Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Estaline e Damien Hirst: as maravilhas da arte contemporânea

por Francisco Mendes da Silva, em 03.12.06

A história é delciosa e vem contada na primeira pessoa na Vanity Fair, casa com porta aberta a todos os excêntricos ilustrados. A.A. Gill, crítico de cultura, restaurantes e televisão do Times, comprou em tempos um retrato monumental de Estaline, do tipo oficial e tutelar que Moscovo enviava para todas as repartições e embaixadas da União. Para além da óbvia moda do communist-chic (visível também aqui no estabelecimento), Gill justifica o arrojo com a necessidade de ter em cima da sua secretária de trabalho alguma figura intimidante que o obrigue ao cumprimento dos prazos (acho que vou adquirir uma do Ministro Santos Silva lá para o escritório).

Um dia, farto do velho Zé - e depois de o ter emprestado a um amigo, que o devolveu por falta de espaço -, decidiu convencer a Christies's a leiloá-lo por cerca de 1500 dólares. Sem sucesso. Depois de várias tentativas, com vários responsáveis, a resposta foi invariavelmente a mesma: "We don't sell Stalin". Estaline e Hitler. É a política da casa. Claro que Bin Laden, Napoleão, Idi Amin, Nero ou Genghis Kahn não fazem parte do lote proibido. Assim como, certamente, não fará o Mao de Warhol.

Explicadas as reticências da leiloeira, Gill desliga o telefone, resignado, mas regressa mais tarde para este elucidativo diálogo:

«Look, you know Stalin?

"Yes", said the Post-War & Contemporary expert with a wary weariness.

You won't sell him because his him.

"Yes"

Well, what if Damien Hirst painted his nose red and then signed it?

"The Damien Hirst?"

The same.

"Will he?"

He'd be delighted.

"And we could prove that it was him?"

I'll take pictures.

"I'll get back to you".

One, two, three... ten minutes later: "We'de be very happy to sell your Damien Hirst."

My Stalin.

"Yes. It will need to go in a better sale. And of course we'll have to revise the estimate."

Of course. It would be awful to underestimate Stalin.»

Autoria e outros dados (tags, etc)