Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Lusa: Taxas de juro sobem para mais do dobro em 3 anos

por Rodrigo Moita de Deus, em 18.09.08

Calma rapaziada. O Rodrigo Adão da Fonseca explicou-me tudo. Estamos no campo da economia virtual. Grave, grave era se as taxas de juro fossem coisa da economia real. Tipo linhas de crédito a pequenas e médias empresas ou o empréstimo lá de casa.


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Imagem de perfil

De Henrique Burnay a 18.09.2008 às 00:57

Isso, portanto, significa que... É por causa do capitalismo desregulado que as taxas de juro sobem? Vamos regula o mercado e impedir as taxas de crescer?
Imagem de perfil

De Rodrigo Moita de Deus a 18.09.2008 às 01:17

Não Henrique. O preço do dinheiro está a aumentar porque a oferta é cada vez menor. E não há dinheiro porque o mercado está todo a tentar converter os seus activos em liquidez. Porque falta dinheiro. é possível que a falência da Lehmans, os problemas na Carlyle, Nothern rock, Bern etc estejam relacionados com isso. Mas o adão da fonseca explica melhor do que eu.
Sem imagem de perfil

De Ainda bem a 18.09.2008 às 01:16

Eu sou aforrador e não tenho créditos. Deveriam era ter subido 6 vezes.
Imagem de perfil

De Rodrigo Adão da Fonseca a 18.09.2008 às 02:15

Caro RMD,
Não falta dinheiro. O que não há é dinheiro no mercado monetário interbancário: os bancos não emprestam uns aos outros, enquanto não ficar claro quem tem os balanços limpos ou não. Hoje, há empresas a conseguir de certos bancos com mais liquidez - e há alguns que estão bem carregadinhos - empréstimos a taxas inferiores às que se praticam no MMI. As taxas estão altas também porque o mundo está instável, e por isso quem tem dinheiro só o empresta a taxas de retorno superiores. O dinheiro está parado, não se evaporou de um dia para o outro...
Sem imagem de perfil

De El Terrible a 18.09.2008 às 12:49

Como é que alguém pode dizer que não há dinheiro se os índices de massa monetária estão nos níveis mais altos historicamente ??? lol
É justamente o contrário... nunca houve tanto dinheiro como agora... quer na Europa quer nos EUA.

Comentar post