Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Linha maldita

por Carlos Nunes Lopes, em 22.08.08

Abílio Beça, considerado um dos mais importantes bragançanos de sempre e principal impulsionador da linha férrea entre Mirandela e Bragança, teve morte trágica sob as rodas de um comboio* na estação de Santa Comba de Rossas.
A má memória da Linha do Tua vem de longe.
Parece cada vez mais provável que acabe submersa.
É mais um pedaço do Interior que fecha. Desta vez, até para o turismo.
 

*Abílio Beça tentou subir para o comboio em movimento.


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De Dinis a 23.08.2008 às 01:21

Há aí pequeno equívoco geográfico. Abílio Beça lutos e consegui o PROLONGAMENTO da linha do Tua . Esse prolongamanto creio que tinha e teve outra designação. Foi já nessa linha que Abílio Beça morreu.
Sem imagem de perfil

De Dinis a 23.08.2008 às 01:23

Em suma: quem conhece a região sabe que os perigos da zona de Santa Comba de Rossas (já muito perto de Bragança) NADA têm a ver com os da linha do Tua propriamente dita. Acrece que a morte de Abílio Beça decorre de um acidente estúpido e estritamente pessoal, nada teve a ver com descarrilamentos ou problemas da linha.
Enfim...
Sem imagem de perfil

De ZARCO a 23.08.2008 às 18:52

Com barragem ou sem barragem (sem, de preferência), será um CRIME encerrar a linha do Tua e não pedoarei ao ministro que, eventualmente, o faça.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 24.08.2008 às 23:19

ele ficará chateadíssimo...
Sem imagem de perfil

De Nuno a 23.08.2008 às 21:51

Eu viajei nessa linha na quarta feire. eu vi com os meus próprios olhos a automotora que descarrilou a deitar fumo à chegada à estação de Mirandela. Eu vi que os motoristas andavam (quase) sempre 5 km h acima da velocidade imposta (e por vezes passavam os 40 km/h) Eu vi uma linha segura. eu vi 50 pessoas de pé para ir para Mirandela . Eu vi mais de 100 pessoas a vir de Mirandela em duas carruagens. Se o descarrilamento tivesse acontecido mais tarde o resultado teria sido (ainda) mais fatal!

P.S. a ponte da imagem é a ponte que fica perto da estação do Tua, mas a automotora não passa aí. Aí é a linha do douro.
Sem imagem de perfil

De snake a 29.06.2009 às 02:24

um pequena, grande correção. abilio beça não morreu na estação de santa comba de rossa. mas sim na estação de salsas. e foi homenageado em 2006, por fazer 100 anos a sua morte.

Comentar post