Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Detalhes do debate de ontem

por Afonso Azevedo Neves, em 13.09.09

Logo nos primeiros dois minutos José Sócrates, a quem o sorteio ditara a ser o primeiro a responder, faz questão de mostrar quem mandava ali e tentou, exactamente às 21.18. A reacção de Clara de Sousa foi de tal maneira inesperada para Sócrates que lhe foi impossível esconder a estupefacção de se ver tão flagrantemente contrariado.

Sócrates queria falar das suas contribuições para a qualidade da democracia, a limitação de mandatos, a lei da paridade, a reforma do Parlamento. Diga-se de passagem que nenhuma delas me parece perto de melhorar seja o que for na qualidade da democracia, sendo que a sua aplicação tem revelado, isso sim, caricatos atropelos a essa qualidade. Tudo isto porque Sócrates precisava definitivamente de chamar à discussão a questão da Madeira.

 

Manuela Ferreira Leite esteve nesses momentos iniciais muito fraca, faltou aquilo que só apareceu a meio do debate, uma irritação que lhe devolveu a iniciativa.

Foi muito curioso porque Sócrates quando irritado perde sempre a razão, Manuela Ferreira Leite quando irritada ganha a razão que não consegue fazer passar quando se esforça por se manter calma.

Pena não ter dito o que devia ter ficado claro para os telespectadores: Sócrates não percebe nada de economia e Sócrates é o principal responsável pelo clima de “asfixia democrática” em Portugal.

Quando Sócrates a acusava de se arrogar de saber mais que os outros devia ter interrompido, devia ter dito o que era ali verdade: que sabia mais que ele.

 

...e não disse. Que pena.

 

Já li "empates técnicos" (uma maneira de dizer que MFL ganhou), já li vitória de Sócrates ou de MFL e até já li derrota honrosa de MFL. Eu não sei como viram o debate aqueles que não sabem em quem votar, nem sei se o debate os ajudou a decidir. Eu já sabia antes mas isso tinha pouco que ver com o debate e não era ele que o ia mudar.

 

 

 

nota: Claro que não faltará o tolo da praxe que retirando daqui leituras psicopatetas (ele sim a la Sócrates) vai brincar aos moços de recados (em que o dito é o melhor espécime que conheço) mas acerca disso não há nada a fazer ou citando o João Gonçalves "Há coisas que já só se podem resolver com um par de estalos.

Autoria e outros dados (tags, etc)


comentários

Sem imagem de perfil

De Ega a 13.09.2009 às 14:35

É muito engraçada essa ideia dos debates servirem para esclarecer os indecisos e levá-los a votar.
Nesta 3ª Republica não creio alguma vez isso tenha acontecido.
Desde logo porque os temas e a linguagem utilizada não são acessíveis a grande parte do eleitorado.
Depois, porque 3,5 decadas depois já não faz muito sentido falar em indecisos.
Agora a realidade tem mais a ver com os descontentes crónicos. E estes refugiam-se nos alucinogénios da gama Bloco Esquerda... ou ficam em casa e não vão votar.

É pena - deviam ir votar... em branco. Esse o modo mais coerente de explicar o seu desagrado. O outro é passarem por preguiçosos, mais a velha história do bom dia de praia.
Os debates servem para algo muito diferente: servem para depois virmos para os blogs (outrora para o café) discutir quem jogou melhor, quem fintou mais: se o Sócrates se a MFL, ou se o Cardozo ou o Falcao.

Nesta ordem de ideias, cá lanço os meus argumentos a favor da MFL e do Falcao. Ele é deliberadamente azul e branco; ela não se põe de fora, até em homenagem ao vovô José Dias Ferreira, Presidente de um Ministério no reinado de D. Carlos, mentor de umas tantas reformas conhecidas, justamente por «zedeismo».
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.09.2009 às 15:15


O PICOITO ANDA A PINAR POUCO E ISSO AFECTA-LHE O JÁ POBRE RACIOCÍNIO. EH PÁ, SE TIRARES A TEMPERATURA À FEMEA PODES PINAR SEM PROVOCAR O 7º PIMPOLHO, O´ IMBECIL
Sem imagem de perfil

De O Zé a 13.09.2009 às 21:39

Boas noites e desde já parabéns pelo blog, apesar de não partilhar das vossas opiniões há que respeitá-las, mas por favor, defender MFL, meus senhores não brinquem, uma senhora que afirma ser detentora da Politica de Verdade e incorpora Alberto João "Fuck them" Jardim para conseguir votos na Madeira, uma senhora que tanto é a favor do TGV como não é, uma senhora que concorda com Francisco Louçã e ainda justifica os apagões no programa "da verdade" como assuntos onde não pretende mexer, quando chegou a crer privatizar a segurança social, não digo que o queira agora mas que já o tentou fazer já, uma senhora que vendeu património estatal para maquilhar as finanças do Pais (esqueceu-se de reduzir a "máquina administrativa"). Enfim meus senhores podem apontar erros crassos a José Sócrates mas agora peço-vos que me digam algo de bom da politica de Ferreira Leite e atenção não vale o IMI e o PEC que ela própria admite que quando os criou depois os criar reformar.

Sem mais assunto

Cordiais saudações
Sem imagem de perfil

De TESTICULATOR a 13.09.2009 às 21:42

Concordo consigo Zé, essa desdentada de 80 anos deveria ir para a reforma, daqui pouco o pessoal vai a dar-lhe um aperto de mão, e este cair por causa da velhice,LOOOOL.
Sem imagem de perfil

De pedro picoito a 14.09.2009 às 00:36

É só apareceres, moço. Espero que tenhas seguro para os dentinhos.
Sem imagem de perfil

De TESTICULATOR a 14.09.2009 às 00:39

Não é preciso ter seguro, o estado dá-me um cheque dentista que depois eu dou a você,LOOOOOOOOOOL.
Sem imagem de perfil

De zulu a 14.09.2009 às 02:39

ainda não vi  o debate todo, mas no que vi é precisamente isso que ressalta. mf tem que ser mais ela própria, dura e desconcertante com lingua viperina. a uma sra tudo se desculpa. e umas verdades da avó a um neto mal comportado caiem que nem bombas. aliás, o proprio socrates se retrai. o facto de ela ter sido ministra das finanças gera um medo e reverência dos adversários. foi visivel isso com a luta interna no psd em que o "jovem" passos coelho olhava embevecido sempre que esta falava de economia.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 14.09.2009 às 03:21

a MFL  foi uma pessima ministra da educaçao, lembra.se dos famosos rabiosques que lhe foram mostrados pelos alunos nas manifestaçoes?? foi uma pessima ministra das finanças.. foi a mae do apertar o cinto, aumentou o iva e mais uns quantos impostos, e no fim o pais ficou pior. o tempo dela ja passou, nao conseguio fazer nada de jeito quando teve opurtunidade, acham que vai fazer agora??

Comentar post