TVI.
Será que terei de esperar sentado?
Sem imagem de perfil

De K2ou3 a 03.09.2009 às 15:18


Saudoso raul Rego.
Tantos fizeram vida á sua sombra. Ele não
Sem imagem de perfil

De MR a 04.04.2014 às 23:34

Boa noite.

Aqui partilho uma informação que vos poderá interessar conhecer e, quiçá, divulgar.

" 'A minha geração foi uma das sacrificadas. Espero que o meu sacrifício aproveite à paz e progresso de meus filhos.'
Raúl Rêgo, 1973

No próximo dia 13 de Abril [de 2014], pelas 16h00, terá lugar em Morais, Macedo de Cavaleiros, o lançamento da obra “Raúl Rêgo - o Jornalista e o Político”.
A obra é da autoria da historiadora Natália Neves dos Santos, que sob a orientação do Professor Doutor Luís Reis Torgal (autor do prefácio da obra final que agora se publica) apresentou, em 2007, uma dissertação de mestrado sobre o transmontano que, como sublinha a autora, “desenvolveu uma vasta actividade profissional na imprensa, como jornalista, sofrendo, diariamente e durante décadas, o peso da censura que sufocou o país até à Revolução dos Cravos.”
Esta é, pois, uma obra cujo sentido que sempre faria assume um enfatizado simbolismo no ano em que se comemora o 40.º aniversário do 25 de Abril.
A apresentação da obra será feita pelo Professor Luís Reis Torgal, e decorrerá no âmbito de uma homenagem que a Nordeste Global - Associação Cívica, Cultural, Social e de Desenvolvimento Regional está a preparar, e que terá lugar no dia 13 de Abril, a partir das 15h00, na terra natal de Raúl Rêgo.
Este é o quinto título editado pela Poética Edições, o primeiro fora do âmbito da poesia, e marca de forma irreversível um novo ciclo no percurso deste jovem projecto editorial transmontano.


*

“Poder-se-á dizer que, neste momento, em que a política é mais uma conquista e manutenção do poder, de tipo maquiavélico, em defesa dos inconfessados interesses privados ou de um capitalismo escondido e sem preocupações sociais, do que uma acção de cidadania em luta pela comunidade, nos faltam personalidades como Raul Rego. Os intelectuais desistiram de lutar perante o pragmatismo dos políticos de obediência partidária e a poderes financeiros. Perderam muitas vezes a consciência social e deixaram-se guiar apenas pelo institucionalismo que nos rodeia. Precisávamos, pois, de muitos homens como Raul Rego.
Celebrar o 25 de Abril é, pois, abrir as portas à consciência crítica e à esperança. Por isso, recordar personalidades como Raul Rego é cantar outra vez os cânticos de Liberdade, de Igualdade e de Fraternidade. Com realismo e não como uma mera ladainha de populismo e de espectáculo, que caracteriza estes tempos sombrios.”

Luís Reis Torgal
(Excerto do Prefácio)"

http://lelodemoncorvo.blogspot.pt/2014/04/poetica-edicoes-lanca-livro-sobre-raul.html
Sem imagem de perfil

De MR a 04.04.2014 às 23:45

Deixo, também, o link de uma página criada para para a divulgação do livro em questão.

Obrigado!

https://www.facebook.com/pages/Ra%C3%BAl-R%C3%AAgo-O-Jornalista-e-o-Pol%C3%ADtico/425152244295453

Comentar post