Coloco aqui um comentário que publiquei agora num post antigo que só agora vi. São alguns esclarecimentos a uma história que se passou comigo que publicaram no blogue.
O tal post e comentário estão aqui:
http://31daarmada.blogs.sapo.pt/1304204.html
------------
De LPedroMachado a 19 de Janeiro de 2008 às 03:26
O comentário citado foi feito por mim. Aquilo passou-se comigo. Acrescento pormenores e explicações:
O bar referido chama-se Shalom e é em Braga. O episódio passou-se de noite. É um bar nocturno muito orginal, não por ter chá, mas por causa da exuberante decoração em arte sacra, que não deixa ninguém indiferente. Há lá até imagens de Nossa Senhora, etc. Tem um estilo muito barroco, mas o resultado é bonito e acolhedor.
O tal rapaz que disse aquilo não é meu amigo, mas amigo de amigos, e é simpático comigo. Tal como escrevi, ele disse aquilo em tom de brincadeira, mas ele ficaria mesmo zangado se eu fumasse -- é claro que não me atiraria com o chá! São daquelas frases com fundo verdadeiro mas ditas em tom de brincadeira para não agredir. O que foi deslocado foi ele ter reagido com uma frase de *conteúdo* violento, vendo que eu estava a brincar.
A parte relevante é aquilo da moral. No comentário original na Atlântico, comparei com a questão do aborto: a proibição legal induz nas pessoas sentimentos de culpa e julgamentos morais. Este é um argumento contra a liberalização do aborto.
Peço desculpa por comentar com este atraso, mas só agora vi o post.
Abraços.
Pedro