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Também odeio sapos

por Sofia Bragança Buchholz, em 20.10.08

Lembrei-me da história do Diogo. Parece que é a nossa sina, enquanto consumidores, ter de engolir sapos. Eles estão por toda a parte. Disfarçados sob as mais diversas formas e nomes:

 
 
 
Em meados de Setembro encomendei um novo telemóvel à Optimus. Não tendo, um mês depois, o equipamento ainda chegado, liguei para o serviço de apoio a clientes para saber o que se passava. Nessa altura foi-me informado que o equipamento já tinha sido enviado e, em consequência de não ter sido levantado, devolvido novamente à Optimus. Informo que não recebi nenhum postal dos CTT para o fazer, o que, imagino, se tenha devido ao facto de este ter sido colocado na caixa de correio errada. Foi-me igualmente informado nessa altura a existência de um código que me permitia ver no site dos CTT o trajecto da encomenda, e sugerido que utilizasse este meio para verificar o andamento da próxima encomenda.
Pedi novo reenvio do equipamento, o que não aconteceu nas seguintes 48 horas. Alguns dias mais tarde voltei a contactar o serviço de apoio a clientes e aí, sim, ao fim de algum tempo, ligaram-me a dizer que este tinha sido reenviado.
Resolvi ter em conta a sugestão da funcionária da Optimus – saliento a sua simpatia – e hoje liguei para o serviço de apoio a clientes para saber o código que me permite localizar os objectos expedidos por correio e ter acesso ao estado da minha encomenda. O funcionário que me atendeu forneceu-me um código só com números que de imediato reconheci como não sendo o certo uma vez que a primeira funcionária que me indicou este meio de pesquisa fez bem claro que, para além de algarismos, o mesmo teria de conter letras maiúsculas. Também o site dos CTT faz isto bem claro, informando “Os códigos CTT Expresso terminam sempre com as letras PT” dando como exemplo “EQ009182481PT”.
Depois de ter explicado isto ao funcionário da Optimus, e de ter esperado uma eternidade até que ele descobrisse o tal código, ele reaparece e indica-me novo código, desta vez o certo, afirma, mais uma vez sem letras nem terminação em PT.
Insisto que não pode ser e ele insiste que está certo. Tento a pesquisa com os códigos que me deu e, obviamente, nenhum funciona. O seu tom começa acusar a teimosia o que me desagrada profundamente. Peço para falar com um colega, alguém, talvez, mais experiente, a colega que me informou deste processo da outra vez,  diz que me passa um superior, mas alguns minutos depois, antes de ter o superior em linha, a chamada cai. Recebo nova chamada dele e, outra vez, alguns segundos depois, a ligação vai abaixo. Ligo para a Optimus, falo com um novo funcionário – provavelmente aquele com quem o primeiro trocou informações, quando lhe coloquei a questão deste código – que também num tom que me desagradou profundamente e que, sem eu ter exposto o caso até ao fim, denunciou já saber do que se tratava, afirma que esse código é constituído apenas por números. Alguns segundos depois a chamada vai abaixo novamente e não volto a ser contactada pela Optimus.


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

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De f a 20.10.2008 às 20:18

Se vir que não há saída, peça para err... nacionalizar a dita.
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De poetaromasi a 20.10.2008 às 23:14

Boa noite,
Em má hora alterei a minha ligação à Net para a Optimus. Não foi um telefone móvel mas tenho já algumas histórias bem-parecidas. Na passada semana telefonaram da dita e suposta empresa oferendo-me pois mais uns “trocados” uma ligação a 24 MB e com chamadas internacionais incluídas.
Como logo vi que era um cidadão brasileiro a fazer pela vida, lá fui dizendo que não estava interessado e que até pensava em mudar para outra operadora. O indivíduo começou a enaltecer a velocidade, os downloads ilimitados e voltei a dizer não e tive de explicar que não fazia chamadas para outros países; que detesto estar ao telefone; que já tenho chamadas nacionais incluídas no pacote e não as faço; que se nem tenho sequer 6 mg velocidade real como poderiam eles oferecer 24?. O Sr. Faz-pela-vida voltou a tentar vender o novo pacote e lá foi dizendo que a oferta é até 24 MB mas não se podem comprometer com as velocidades contratadas. Isso já sabia. Já não era a primeira vez que apareciam promotores a venderem o impossível ou o mau serviço desta operadora.
Resultado estou para mudar e ainda não me decidi. Talvez volte ao Sapo que recebeu o meu Blog há 4 anos e não exigiu conta alguma.
Cumprimentos,
Rogério
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De ZARCO a 20.10.2008 às 23:41

Uma destas noites ligam-me para o meu telefone fixo: "Boa noite, fala X da òptimus; o meu nome é F.. É o senhhor José X. [primeiro e não último apelido]?"
"Sim, faça favor de dizer"
"Boa noite, senhor José, como está?"
"Desculpe, mas estou bastante ocupado" - e estava - diga o que pretende"
"Mal educado" e desliga-me o telefone.
Os gajos são uma praga, tratam-nos pelo nome próprio, como se fosemos velhos conhecidos, procuram enrolar a manta e depois batem-nos com po telefone na cara.
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De hajapachorra a 21.10.2008 às 00:09

'foi-me informado'?!?!?!?!
Temos escritora.
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De uu a 21.10.2008 às 19:20

E que tal mudar de operador?

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