Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




tenho sempre que explicar tudo II

por Rodrigo Moita de Deus, em 06.10.08

308907. É o número de alunos inscritos no ensino particular. O que faz que tantos e tantos pais procurem o ensino particular quando têm uma alternativa gratuita? As condições, as infra-estruturas e, inevitávelmente, a qualidade do ensino. Na área da saúde os utentes ao menos reconhecem qualidade técnica a quem trabalha no sector público. Mas isso não acontece na educação. 

 

Este facto tem um efeito ainda mais perverso. Com a crescente crise o ensino público será cada vez mais o ensino dos pobres. O ensino dos maus alunos. Só não vai para o ensino particular quem não pode, acentuando ainda mais o estigma e o preconceito da sociedade. 308907 alunos e a respectiva classe discute o estatuto da carreira docente.

 


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De Fernando Martins a 06.10.2008 às 16:45

"O que faz que tantos e tantos pais procurem o ensino particular quando têm uma alternativa gratuita?"

Começa mal: há de facto alunos que só podem ir para Escolas privadas, a menos que queiram perder 1 hora ou mais por dia de autocarro...

Depois as Escolas privadas fornecem outros serviços que as Públicas não podem fornecer: prolongamento de horário e outras actividades, pois as regras do Estado as impossibilitam.

Finalmente muitas privadas são melhores porque seleccionam os seus alunos (não aceitam alunos com necessidades educativas especiais, deficientes, com pouca inteligência ou problemáticos, que enxotam para a Escola Pública).

Os docentes que leccionam numas e noutras são muito similares: quando era possível os professores acumulavam o serviço nas privadas com o da Escola Pública.

Finalmente o financiamento aos milhões, que dá para Ferraris dos Directores e Administradores dos Colégios e ainda para comprar autocarros, é estupidamente diferente - o Ministério dá migalhas à Escola Pública e milhões a alguns colégios - porque não faz uma pesquisa sobre um grupo ligado ao PS chamado GPS...?
Sem imagem de perfil

De am a 06.10.2008 às 19:22

É capaz de dizer em que colégios do Porto acontece o que descreveu no último parágrafo?

Em muitas públicas, digo estatais, também há turmas de acesso reservado. Acha mal?

Comentar post