Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




prometo que da próxima vez vou ler até ao fim

por Rodrigo Moita de Deus, em 16.09.08

 

Sim,

aconteça o que acontecer o sol vai voltar a nascer amanhã. E continuará a existir um mercado. Mas a crise não é pequena. E li num livro que aprendemos com as crises. Às vezes aprendemos tanto que os governos tendem a aperfeiçoar os mecanismos de funcionamento dos mercados para, dizem eles, evitar que as crises se repitam. Foi assim em 1929, com a introdução da Securities and Exchange Commission ou em 2002 com a introdução do SOX. Sim. O sol vai voltar a nascer amanhã e continuará a existir um mercado. Só que dificilmente será o mesmo.    

 

Mas o Henrique tem razão. Não sou especialista, nem li o livro até ao fim. Se tivesse lido o livro até ao fim, se fosse um especialista era hoje alguém importante e sabedor destas coisas. Quem sabe chegaria a Senior Advisor da Lehman, da Sterns ou da AIG.  


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Imagem de perfil

De Henrique Burnay a 16.09.2008 às 16:01

Um bocadinho amuada a resposta. Afinal, o mercado financeiro é auto-regulado ou naõ? E isso acabou ontem? Que as crises trazem inovação, é óbvio. É mesmo só por isso - e por libertarem os mercados do que não é eficiente, entre outras coisas - que têm qualquer coisa de bom. Ninguém tem um prazer especial em ver empresas falir e gente perder empregos. O que tu dizes é que o capitalismo auto-regulado (o capitalismo liberal, na versão do RC, se o percebi) acabou ontem. Isso é um nadinha exagerado, não é?
Quanto ao que te teria acontecido se tivesses lido os livros até ao fim, pensa que há muitos generais respeitados que leram os seus todos e ainda assim perderam guerras. A ida não é fácil, e o capitalismo também não.

Comentar post