Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Eu estou com a Manuela Moura Guedes

por Manuel Castelo-Branco, em 03.09.09

Nunca fui um fã particular do Jornal Nacional da TVI. Não era o meu estilo. No entanto reconhecia-lhe três enormes qualidades: 1º Qualidade jornalística, já que todas as peças eram sustentadas em factos, provas e realidades; 2º Eram peças muito bem feitas do ponto de vista jornalistico; 3º Eram peças absolutamente independentes dos accionistas, dos gestores ou de qq outro movimento de pressão.

 

Goste-se ou não, o Jornal Nacional era além disso, um dos patamares da sustentabilidade da TVI enquanto lider da audiencia e uma das imagens de marca.  Goste-se ou não o JNacional era um simbolo e uma marca da estação e um garante da sua independencia.

 

Após ter sido comprada pela PRISA, a Media Capital sofreu várias  tentativas de manipulação directa e indirectas, de todo o estilo e não apenas na redacção. Não apenas na TVI mas também nas radios onde a orientação politica  de Luis Osório era evidente. Felizmente, na tleevisão, isso nunca foi possivel, pela presença de José Eduardo Moniz e Manuela Moura Guedes.

 

A demissão de Manuela Moura Guedes é um episódio ao estilo de Hugo Chavez, o homem que mandou fechar a CanTV na Venezuela. É mais uma estratégia de controlo dos media e do poder. É um episodio tipico de uma ditadura sul americana, de um estado terceiro mundista com um claro deficit democrático. É a construção de um Portugal Amordaçado, controlado, atrofiado espezinhado.

 

Onde estão os "grandes defensores da liberadade". Onde esta Mário Soares, Manuel Alegre. Estarão cegos? Surdos? Mudos?

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


comentários

Imagem de perfil

De RUIM a 03.09.2009 às 15:09

não, estão a ver a sic radical
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 03.09.2009 às 15:12

Comentar aqui causa ataque ao meu pc. Chatos.
Sem imagem de perfil

De artur mendes a 03.09.2009 às 15:41

Então vai comentar para o raio que te parta...

Merda.. para  quem tem medo de dizer quem é....
Sem imagem de perfil

De artur mendes a 03.09.2009 às 15:21


" Onde estão os "grandes defensores da liberdade". Onde está Mario Soares e Manuel Alegre?

... Evidentemente, com ele... Só em episódicas "farsas" estiveram ausentes... " Todos farinha do mesmo saco"
Sem imagem de perfil

De ViriatoFcastro a 03.09.2009 às 17:41

E à semelhança da Venenzuela, só o texto muda. Não são "problemas administrativos" que fecham televisões, são "problemas técnicos" que impedem o acesso à informação: #flopconf.
Sem imagem de perfil

De Luísa a 03.09.2009 às 20:23

Não sei o que dizer. No que respeita à informação, eu não ia muito à bola com a TVI nem com a Moura Guedes, mas quando não estava interessada... os comandos fizeram-se para quê?!?
Agora isto? Infelizmente, não me espanta. O que me dá raiva é que passam a vida a falar em 25 de Abril e que os tempos da ditadura ainda estão frescos, blá, blá, blá. Isso
é um belo "verbo de encher". POorque se as pessoas tivessem uma verdadeira memória e massa crítica isto não acontecia. Eu não precisei de nascer no tempo da ditadura apra perceber que isto é um acto de censura, só falta um lápis azul. 

Comentar post