Que tristeza é estar no ocaso da vida e, desesperançado, destilar incontida raiva contra o Deus do Amor…
É verdade que em nome das religiões foram cometidos excessos, que serão sempre reprováveis e foram-no já bastas vezes pelas igrejas, no que aos erros e pecados dos respectivos agentes e seguidores diz respeito.
Mas alguém ouviu Saramago alguma vez criticar essa terrível heresia que é o comunismo, doutrina que ele serve e que provocou mais de cem milhões de mortos às mãos dos seus sequazes?
Alguém alguma vez ouviu Saramago reconhecer a abjecção das suas declarações sobre críticas que os cegos fizeram ao seu filme “Ensaio sobre a Cegueira”, de que “as manifestações de protesto vêm de gente que infelizmente não pôde ver o filme” ou sobre “uma associação de cegos que decide ter uma opinião sobre um filme que não viu”?
Estes exemplos elucidam, de forma eloquente, a cegueira de Saramago. A cegueira que faz deste seu novo livro – “Caim” – uma verdadeira auto-biografia. Que ele promove pelo insulto porque, afinal, os comunistas actuam com uma total falta de escrúpulos, em nome de um "escrúpulo mais elevado"...
De
Ega a 19 de Outubro de 2009 às 12:40
É tudo muito simples:
Saramago ESTÁ VELHO E TEM MEDO DE MORRER.
Está REVOLTADO - não foi contemplado com a graça da FÉ.
Morre a espernear da cabeça. A pregar a Igualdade por não ter conseguido alcançar a confiança na vida eterna. É que nem todos lá chegam, mesmo.
Morre DANADO com Cristo. A sua última perseguição, agora que já não tem tempo nem espaço para ir sobre os seus colegas de profissão.
Morre GANANCIOSO de uma religião que nunca existirá: o saramaguismo.
Tenho pena dele porque não morre em paz. E todos o merecem, mesmo aqueles a quem a consciencia possa pesar muito.
E depois de tudo morre sem conhecer a Deus, vai direito ao inferno... nem S. Miguel e S. Rafael lhe querem valer...
De
Ega a 19 de Outubro de 2009 às 13:53
V. não faz a coisa por menos. O Saramago não tem medo de ir para o inferno. Tem medo de ser comido pelos bichos, 7 palmos abaixo de terra. Tem medo do nada existencial, que é algo que ele mesmo não sabe o que é.
O Nada é o Inferno, segundo S. João Paulo II o inferno é a ausência de Deus, o Saramag já anda no pior inferno, nega a Deus... Como diria um filósofo que agora me falha o nome a maior invensão do Diabo é fazer as pessoas acreditar que não existe.
De burns a 19 de Outubro de 2009 às 14:51
concordo inteiramente consigo
morre basicamente revoltado consigo mesmo porque nao aceita a morte com a tranquilidade de quem viveu em paz a sua vida
não passa de um homem negro,triste e covarde com medo de enfrentar a morte com a dignidade que exige aos outros
De luis a 19 de Outubro de 2009 às 13:09
Concordo com o Rui e o Ega.
Tenho pena do homem, um revoltado com a vida...
E agora já ningúem lhe liga, sendo hoje duramente criticado no Público. Eu acho que já não vale a pena "bater no ceguinho".
De Ze Maria B a 19 de Outubro de 2009 às 13:10
Compreendo o que diz sobre Saramago. O que mais custa nele é mesmo a amargura.
Quanto ao filme de Gibson... totalmente em desacordo!
Não sei exactamente em que contexto terá feito João Paulo II o comentário que cita... mas de facto não se pode dizer que seja como foi.
Gibson faz uma leitura dos Evangelhos, faz uma entre várias possíveis leituras teológicas e introduz elementos contraditórios com o Deus do amor. A cena do corvo que desfaz a cabeça do "mau ladrão" depois da sua conversa com Jesus e emblemática.
Não digo que não tenha elementos positivos, mas no geral creio que não pode ter a pretensão de fidelidade com que normalmente é classificado. Pessoalmente sou dos católicos que não gosta do filme e o considera desadequado para ilustrar a mensagem do Evangelho.
De Ze Maria B a 19 de Outubro de 2009 às 13:20
onde está desadequado, deve estar inadequado.
De Joaquim Amado Lopes a 19 de Outubro de 2009 às 13:28
Escrever um post sobre Saramago para dizer que o que ele diz não merece importância.
Não seria preferível dar-lhe a importância que merece e não escrever sobre ele nem comprar os seus livros?
De
Ega a 19 de Outubro de 2009 às 13:56
Não concordo. Creio que devemos ler Saramago, até para sabermos do que falamos.
Esto de acordo, na parte em que diz que não se lhe deve dar importância de maior. Nada de discursos de cristãos indignados com a blasfémia.
O discurso critiuco é o da comiseração: está velho, revoltado e gagá.
De Joaquim Amado Lopes a 19 de Outubro de 2009 às 20:57
Devemos ler Saramago como devemos ler cada um dos milhares de escritores que há pelo Mundo. Como não podemos ler todos, seleccionamos os que despertem o nosso interesse.
De tudo o que li sobre Saramago, nada me despertou a vontade de ler seja o que fôr que ele tenha escrito. E, como não li nada que ele tenha escrito, não me pronuncio sobre ele como escritor.
Mas, como vou vendo televisão e lendo jornais, vou tomando conhecimento de algumas das coisas que ele diz. E sobre essas poderia pronunciar-me mas, como mesmo sem o ler Saramago me aparece como a si (velho, revoltado e gagá), prefiro rir-me e passar à frente.
