Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




De novo "O Especialista"

por Francisco Mendes da Silva, em 05.12.06

O Especialista Vilarigues regressou hoje ao Público para mostrar o seu grave desprezo pela ideia de criar um museu sobre Salazar em Santa Comba Dão, ideia que, segundo fez questão de realçar,

«conta com o patrocínio da respectiva câmara municipal de maioria PSD, a qual, sublinhe-se, desde logo disponibilizou apoio político e meios logístico e financeiros, bem como de familiares do ditador (nada alheios aos negócios envolventes...) e de outros interesses saudosos ou afectos ao regime fascista».

Não enfio a carapuça e não pretendo explicar o quão importante pode ser a existência de uma qualquer entidade onde se reúnam e estudem alguns dos arquivos e demais objectos pessoais de Salazar. Como todos os comunistas, o entendimento que o especialista Vilarigues tem da História e da sua importância para o progresso da Humanidade é um entendimento tendencioso e, mais do que isso, manipulador. Para além de que duvido que à sua alma preconceituosa lhe interessasse ler algo que aqui no estabelecimento se escreva, ainda que talvez pelo seu próprio saudosismo o atraísse a inspiração soviético-irónica que o decora.   

No entanto, existem dois pormenores que Vilarigues, por ser da região e andar, aparentemente, a morder os calcanhares aos progressos da ideia, não deve ignorar. Primeiro, essa ideia surgiu e foi activamente defendida pela anterior Câmara Municipal de Santa Comba Dão, de maioria PS. Depois, da parte da família, o projecto é "liderado" por um conhecido sobrinho-neto, o qual já por diversas vezes revelou, se não a militância, pelo menos a simpatia comunista.

Claro que a História é o que fica escrito. E Vilarigues, como bom comunista, trata de a escrever à sua peculiar maneira. 

Autoria e outros dados (tags, etc)


comentários

Sem imagem de perfil

De Julio a 06.12.2006 às 00:30

Porra, pá! Esta merda no mozilla aparece com fundo preto

Comentar post