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A riqueza e a pobreza das nações

por Carlos Nunes Lopes, em 17.03.11

A Espanha construiu um aeroporto onde só aterram aviões de uma companhia aérea

Foi um investimento de 500 milhões de euros, inaugurado há dois anos, mas que agora só é usado pela companhia de baixo custo espanhola, Vuelling.


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

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De aaa a 17.03.2011 às 18:36

Quando o tráfego aéreo crescer, os espanhóis vão estar a rir e os portugueses a chorar. É a história da cigarra e da formiga, uma vive para o agora a outra para o amanhã.
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De hummming a 17.03.2011 às 18:56

Explique lá isso melhor «quando o tráfego aéreo crescer»?
Não me diga que acredita que o crude não vai continuar a aumentar e que as pessoas vão ter muito dinheiro para férias no exterior? Para as low-cost e para um tráfego cada vez menor o aeroporto de Lisboa chega e sobra, ou acredita nos números do mentiroso e afins?
Já viu como está o mundo? Já viu como está a europa?
Já viu o desemprego que existe?
Há ricos, dirá. Pois há, mas esses têm jactos próprios e não vêm a Portugal fazer nada...O futuro é muito provavelmente das low-cost!
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De aaa a 17.03.2011 às 19:00

Mal de nós se a crise durar para sempre
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De Mª Antónia a 18.03.2011 às 13:04

Eu, que de números, finanças e políticas não percebo nada, sobrevivo abrindo o olho e mantendo-me terra a terra. Isso implica ver o que os países em expansão fazem, como se mexem e onde vão e daí retirar umas conclusões.
Conclusão número 1: a Qatar Airways , companhia em franca expansão de uma economia em franca expansão de uma região que vai dar muito que falar nas próximas décadas, está presente em Madrid.
Em Lisboa? Não está nem vai estar.
Conclusões a retirar? O aeroporto de Lisboa não interessa a ninguém, é periférico de mais, e está muito bem como está.

 
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De aaa a 18.03.2011 às 16:55

Já pensou que pode não estar em Lisboa porque esta não lhe oferece as condições que necessita?

O problema é que isto é uma pescadinha de rabo na boca, as companhias só operam onde têm condições, mas as estruturas que lhes dão condições só são sustentáveis quando servem as referidas companhias.
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De Anónimo a 17.03.2011 às 18:37

Menos mau. Ao menos esse tem uma companhia a operar lá.
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De hummming a 17.03.2011 às 19:19

Conte com pelo menos 40 anos, senão existirem mais obras megalómanas com as habituais derrapagens e mais juros da dívida pública a cavalgarem os 7/8% e se a nossa economia se resumir a hipers e produção de burocracia!
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De Herr Frederick a 17.03.2011 às 19:30


Se eu fosse governo, a primeira medida era acabar com os hipers.
São umas autênticas centrifugadoras dos parcos recursos dos portugueses.
Importam porcarias dos estrangeiros.
Há muito que deixei comprar nessas bodegas de gajos que estavam na Comissão de Honta de uma determinada pessoa muito amiguinha dos «pobrezinhos» e «aleijados».
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De JoseB a 17.03.2011 às 20:17

Airport
Entendo a opinião da aaa,
como um sinal de humor daquilo que afirma.
Pelo conteúdo e pela identificação.
Se não, tenhamos fé.
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De TLD a 17.03.2011 às 20:35

Desde quando é que o tráfego do aeroporto de Lisboa tem vindo a diminuir?

Que eu saiba tem vindo a crescer e o tráfego do aeroporto já está acima da capacidade projectada.

