Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Já pensou para onde vai o dinheiro dos seus impostos?

por Rodrigo Moita de Deus, em 04.12.06

Sobre o problema do trânsito na linha de Sintra conclui Mário Lino: "em vez de subsidiar os transportes públicos, a melhor é forma é tornar mais caro o transporte individual".

Em tese faz sentido, não fosse o caso de Portugal já ter os automóveis mais caros da Europa à conta da carga fiscal. Pagamos IVA, imposto automóvel e imposto de circulação como se tivessemos a melhor rede viária da Europa. Não temos a melhor rede viária da Europa, mas temos um imposto sobre os combustíveis de fazer inveja aos países desenvolvidos.

Durante anos os autarcas foram passando licenças de construção como se tivessem a dar autógrafos. Cresceram prédios mas esqueceram-se das estradas. Veio gente aos milhares mas esqueceram-se dos transportes públicos.  Pouco importa. Com a construção desordenada, cresceram as receitas fiscais do Estado e os orçamentos das autarquias duplicaram.

E para resolver o problema do trânsito? A solução é pagar, mais, impostos. Claro. Faz sentido.

Autoria e outros dados (tags, etc)


comentários

Sem imagem de perfil

De AntónioCostaAmaral (AA) a 04.12.2006 às 17:48

Curiosamente, grande parte do crescimento imobiliário "desproporcionado" deveu-se a não se pagar as estradas (e transportes) ao seu preço de mercado - um caso "dos livros" são as pontes sobre o Tejo, e demais travessias...

Comentar post