Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




é muito à frente

por Rodrigo Moita de Deus, em 22.09.08

Segundo o André Azevedo Alves o mercado falhou por causa do intervencionismo estatal. Para provar que tem razão cita Hayeck.


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De CN a 22.09.2008 às 22:07

Esqueça os números e pense pela sua cabeça.

Se a concessão de crédito é efectuada por criação de dinheiro e não por captação de poupança isso tem necessáriamente de introduzir um erro na economia.

As bolhas também existiam quando a moeda era ouro mas razoes eram as mesmas, os bancos produziam notas sem que ouro tivessem, para dar crédito o que se compreende que é muito melhor negócio do que dar crédito ter que convecer alguém a poupar.

Ainda assim, essas crises eram muito localizadas (os bancos vigiavam-se uns aos outros e em caso de dúvida as corridas aos depósitos punia quem exagerava nessa actividade que classifico de fraudulenta) e a recuperação rápida.

Com a criação do FED, foi todo o sistema bancário que pode expandir nas notas (sem que ouro tivessem ainda que o contrato explicito na nota era tipo "vale uma moeda de ouro").

O qeu o mundo teve foi a Grande Depressão. Depois disso, acabam com o padrão ouro (seguramente um acto totalitário),.

Desde aí, o sistema monetário baseia-se de facto na capacidade de multiplicar a moeda para conceder crédito e isso torna os ciclos económicos inevitáveis, até chegarmos a este que resvala perigosamente para a subversão total da moeda. Espero que não.
Sem imagem de perfil

De pinto lourenço a 22.09.2008 às 22:15

cn , falou na pré depressão, suponho o liberalismo do sec XIX marcado por acumulações obscenas de dinheiro por um grupo muito restrito de pessoas, por convulsoes sociais e pela pobreza generalizada(pese o aumento exponencial da populaçao).
Falou depois na grande depressao, onde morreram milhares de pessoas á fome e cuja historia total ainda está por fazer. Depois falou no pós depressao, onde a sociedade aumentou para niveis de bem estar nunca antes visto. ora se ja passaram pelo menos 2 geraçoes desde a grande crise e ambas beneficiaram da nova ordem economica, nao sera catastrofismo ou implicaçao ideologica com a mesma da sua parte?
Sem imagem de perfil

De CN a 22.09.2008 às 22:51

Desde a Grande Depressão, que durou até depois da guerra (os economistas gostam de dizer que foi até ao inicio da guerra, mas dizer que o PIB recuperou porque se começou a fabricar bombas e bombardeiros....) já se passaram potr todo o tipo de crises incluindo oos infames anos 70 de estagflação e alto desemprego.

Comentar post