Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As duas Marias. A Maria cópia e a Maria original

por Rodrigo Moita de Deus, em 10.10.11

Há poucas semelhanças entre Maria João Lopo de Carvalho e Maria Teresa Horta. Poucas. Pouquíssimas. E no entanto as duas Marias lembraram-se de escrever o mesmo livro no mesmo ano. As duas Marias lembraram-se de desenterrar a descansada Marquesa de Alorna. Uma ideia original. Só não sabemos é de quem. O facto é tão extraordinário que merece um olhar mais atento. Bem mais atento.

Maria, a Horta, lançou primeiro. Maria, a Carvalho, lançou depois. Maria, a Horta, é prima da Marquesa. Maria, a Carvalho, é neta de quem lhe ficou com o solar. A mesma Maria que escreveu que a Marquesa fazia entrar homens na prisão para se entreter. A outra Maria insiste que a senhora se dedicava aos mesmos fins numa versão mais solitária.

Detenho-me nesta última divergência. Ainda que não tenha feito a mesma investigação das Marias parece-me bem mais fácil confirmar a primeira tese que a segunda.  


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.10.2011 às 11:18

Pelo nº de comentários, não era só eu que estava com saudades...!
Sem imagem de perfil

De Eram 13 dava azar a 11.10.2011 às 01:02

Pelo nº de comentários parece-me que daqui a três anos está em cortes de papel....

ou com sorte a 3 euros no mercado da ribeira
juntamente com outros monos
Sem imagem de perfil

De se fosse mais apelativo a 11.10.2011 às 01:06

Mortal Combat
Marqueza d'Alorna e Maria Amália Vaz de Carvalho

isso era um título

ou a vida sexual da Marquesa e do Marquês
com um CD (DVD) a acompanhar com a filmagem dos melhores trechos

assi uma espécie de crime do padre amaro
produzido pela pandilha da Breyner (Nicolau) 
Sem imagem de perfil

De Maria João Lopo a 10.10.2011 às 11:32

Pois é! cá estou eu, uma  das Marias, a Carvalho!
Não há coincidências. há 11 anos atrás, ambas dissemos publicamente que íamos escrever sobre a Marquesa. Dei 11 anos de avanço à outra Maria, e agora, quando me lanço ela, a outra Maria lança-se tb. Serão duas faces da mesma moeda? numa  a prosa poética; noutra, a história contada de forma simples e contextualizada! O que importa é que  ambas falamos do que se passava dentro e fora das grades de um convento, são ambos históricos, ambos romances! mas a maior de todas as diferenças é que uma das Marias teve a maior cobertura mediática que me foi dado assistir nos últimos tempos, a outra ( eu) zero, um zero redondo e absoluto: portas trancadas a sete chaves para que a «minha marquesa» nao chegue ao grande público. Tolerância? ZERO!!!!  Vivemos em democracia ou no «feudalismo» literário?
Sem imagem de perfil

De Literatura de barbante a 10.10.2011 às 13:11

Não, querida não é. Quem vai ter pachorra de ler um calhamaço de uma pseudo- escritora entesuada com dor de cotovelo ? Enxergue-se. Só quem não conheça as tristes figuras de estilo que você usava na CML.
Sem imagem de perfil

De CPR a 10.10.2011 às 13:19

Independente do facto de se gostar ou não do tipo de escrita acho que é de muito mau gosto emitir uma opinião desse teor sem sequer se identificar.
PS: Não conheço pessoalmente qq dos intervenientes.
Sem imagem de perfil

De Von a 10.10.2011 às 15:32

Pá, agora estiveste mal. Palerma, porque o teu comentário apenas destila ódio pessoal. Cretino, porque criticar sem saber nem ler, é apenas isso, cretino. Idiota, porque a inveja é sempre idiota. Pá, trato-te por tu, porque não mereces lisuras.

Von
Sem imagem de perfil

De Maria João Lopo a 10.10.2011 às 18:31

Leiam que tb se entretêm!  Sepois conversamos e ver qual das duas teorias está mais certa! Bora aí?
Sem imagem de perfil

De Von a 10.10.2011 às 19:20

Maria João, tendo em conta a indentação do seu comentário, está a comentar quem?
Sem imagem de perfil

De Francisco Louçã a 11.10.2011 às 20:03

Olá Maria João, é para dizer que gostei muito do seu livro.
Li-o de fio a pavio e mudou a minha vida por completo.
Sinto-me um melhor ser humano.
Se ainda tiver o opel corsa para venda por favor dê-me um toque. 