De
Ega a 19 de Outubro de 2009 às 21:18
Boa!
De Maria da Fonte a 20 de Outubro de 2009 às 01:17
Ega! Caro Ega!
Não menospreze o inimigo!
Aqueles ali, não dão ponto sem nó!
Maria da Fonte
De
Ega a 20 de Outubro de 2009 às 09:57
Maria da Fonte, amiga:
A forma habil de lidar com Saramago é não lhe dar importância. Nada de indignações - apenas comiseração por um velho senil que sente a morte próxima e tem medo.
Crull tens toda a razão, só que o saramago é outro Judas, vai para o último Círculo do Inferno de Dante reservado para os piores do homens...
De tenho medo de dizer quem sou a 19 de Outubro de 2009 às 14:15
mas independentemente de tudo isso, e assumindo que o saramago é um patife da pior espécie, a biblia é ou não "um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana"?
Caro anónimo, a afirmação do saramago é obviamente errada, basta ler o Deutoronómio e os Dez Mandamentos para entender as regras morais que um bom Judeu ou Cristão deve viver, bem como todos os ensinamentos do Novo Testamento, a Biblia é claramente moral, ataca claramente a iniquidade e os maus costumes, basta ver as regras sobre a homossexualidade e outros comportamentos desviantes.
Há contudo relatos na Bíblia que descrevem o pior da Natureza, veja-se o caso de Sodoma e Gomorra, da Destruição dos reinos de Israel e Juda pela sua violação das Leis de Deus, etc. são relatos históricos de civilizações impias, mas Deus procurou através dos Profetas, Santos e do Seu Filho emendara humanidade.
Isso sim é o relato bíblio, não uma série de interpretações fora do contexto feitas pelo sr. saramago.
De
Ega a 19 de Outubro de 2009 às 14:53
Não é!
A Biblia contem uma 1ª parte que é essencialmente simbólica (Antigo Testamento) e uma 2ª parte que é o maior tratado de humanitarismo algum dia escrito - o Novo Testamento.
Dando de barato quem e quando foi escrito, concordará que, no pós-Antiguidade nada mais de parecido foi escrito sobre o perdão, a paz, o respeito pela verdade, a pobreza de ambições, a espiritualidade em geral.
Não irá a sua resposta no mesmo sentido do que critica? Nãos erá pela pouca capacidade de auto-crítica que todos os fundamentalismos avançam? A civilização faz-se da compreensão (tolerância é sinónimo de superioridade), aceitação, reconhecimento da diferença.
O Post apela à caridade com Saramago. Reconhece os excessos das religiões. E verbera as injustiças que o próprio Saramago cometeu sempre que pode. Onde está o fundamentalismo? - que não deve ser confundido com relativismo...
A MODERAÇÃO NÃO É MODERANTISMO = ANULAÇÃO DOS SEUS PRINCÍPIOS TENDO EM VISTA A ACEITAÇÃO DO SEU OPOSTO. (+1-1=0) Esta é a equação que os inimigos do Bem querem, a neutralização dos Princípios Absolutos do Bem.
De artur mendes a 19 de Outubro de 2009 às 14:46
Desafio este corajoso espertalhão a dizer:
" O CORÃO é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da naureza"
E, depois viaje pelos países mulçumanos em promoçao do livro ...
distribuindo autografos!!!
De tenho medo de dizer quem sou a 19 de Outubro de 2009 às 15:35
Fica-se sem saber que tipo de reinado reinaria a Ibéria, se seria à vez de 2 em 2 anos como na Europa a 27, e assim seriam os reis de Espanha depois poderia ser o Bragôncio ou o Fadista e com um bocado de sorte seriam escrutinadas outras realezas locais desta imensa península.
O Samarago é um lírico, um presunçoso, quer que o ouçam e em silêncio e espanta-se com o mundo que avança e não espera por ele e então resolve insurgir-se para dar um ar de sua graça e afrontar as pessoas que tem mais que fazer que o aturar. Só os seus fãs thrillers delirantes escutam o delirante Samarago salivando a qualquer proferida palavra sua, perfídica, profética ou esclerótica. Ele é conventos, Evangelhos, Cegueiras, Bíblias, só faltam as inquisições segundo Samarago e os Papados segundo as Cegueiras, as Madalenas segundo as Pastelarias. Para Agnóstico não está nada mal. Ecce Samarago.
De tenho medo de dizer quem sou a 19 de Outubro de 2009 às 15:43
O homem parece um gafanhoto, só lhe faltam umas antenas e uma carapaça para reincarnar o ''Naked Lunch'' de William Burroughs / Cronenberg .
Which Is the Fly and Which Is the Human?
De Sr. K a 19 de Outubro de 2009 às 16:06
O saramago tem toda a razão. Especialmente quando diz: "Inspiração divina? Como... que diab... [espera, não posso dizer Diabo, que tem a ver com religião] que canal de comunicação tinha Maomé ou os redactores da Bíblia para comunicar com Deus?". Apoiado! Se fosse hoje em dia, vá lá. Mas na Antiguidade, sem telefone, sem Internet, sem fax, sem um serviço organizado de Correios??
Depois também gosto quando diz "Deus criou o Universo em 6 dias. [levanta os braços, como que admirado] Só 6 dias!" Pois está claro que criar um Universo, se for assim de empreitada e das 8 às 6 é coisa para..vá lá...400 milhões de anos, não menos!
Eu às vezes não sei se este velhote tem quase 80 anos ou quase 7...
Na minha opinião pessoal