Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O que é isso de uma Aliança de Civilizações?

por Afonso Azevedo Neves, em 06.04.09

Já sabemos que visa ser um veículo das Nações Unidas para promover relações entre povos, culturas e religiões e impedir o avanço daqueles que promovem o extremismo. Mesmo quando a sua designação não será das melhores; uma “aliança” entre civilizações é impossível na prática, se bem que possível entre Estados.

 

Um sistema de valores, filosóficos, culturais, religiosos e ideológicos existe como emanação dos povos que o partilham, não tem como fim ser aceite ou tolerado por um outro sistema que pode muito bem ser diametralmente oposto.

 

É certo que esse mesmo sistema pode advogar princípios de tolerância para com a diferença mas se confrontado com uma ameaça à sua existência reage de forma a garantir a sua sobrevivência.

 

A questão seguinte é: O que se pode esperar desta iniciativa?


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De Alexandre Kulcinskaia a 06.04.2009 às 12:46

Nada.
É só mais um pouco de conversa das Nações Unidas.
_____________________________
http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/
Sem imagem de perfil

De carlosbarbosaoliveira a 06.04.2009 às 16:45

Penso que não é com cepticismos que lá vamos. Se estiver interessado, explico porquê no meu blog ( Crónicas do Rochedo).
Sem imagem de perfil

De Pedro a 06.04.2009 às 23:47

Até agora, nada mais se viu da Aliança das Civilizações do que prémios para pessoas porreiras por discursos porreiros e colóquios frequentados por pessoas porreiras. Do tipo "a tolerância é uma coisa porreira", "sim, muito porreira, a tolerância". São porreiras as intenções, mas de nada serviu até agora. Sei que corro o risco de ser cínico, mas eu até queria a coisa corresse bem e fosse útil. Mas não vi nada até agora.

Comentar post