Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




alguém me dê uma mãozinha

por Rodrigo Moita de Deus, em 14.09.08

Numa caixa de comentários alguém me perguntava por que razão escrevia paralímpico ao invês de paraolímpico. Sei responder. Simples mimetismo. É assim que tenho lido, é assim que tenho escrito. Mas não sei de onde vem o paralímpico. Afinal paralímpico ou paraolímpico?


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De Zé Pedro Silva a 14.09.2008 às 14:01

Eu acho que é paralímpico... De outra forma, só se fosse para-olímpico.

Não sei se respondi à questão do consulente.
Sem imagem de perfil

De Pêndulo a 14.09.2008 às 14:09

Pelas regras ainda em vigor deverá escrever "para-olímpicos". Quando a nova ortografia for vigente, coisa que ainda não aconteceu, deverá escrever "paraolímpicos". Nunca "paralímpicos"
Sem imagem de perfil

De Zé Pedro Silva a 14.09.2008 às 14:24

«Nunca "paralímpicos"»

Isso depêndulo, Pêndulo. E seja como for, com ou sem nova ortografia, nunca diga «nunca». Isso é que é um grande erro.
Sem imagem de perfil

De Pêndulo a 14.09.2008 às 14:50

"Jamais! Jamé!"



Segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990, Base XV), «emprega-se o hífen nas palavras compostas por justaposição que não contêm formas de ligação e cujos elementos, de natureza nominal, adjectival, numeral ou verbal, constituem uma unidade sintagmática e semântica e mantêm acento próprio», podendo o primeiro elemento ser reduzido: arco-íris, decreto-lei, médico-cirurgião, rainha-cláudia, guarda-noturno, sul-africano, afro-asiático, primeiro-sargento, guarda-chuva, etc.

No entanto, existem determinados compostos em relação aos quais se perdeu a noção de composição, e estes casos grafam-se aglutinadamente, por exemplo: girassol, madressilva, pontapé, entre outros.

Em relação aos compostos que designam espécies botânicas e zoológicas, este acordo acrescenta ainda que se utiliza o hífen quer estejam ou não ligados por preposição ou qualquer outro elemento, por exemplo: abóbora-menina, feijão-verde, ervilha-de-cheiro, fava-de-santo-inácio, bem-me-quer, cobra-capelo, formiga-branca, lesma-de-conchinha, bem-te-vi, etc.
http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=22828


A regra diz que devem ser aglutinados nos casos em que o primeiro elemento terminar em vogal e o segundo elemento começar em "r" ou "s", dobrando-se a consoante, como em "minissaia" e "microrradiografia". No caso em que o primeiro elemento termina em vogal e o segundo começa com uma vogal diferente, a palavra também deve ser escrita sem o hífen, como "coeducação" e "hidroelétrico".

No caso de termos compostos de duas palavras, a tendência é continuar valendo a regra atual, segundo Godofredo de Oliveira Neto, presidente da Colip (Comissão para Definição da Política de Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Promoção da Língua Portuguesa). "Quando a palavra for formada por substantivo, adjetivo, numeral ou verbo, terá hífen", afirma.

Assim, o sinal será utilizado mesmo em palavras como "porta-retrato" e "primeiro-sargento", apesar de as novas regras dizerem que quando o primeiro elemento termina em "r" ou "s" a consoante deva ser dobrada, como em "antissemita" e "ultrarrápido" (como passarão a ser escritas as palavras após a vigência do acordo)".
http://www.ciberduvidas.pt/controversias.php?rid=1858
Sem imagem de perfil

De qwerty a 14.09.2008 às 14:32

"para-olímpico" parece-me a palavra correcta, porque preserva a etimologia. "paralímpico" não significa rigorosamente nada. E quem foi o cabresto que resolveu tirar os hífenes da ortografia? Fazia-lhe espécie? De que buraco saem os nossos linguistas? Deviam ser todos empalados no Rossio.
Sem imagem de perfil

De qwerty a 14.09.2008 às 14:35

Ou no Terreiro do Paço... Estou na dúvida.
Sem imagem de perfil

De blogdaping a 14.09.2008 às 16:41

Saem das faculdades, de onde deveria ser ?
Cá pra mim é mas é..." pirilímpico " !
Sem imagem de perfil

De pedro oliveira a 14.09.2008 às 14:42

confesso que tive a mesma dúvida quando editei um post no vilaforte, e pareceu-me mais lógico "paraolimpico", mas fiquei na dúvida.
Imagem de perfil

De Jonasnuts a 14.09.2008 às 17:11

Os especialistas sabem destas coisas. Em caso de dúvida, ciberdúvidas

http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=11407
Sem imagem de perfil

De lfranca a 14.09.2008 às 23:17

http://en.paralympic.beijing2008.cn/

Site Oficial dos Jogos Paralímpicos 2008

Comentar post