Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Magalhães cantado

por Carlos Nunes Lopes, em 03.10.08

O Ministério da Educação não pára de surpreender.
A histeria do Governo em torno do “Magalhães” atinge proporções inimagináveis. Eis um testemunho de um coordenador de Tecnologias da Informação e Comunicação que esteve numa acção de formação durante dois dias.
Os professores tiveram que fazer odes ao "magalhães" e adaptar musiquinhas populares ao gadget preferido do Primeiro Ministro.
A propaganda ainda não está completamente "afinada". No powerpoint que acompanha o ensaio de apresentação do Magalhães às criancinhas ainda não aparecem imagens do Primeiro Ministro.

Lá chegaremos!


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De Nuno Nasoni a 03.10.2008 às 11:49

A minha mulher é professora de português. Como parte do programa (de 11º, salvo erro - um ano em que já há vários eleitores na turma...), tem de dar o discurso político, enquanto modelo de discurso mobilizador. Pensou em falar sobre o célebre discurso de Churchill "we shall fight in the seas...". Qual quê! Tem dar o discurso de Sócrates na ONU...
Sem imagem de perfil

De Jeronimo a 03.10.2008 às 12:14

Nuno Nasoni: quem a obrigou ? Tem provas disso ? O que aqui insinua é muito grave. Se é verdade e tem provas do que diz, porque configura um condicionamento das mentalidades ao nível das piores ditaduras. Se é falso, porque se mente levianamente sobre uma questão demasiado séria.
Sem imagem de perfil

De Jeronimo a 03.10.2008 às 12:19

Você não leu o "testemunho" até ao fim. Se assim fosse ão tinha ignorado o seguinte excerto:
(...)"Nota: O Magalhães é um excelente equipamento e, mesmo sem aposta na formação e com esta atabalhoada distribuição, julgo ser uma mais valia efectiva para a modernização do caquéctico ensino do 1º ciclo em Portugal."(...)
Sem imagem de perfil

De Anonymous a 03.10.2008 às 19:59

Acho que você não leu foi o resto do testemunho. E dúvido que tenha visto o clip de vídeo.

Com tanta comédia por o país fora, porque é que na televisão nunca dá nenhum programa com que uma pessoa se possa partir a rir ?
Sem imagem de perfil

De Anonymous a 03.10.2008 às 20:08

Bem, a referência a 3.º Mundo é engraçada... já que o Classmate foi desenhado tendo em vista o "Developing World"...
Sem imagem de perfil

De João Sousa a 05.10.2008 às 10:45

Este relato demonstra aquilo que já previa: o foco está a ser colocado no próprio computador e não nos conteúdos. Na verdade, isto não tem nada a ver com a pedagogia das criancinhas. Tem a ver com a criação de mercado.

Comentar post