Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




não deixe que a história que lhe estrague uma boa posta

por Rodrigo Moita de Deus, em 19.08.08

Gosto imenso de ler João Miranda. Fico sempre impressionado. Por exemplo, nesta posta, João Miranda contesta o financiamento do estado aos atletas de alta competição. Para isso utiliza o “espírito original dos jogos olímpicos”. Aquela dicotomia entre profissionais e amadores.

 

João Miranda tem razão. Nos jogos olímpicos originais as corridas faziam-se com armadura e escudo. O lançamento do dardo era o lançamento da lança e o pancrácio servia mesmo para ver quem era o homem mais forte na luta corpo a corpo. Pois é. No espírito original dos jogos olímpicos os atletas eram soldados. Soldados de soldo. Soldo do Estado e das suas cidades. Soldados. Os primeiros funcionários públicos da história. Atletas-funcionários-públicos. Sem estado não existiam jogos olímpicos. Aliás, caso ainda ninguém tenha percebido, os jogos servem os estados.


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Imagem de perfil

De António de Almeida a 19.08.2008 às 12:27

Bom ponto de vista Rodrigo!!!
Sem imagem de perfil

De isa a 19.08.2008 às 14:46

O Estado do Saint Kitt and Nevis, do Barem, das Bahamas, do Botswana, das ilhas virgens... devem estar delirantes com a servidão dos seus atletas...
Sem imagem de perfil

De blogdaping a 19.08.2008 às 15:18

O que são ilhas virgens ??
Sem imagem de perfil

De pedro oliveira a 19.08.2008 às 19:03

Estes jogos são chamados da Era Moderna (ou assim) e parece que eram mesmo para amadores e que existia uma coisa chamada: espírito olímpico e parece que, também, existiu um gajo (Pierre de Coubertin) que teve alguma influência nisso.
Cito Marie-Thérese Eyquem:
«Desinteresse, amor ao próximo, o culto do desporto, a procura da paz, independência, liberdade, sentido de beleza e a grandeza caracterizam os Jogos Olímpicos e Coubertin.
Que tenha tido a ideia dos Jogos prova a qualidade e a envergadura da sua inteligência; mas que tenha podido, também, fazê-los nascer, mantê-los e dar-lhes, desde o início, garantias de perenidade, não é a marca do génio?»
Estes jogos (os de hoje) começaram na Grécia a 5 de Abril de 1896 (sexta-feira).

Comentar post