Só mesmo alguém muito tapadinho pode negar a necessidade de um novo aeroporto em Lisboa.
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De hummming a 17.03.2011 às 23:47

Do "tapadinho" para o sobredotado TLD:
Aeroportos de Málaga e Portela | Evolução comparada
http://www.maquinistas.org/pdfs_ruirodrigues/malagavslisboa.pdf

Convém ler tudo de forma a ficar elucidado sobre os reais números e intenções do lobby do betão, vulgo Chico-espertice do Bloco Central. Image

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De aaa a 18.03.2011 às 18:49

Este estudo é um bocado fraquinho...
Pouco ou nada analisa as projecções de crescimento de tráfego (o factor chave), e o ÚNICO argumento que apresenta contra a construção do novo aeroporto de Lisboa é: o aeroporto de Málaga é mais pequeno que o aeroporto da Portela (e nem deixa claro se essa informação se mantém válida depois da construção do novo terminal de Málaga). Muito pobre esta análise.
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De TLD a 18.03.2011 às 20:30

O aeroporto de Lisboa está a funcionar acima da capacidade prevista o que faz com que exista uma quebra no nível de serviço prestado aos passageiros. Estão a fazer obras para este chegar até aos 17 milhões de pax. O problema é que daqui a 4 anos atingimos esse valor. E depois? Continuamos a torrar dinheiro na Portela? Mais vale gastar mais dinheiro mas fica-se com uma aeroporto num sítio onde poderá ser expandido mais facilmente.
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De hummming a 19.03.2011 às 00:55

Há sempre quem queira fazer dos outros “tapadinhos” com estudos e mais estudos (pagos a peso de ouro pelo erário público) que apenas tentam justificar o injustificável - as "necessidades" do bloco central do betão (Grupo José de Mello, BES, BCP, MOTA-ENGIL… & Cia) – determinados a fazer um novo aeroporto desnecessário e de duvidosa viabilidade económica, a troco da ANA, dos terrenos da Portela e da TAP, recebendo ainda, certamente, generosos empréstimo do BEI. É mais que evidente que esses convenientes estudos apenas servem para "torrar" milhões (inexistentes agora), convenientemente "inventados" e que serão irremediavelmente pagos num futuro próximo por nós e pelas gerações futuras.
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De hummming a 19.03.2011 às 00:59

Daqui a 4 anos atingimos 17 milhões de pax???
Wow, onde estão essas previsões tão delirantes?
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De Tuga Sorna y Choné a 17.03.2011 às 21:21

Se o pessoal da política, especialista em gerir mal dinheiros alheios dos contribuintes e fazer-se pagar principescamente por isso, quiser avançar com o novo aeroporto, pelo menos façam um projecto de construção faseada e modular:

- Comprem os terrenos (mas não os expropriem a 7 cêntimos o metro quadrado, está bem?)!
- Façam já as infraestruturas de energia e saneamento de forma a poderem ser expandidas (túneis universais, etc...)!
- Construam um pequeno aeroporto de reduzida capacidade! Se por acaso o futuro for de maior tráfego aéreo, acrescentem módulos (pistas, terminais, hangares, parques de estacionamento, etc...)!

Obrigado por esta oportunidade de pregar aos peixes!
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De hummming a 17.03.2011 às 23:49

Recomendável leitura: o-antonio-maria.... (http://o-antonio-maria.blogspot.com/2011/02/tap-no-fim-da-pista.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+blogspot/MhSe+%28O+Ant%C3%B3nio+Maria%29)
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De A CRISE É ETERNA E ETERNO É SU NOME a 17.03.2011 às 22:37

terÁ a fraca gente força pra tanto

força pra criar um sentimento de unidade nacional

sem se apoiar numa sombra de unidade política

o mais certo é que cada agrupamento olhe desconfiado para o vizinho

monárquicos re publicanos e anarkas

visto que a ideia da pátria se tornou secundária

num ambiente cortado de profundas separações

ressentimentos ressabiamentos e ódios que gravam IPs e PR's
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De manuel.m a 17.03.2011 às 22:44


Mas nós temos o aeroporto internacional de Beja onde não aterra avião nenhum !!!
Ficar atrás dos espanhois ,isso é que era bom !!!!
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De David silva a 18.03.2011 às 18:59

Os espanhóis ainda têm muita auto-estrada livre de portagens; a Irlanda penso que ainda tem o sector da água doméstica como carta a jogar... quem já não tem nada, dá o c* e espera que lhe paguem!

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