Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Anacleto é o maior

por Vítor Cunha, em 29.11.06
De acordo com sondagem da Aximage, publicada hoje no «Correio da Manhã», Francisco Louçã é o político que «melhor tem feito oposição» ao Governo (opinião partilhada por 31,1% dos inquiridos). Ribeiro e Castro é bom opositor para 4,6% dos inquiridos e Jerónimo de Sousa e Marques Mendes disputam o segundo lugar (com 19,6% e 22,4%, respectivamente).
Para percebermos um pouco melhor este resultado, aparentemente desastroso para o PSD, convém ler a notícia publicada na mesma página (23) do diário generalista da Av. João Crisóstomo. Passo a citar a citação: «(Marcelo Rebelo de Sousa) tem uma fixação por mim que é quase feminina», refere Luís Filipe Menezes em resposta a um comentário do professor na RTP sobre o mesmo Menezes e sobre os seus apetites pela liderança do PSD - ou seja, das suas movimentações para expulsar Marques Mendes, o tal que, segundo a sondagem, não se opõe bem.
Ora, meus caros, aqui temos um grande problema: o que será uma «fixação quase feminina»? Será muito diferente de uma «quase masculina»? E o «quase» tem implícito algum juízo moral ou comportamental, ou é apenas uma fanfarronice de quem se imagina a ser assediado até pelas pedras da calçada?
Não tenho resposta para estes mistérios da mente humana, mas assim percebe-se melhor por que é que os inquiridos da Aximage imaginam que Anacleto cumpre bem a sua missão. O Bloco poderá ter no seu seio discreto muitos exemplares exóticos da espécie humana, mas nenhum chega aos calcanhares do pediatra que manda em Gaia.