Beijinho bom! 
Sem imagem de perfil

De Von a 10.10.2011 às 15:36

Ah, Diguinho, esse juízo de valores, uma "é prima da Marquesa" e outra "é neta de quem lhe ficou com o solar", parece-me deselegante. Parece ou é?
Sem imagem de perfil

De FTG a 11.10.2011 às 05:29

Maria Teresa Horta não é prima da Marquesa: é 5ª neta dela, descendente em linha directa, por ser bisneta do 9º Marquês de Fronteira, que era neto dela...
 Os Lopo de Carvalho, actuais donos de Vale de Nabais, agora conhecida como a "Alorna" não foi quem ficou com aquela Quinta: a propriedade foi comprada, julgo que em hasta pública,em 1918 pelo Dr. Caroça aquando da morte do Conde da Junqueira, genro de um Visconde do mesmo título que havia sido banqueiro da Marquesa. O comprador da Alorna, o médico  Dr. Caroça foi sogro do Prof.  Lopo de Carvalho, avô da escritora Maria João.
Prontos.
Sem imagem de perfil

De Maria João Lopo a 11.10.2011 às 11:41


Pois tem razão... ams contece que o meu bisavô Manuel Caroça que comprou, sim,  a quinta de VN em hasta pública so teve uma filha - a minha avó Fernanda - que casou com o prfo Lopo de Carvalho ( meu avô ) daí que agora os accionistas sejam todos LC. Obviamente  não têm qq relação com os descendentes da marquesa.
Sem imagem de perfil

De FTG a 11.10.2011 às 13:28

Apenas queria dizer que ambas as Marias têm bons motivos para se lembrarem da Marquesa de Alorna: uma por ser descendente dela, outra porque encontrou na posse legítima da sua família uma casa que foi pertença da Poetisa.
Sem imagem de perfil

De hajapachorra a 10.10.2011 às 17:23

mas de que cona da tia estão a falar? interessava saber.
Sem imagem de perfil

De Zé de Portalegre a 10.10.2011 às 17:31

Temos de perguntar à Lili Caneças que sabe essas merderias todas !
Sem imagem de perfil

De DIABO COXO a 10.10.2011 às 18:23

Entretenimento digital,
Faz mais sentido,
No gradeado local...
Sem imagem de perfil

De Talvez... a 10.10.2011 às 21:45

Preço? Com ou sem Acordo?
Duas variáveis muito importantes.
Sem imagem de perfil

De Talvez nã tenha caçadeira... a 11.10.2011 às 01:00

se nã tem fusca é atirar uma tjolêra à montra
e fazer o download do livro
Sem imagem de perfil

De Tomás Villar a 11.10.2011 às 01:05

Por favor, não sejam tão severos para com o livro da minha Mãe!


Agora que o Santana já não paga a pensão de alimentos, a minha mãe quer trocar o X3 por 1 X5.
Sem imagem de perfil

De Severos era cáfila de romanos a 11.10.2011 às 01:12

Não deve ser pior que o Equador ou deve ser impossivel ser peor do que os livros do José Rodrigues dos Santos

logo deve ser um bom livro

não deve é ter público

X3 tamém num precebi deve ser um daqueles coches de época
Sem imagem de perfil

De Agora é preciso muito livro a 11.10.2011 às 01:16

Para fazer obras em barraca quanto mais em solar

Se escreveu segundo o acordo é fazer uma bersão brasileira e vender como telenovela

pode ser que a Sónia Braga faça a marquesa em Biena

 
Sem imagem de perfil

De Tomás Villar a 11.10.2011 às 01:24

Vá lá não sejam mauzinhos e comprem o livro que eu quero ir de Erasmus e a minha mãe quer fazer uma plástica
Sem imagem de perfil

De Maria João Lopo a 11.10.2011 às 11:43


Tomás enlouqueceste????????
nao quero fazer nenhuma plástica não!  
 Neste páis para ganhar dinehrio não é «à custa» dos livros não, por mais trabalho que deem!
Sem imagem de perfil

De Tomás Villar a 11.10.2011 às 15:16

Mas mãe estás sempre a dizer que "aquela pedófila sem talento que se limita a copiar o mesmo livro" da Margarida Rebelo Pinto farta-se de ganhar dinheiro.


Não percebo
Sem imagem de perfil

De Ourives de Gambelas a 11.10.2011 às 15:30

Se queres ganhar dinheiro, na minha ourivesaria tenho muitos pedidos para fazer broches.
Sem imagem de perfil

De Tomás Villar a 11.10.2011 às 15:04

Vá lá mãe, tens de reconhecer já precisas de ir à recauchutagem .
Isto já lá não vai com fotoshop.
Sem imagem de perfil

De Tomás Pereira (o verdadeiro) a 11.10.2011 às 18:20

Não tenho nada a ver com o que se está a passar aqui, sinto vergonha alheia por todos os participantes neste blog seja com que intenção for. e sai-me deste blog sff, com todo o respeito que tenho pelo RMD mas é com cada facepalm que mando a ler isto... quer puxar o livro para cima invista antes no vinho da alorna
Sem imagem de perfil

De Tomás Villar a 11.10.2011 às 20:00

Migas és tu a passar-te por mim?


Agora tenta escrever em Português por favor. 




Comentar post


Pág. 1/2