Quarta-feira, 17 de Fevereiro de 2010

Há assessores a escrever nos blogs!
Quero dar os parabéns ao Correio da Manhã pela "cacha".
Mas porquê ficar pelo Governo? O CM poderia, noutro exclusivo mundial, noticiar que existem ainda outros bloggers que são - ou foram - assessores de partidos, deputados, municípios ou membros do governo.
Ao contrário da investigação do Correio da Manhã, há mais blogs, como o 31 ou o Arrastão, que utilizam "meios públicos"- leia-se a largura de banda da Assembleia da República ou do Parlamento Europeu (mas esse não faz mal porque são os alemães que pagam) - para fazerem "propaganda política" durante todo o ano.
Outros, desvirtuam a pública banda de rede de universidades públicas para darem opiniões políticas.
Ou, pior, a de jornais (terão a certeza que não há nenhum blogger entre os jornalistas do CM?).
Disclaimer:
Escrevo em blogs há seis anos. Escrevia antes de ter sido assessor num governo (como muitos que agora o são e escreveram no Simplex) e continuei a escrever mesmo o sendo. Nunca o neguei e até o declarei, assim como a minha filiação e acção partidária. Colaborei em blogs de campanhas eleitorais - menos na última, porque o blog não me deixou - e assino com o meu nome (vá lá, com as iniciais mas o nome sempre foi visível). O meu ordenado, como outros bloggers que são assessores de outros partidos ou deputados ou vereadores ou professores ou médcos ou enfermeiros, é também pago pelo erário público (o meu emprego é de nomeação e está publicado em DAR). Tenho, oh maldição, isenção de horário, o que torna complicado alguém saber quando estou, ou não, a trabalhar. Por exemplo, quando um jornalista, do Correio da Manhã suponhamos, me pede para beber um café para explicar um tema político ou para lhe relembrar as declarações de X ou Y... estou a gastar dinheiro público?
Disclaimer do disclaimer: ter de escrever isto é ridículo, assim como o Carlos Santos e o Abrantes serem notícia.
Pá, tu escreves em blogs há sete anos (e não há seis). Vá lá, há quase sete anos. Faz no próximo dia 13 de Maio exactamente sete anos.
De
DBH a 17 de Fevereiro de 2010 às 23:29
Tens razão, eu sabia que esse dia me lembrava alguma coisa.
De JB a 18 de Fevereiro de 2010 às 10:35
Bem me parecia, Diogo. Tu nunca me enganaste; os teus posts sempre me cheiraram a erário público e até a pontuação era diferente.
Abs,
J.
O blog n te deixou??
Mas os blogs agora têm vontade? :)
De
DBH a 18 de Fevereiro de 2010 às 00:57
Desculpa, não quis retirar os louros a ninguém: o Adolfo, com grande bom senso, é que não me deixou colaborar no blog!
nah! tudo n passou de um esquema, montado no caldas, com dinheiros públicos, de que eu fui um mero servidor. nem era eu que escrevia os posts.
De tricAnti-LPM a 17 de Fevereiro de 2010 às 23:52
anda meio mundo a enganar o outro meio mundo... é o que é!
De
DBH a 18 de Fevereiro de 2010 às 01:00
Explique lá, se quiser, esse nick?
De W. a 18 de Fevereiro de 2010 às 01:02
Não fazia ideia de que o DBH fosse assessor do Sócrates.
De tenho medo de dizer quem sou a 18 de Fevereiro de 2010 às 01:15
Cronómetro em Count Down
Pode ser tudo falso e mentira mas porém existe uma verdade, uma certeza absoluta: é que no dia que o Eng. Sócrates "cair da cadeira" vai deixar quase toda a gente muito feliz, do PS ao PSD sem esquecer todas as outras não menos prestigiadas forças políticas, agora é só esperar e talvez arranjar um cronómetro em Count Down para colocar em todos blogs (com capacidade para). Esse dia vai ser um alívio e as taças de Champanhe jorrarão como água, e não será por milagre.
De tenho medo de dizer quem sou a 18 de Fevereiro de 2010 às 06:48
O País só sossega com a demissão de Sócrates, tenha ou não mentido esteja ou não inocente, existe muita polémica à volta dele, encontra-se desgastado e desacreditado, agora não há volta a dar, urge arranjar alguém capaz de Governar Portugal em quem resida uma réstia de esperança para repor números, estatísticas, défices, desemprego e etc. em valores minimamente dignos e aceitáveis, o resto é dedicar tempo perdido com muita conversa e muito ruído.
Vai-se a ver e todos têm o rabo preso, por mais que se justifiquem.
