DN (1Ago 05) - extracto do suplemento Economia (Engº Arménio Matias, ADFER):
“Da comparação das quatro opções consideradas, conclui-se”:
Da análise global de um conjunto de aspectos objectivos, a melhor opção é Montijo B e a PIOR a Ota; No aspecto operacional a melhor opção é o Rio Frio a e a PIOR a Ota; Na perspectiva da engenharia a melhor é Montijo B e a PIOR a Ota; No aspecto ambiental a melhor é Rio Frio e a pior é Montijo A; Na perspectiva da acessibilidade a melhor é o Montijo A e B e a PIOR Rio Frio *; No aspecto do esforço financeiro nas infra-estruturas e da própria TAP a melhor é Montijo B e a PIOR a Ota; Na perspectiva da operação simultânea com a Portela e dos investimentos inerentes a melhor solução é o Montijo B e a PIOR a Ota.
Conclusões da ANA de 1994, esmagadoras para a decisão do governo** em 1988, que, com base no risco de colisão com aves, conduziu à precipitada escolha da Ota.
Obs minhas: * Contariam já com a ponte Vasco da Gama? Junte-se-lhe uma nova ponte ferroviária para Lisboa (TGV). **Informação pública da DECISÃO na TV: dois ministros, o da tutela, e a do ambiente, para lhes aumentar a coragem, reduzindo a responsabilidade!