Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




vamos então falar de futebol

por Rodrigo Moita de Deus, em 24.08.08

E de repente todos se lembraram de dizer mal do futebol. Esse glutão do desporto que não partilha atenções nem dinheiros com os coitadinhos das modalidades. Eu percebo. O futebol é coisa pouco higiénica e até irrita. Mas por uma vez tentemos afastar esses preconceitos para estas breves linhas.

 

O futebol português tem atletas e quadros a competirem em todo o mundo. Nos campeonatos mais mediáticos, como a Itália ou a Inglaterra, aos outros, como o Vietname ou a lituânia. O futebol português tem dos melhores sistemas de formação do mundo. O futebol português tem uma das selecções mais competitivas do mundo.

 

Não temos os milhões de habitantes do Brasil nem os milhões de euros de Itália. E contra todas as probabilidades a nossa selecção soube-se impor entre as melhores e os nossos clubes continuaram a vencer troféus.  Ninguém estranha que o Sporting ganhe à Roma. Estranhamos todos se perder. Mais do que estranhar, chateia-nos. E a probabilidade do Sporting ganhar à Roma, nas contas que fazemos para os jogos olímpicos, é ainda menor que a probabilidade do Nelson Évora ganhar uma medalha de ouro.   

 

Ao longo dos anos o futebol português teve e soube compensar a escassez populacional e a escassez financeira. Mais prospecção. Mais formação. Que remédio. Mas fez. O futebol em Portugal tinha todas as condições para acabar como o futebol belga, romeno ou irlandês. E não foi isso que aconteceu. E não foi isso que aconteceu porque, bem ou mal, investiu-se tempo e trabalho. Com o tempo e com o trabalho veio gente e veio dinheiro.

 

Não temos que lamentar que uma empresa como a Sagres invista milhões no futebol. Temos é que perguntar o que é necessário fazer para a Sagres gastar os seus milhões também nas modalidades. Não temos que lamentar os milhares de jovens que todos os anos vão a provas no Benfica. Temos é que perguntar porque não vão fazer provas ao Sport Algés e Dafundo. Não temos que lamentar os estádios cheios do futebol e os pavilhões vazios. Temos é que perguntar como é que o futebol os enche. Não temos que lamentar a atenção dos media ao futebol. É só consequência não é causa. Como tudo o resto.  

 

E até nisto é uma questão de mentalidade. É que eu não quero que o futebol desça ao nível das modalidades. Quero é que as modalidades passem para o nível do futebol.


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Imagem de perfil

De António de Almeida a 24.08.2008 às 10:58

Não temos que lamentar os estádios cheios do futebol e os pavilhões vazios.

-Falar em estádios de futebol cheios, nomeadamente em jogos da I liga, parece-me um manifesto exagero. Basta consultar a média de espectadores por jogo. Quanto muito os 3 grandes, dependendo do desempenho da equipa, porque a maioria não aprecia um jogo de futebol, quer é ver o seu clube ganhar, nem que seja através dum golo obtido com a mão, ou de penalty assinalado por uma falta cometida fora da área. Por último, o futebol até já nem consegue ser uma festa, porque nos últimos anos, hordas de vândalos formaram tribos, compostas por boa parte da pior escumalha da sociedade, insultando-se mutuamente, alguns até de costas voltadas para o jogo. O futebol português apenas conseguiu nos últimos anos formar jogadores, com destino à exportação, e por consequência a selecção nacional, essa sim, subiu de forma consistente nos últimos 20 anos. O FCP foi campeão europeu em 2004, bem sei, mas não consegue de forma consistente chegar às meias finais da champions, 2004 foi um ano atípico, daqueles que ocorrem uma vez, em 15, 20 anos. Nas outras modalidades, estamos ainda mais atrasados, excepto no hooliganismo, aí estamos ao nível dos italianos, e deixamosingleses e alemães a anos luz.
Sem imagem de perfil

De Mauro Rebelo a 24.08.2008 às 11:03

Vossa Exa deve estar confuso!!

ESTÁDIOS CHEIOS? QUAIS? AH! DEVE SER NAQUELES JOGOS DO ESTRANGEIRO QUE VÊ NA SPORTV!!!!

Ó CARO AMIGO, CONSULTE NO SITE DA LIGA OS ESPECTADORES QUE VÃO AO FUTEBOL!!!!
Sem imagem de perfil

De Cá-mané a 24.08.2008 às 11:35

As outras modalidades só atingirão os níveis do futebol quando os seus praticantes deixarem de ter mentalidade miserável, espelhada nos sistemáticos lamentos do "Não temos apoio...".~
Caramba, as nossas coisas não podem avançar só se tivermos alguém por traz a fazer aquilo que devíamos ser nós a fazer. Afinal, quem é o interessado?
Quero lá saber eu que os meninos das modalidades olímpicas se qualifiquem para lá ir ou não. Alguma vez me importaria se aos olímpicos só tivessem ido aqueles que não se andaram a chorar - Vanessa, Naide , Nelson, Obikwelu (até podiam ser só estes 4).
Sem imagem de perfil

De Proxima Jornada a 09.02.2010 às 14:34

Participa no Passatempo Próxima Jornada...

http://www.proximajornada.com

Acerta no resultado de 5 jogos de futebol e ganha 100 Euros por semana...

Participação Gratuita.
Sem imagem de perfil

De Jose a 12.10.2010 às 20:56

Adoro este blog e já o consulto à alguns dias a seguir todos os artigos. Não percebo quase nada de Weblogs, será que há maneira de receber os mais recentes posts e os novos comentários no meu webmail?

Comentar post