Por isso é que gosto tanto do meu blog, por mais patacuadas que lá escreva é meu e as opiniões também, não são encomendadas.
______________________________
http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/
De luis a 18 de Fevereiro de 2010 às 09:54
Diogo:
Discordo do teor do post porque confunde "assessores a escrever num blog" com "assessores do governo, sob anonimato ou com nomes falsos, a fazer política partidária com objectivos eleitorais num blog".
Que um assessor do PS escreva em blogues, mesmo que seja assessor do grupo parlamentar, é um assunto do PS. Que faça política partidária, é natural, pois é assessor de um partido. Que o faça anonimamente ou com nomes falsos, é assunto do PS.
Agora, que um assessor de um membro do governo, que é pago para assessorar o membro do governo no âmbito das suas funções governativas, esteja a ter actividades de cariz político-partidário e com claros objectivos eleitorais (lembro que um governo não deve actuar com objectivos eleitorais...os partidos é diferente) não me parece bem.
Se calhar sou antiquado, mas fazer política não quer dizer sempre a mesma coisa: um governante faz política governando; um membro de um partido tem uma actividade político-partidária.
É pena que o Diogo não tenha conseguido distinguir as duas actividades, facto que atribuo também à forma como Sócrates nos tem habituado a aparecer diariamente, nas televisões, sob a capa de Primeiro Ministro, a fazer autênticos comícios de púlpito. O Diogo achará bem. Eu acho condenável.
De Manuel Gomes a 18 de Fevereiro de 2010 às 10:47
Diogo Belford Henriques escreve:
“Escrevia antes de ter sido assessor num governo (como muitos que agora o são e escreveram no Simplex) e continuei a escrever mesmo o sendo.”
Correcção: .......e continuei a escrever mesmo sendo-o
Será que, para trabalhar para este governo é preciso não saber escrever ou tirar cursos em Universidades manhosas?(tipo Sócrates e aquele administrador da PT de 30 e tal anos que ganhava 20 mil contos por mês)
De
DBH a 18 de Fevereiro de 2010 às 15:29
Caro Manuel Gomes,
Nem discuto a questão ortográfica. Agora, se acha que eu trabalho neste Governo, das duas uma: ou o meu texto está tão mal escrito que o fez entender que sou socialista ou, então, é a primeira vez que lê este blog.
De Manuel Gomes a 18 de Fevereiro de 2010 às 16:27
Sim, de facto estranhei mas vi alguém dos comentários a dizer que era assessor do Sócrates e pensei que podia ser alguma voz discordante no Blog..também li na diagonal que estava a fazer outra coisa..os erros acontecem deixe estar..mas saber que não trabalha para este governo faz com que suba muitos pontos na minha consideração. Sabe, eu fui daqueles que sairam do País devido ao lindo trabalho que este governo anda a fazer e o voto de um emigrante vale muito menos que o voto de um residente.( Os milhões de emigrantes elegem 4 deputados) Se assim não fosse, duvido que o senhor (engenheiro?) Sócrates tivesse ganho as eleições, porque toda esta gente que saiu de Portugal nos últimos anos vota contra ele(e não são poucos). E quem tem saído de Portugal, regra geral, têm sido os melhores, as pessoas de valor que são prejudicadas com um sistema cada vez mais de cunhas e cada vez mais estatizado. Se não é socialista desejo-lhe força na blogoesfera........este governo precisa de ser posto na rua(o ideal era a cadeia mas se os puserem na rua já não é mau)
De ana a 18 de Fevereiro de 2010 às 15:38
A questão levantada pelo CM é a utilização de meios do Estado, com propaganda partidária e manipulação. A forma, os meios e os fins.
É uma questão importante. Muitos leitores do CM não conhecem os meandros da blogosfera. É muito importante saber-se que indivíduos pagos para o desempenho de tarefas governamentais utilizam os meios do Estado (NOSSOS!) para propaganda (e manipulação!) dum partido político.
É muito muito grave.
Congratulo-me por o CM informar os seus leitores.
De Krasnodemskyi a 20 de Fevereiro de 2010 às 18:04
Diogo,
Ha um tema no seu texto que parece-me preocupante: admito que haja isencao de horario e que pessoas pagas pelo erario publico sejam livres de fazer o que quiserem com o seu tempo privado. Dito isto, por uma questao de etica, nao admito que utilizem "meios" (por ex. computadores, acesso a internet, etc.) pagos pelos contribuintes para essas actividades. Esta separacao esta bem presente nos paises anglo-saxonicos mas parece ter sido esquecida no Sul da Europa.
Caso todos esses bloggers usem computadores pessoais, internet, etc. para fazerem-no retiro o que disse.
Na minha opinião pessoal