Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Cristo desceu à blogosfera

por Paulo Pinto Mascarenhas, em 07.02.07
TV Bloco

Achei muita piada à resposta de Ricardo Araújo Pereira no blogue Gato Fedorento - presumo que desta vez posso acreditar que aquilo é mesmo para mim, ao contrário do que acontece com a personagem do programa a que se refere. É porém muito difícil de responder a quem entra no domínio do sobrenatural, misturando Alexandra Solnado, Jesus e diversos poderes censórios de gente muito poderosa. Como nota prévia, agradeço também penhorado a RAP que tenha descido da sua cruz mediática, dignando-se a esclarecer um comum mortal, um mero bloguiador que realmente não está ao nível de estrelas do quilate de um morango com açúcar, de um gato fedorento ou de uma floribela. Mas, repito, é mesmo muito difícil de lhe responder, sobretudo porque todo o texto do humorista parte de um pressuposto falso: o de que eu teria a "convicção firme" de que uma "certa personagem" que interpretou no último domingo estaria a falar comigo.

Explicando por miúdos, para quem não está a par da história: a tal personagem inventada pelos GF e que, por mero acaso, usava diversas expressões que escrevi num texto aqui no 31 da Armada - "pluralismo democrático", por exemplo - levou a que uma jornalista do 24Horas me telefonasse para a revista de que sou director a perguntar se me sentia retratado. Respondi-lhe que obviamente que não e que seria aliás uma honra descabida se tal fosse verdade. Foi isso que saiu numa coluna que acompanhava a notícia de uma página com a resposta de RAP às críticas dirigidas aos Gato Fedorento a propósito da caricatura do Prof. Marcelo. No meu comentário publicado aqui e no blogue da Revista Atlântico - limito-me de novo a responder - em meu nome e das mais diversas minorias citadas pelo próprio - ao que é dado por adquirido numa notícia do "DN" de que o humorista é aparentemente a única fonte.

E o que diz a notícia? Passo a citar: "vários críticos, sobretudo na blogosfera, entre aplausos, defenderam que a rábula seria uma forma de os Gato tomarem o partido do 'sim' no dito referendo. E, para que a imparcialidade fosse conseguida, sugeriam que o quarteto desse eco da posição contrária. Críticas que explicam o aparecimento de um provedor do telespectador, encarnado por RAP (na foto), e não qualquer género de pressão da RTP ou do seu provedor."

Mais: "As 'vozes críticas usam argumentos bizarros' que partem de uma 'premissa errada', defende o humorista. 'A nossa ideia não era manifestarmo-nos favoráveis ao 'sim'', mas 'criticar Marcelo [Rebelo de Sousa] por tomar uma posição no referendo'. Uma crítica, aliás, igual às que vieram 'dos partidários dos dois lados da campanha', reforça. Isto apesar de 'nós os quatro nunca termos feito segredo de que votamos 'sim' no referendo ou das nossas opções clubísticas. Parece-nos honesto', acrescenta. É motivo para perguntar se Herman José tinha razão quando avisou que não iam ter tarefa fácil assim que entrassem em campos difíceis? "Mandei-lhe uma SMS a dizer: 'Estou-lhe a escrever para lhe dar razão'", revela RAP."

Depois da dita revelação de RAP - cá está, a presença do sobrenatural - a dita notícia segue por ali em diante, com outros pormenores diversos, mas nunca falando do que agora ficamos aparentemente a saber através do blogue dos próprios: os Gato têm afinal sido alvo de diversas tentativas de censura por parte de "gente poderosa", incluindo recados com ameaças. A que a RTP e os próprios têm resistido estoicamente. E muito bem, claro. Só fica a dúvida porque se confundiu, em todas as notícias sobre o assunto, essas repetidas ameaças de gente poderosa com as meras críticas de meros bloguiadores. A culpa deve - só pode - ser dos mensageiros.

Autoria e outros dados (tags, etc)


comentários

Sem imagem de perfil

De Isso mesmo pá a 20.07.2007 às 21:44

Sieg Heil!
Sem imagem de perfil

De Dr. Kanimambo a 12.09.2007 às 18:55

FASCISTAS!!!!! fogueira com eles!!!!!
Imagem de perfil

De martincreasy a 20.10.2007 às 20:21

Minhas caras e meus caros,
Independentemente dos propósitos de cada um dos intervenientes neste blog e nos do GF , a verdade é que o que interessa é podermos, sem excepção, expressar o que sentimos (e o que não sentimos). Sou um português que, no que diz respeito à tolerância, sou de brandos costumes. Há excepções, claro está. Fui habituado a respeitar a opinião do outro apesar dos arrepios que a dita me possa causar. Outra coisa seria se, em vez de uma opinião intolerante, existisse uma acção intolerante. (E mesmo assim, há quem defenda que uma opinião intolerante é o rastilho para acções intolerantes e, por tal, intolerável).
Acho que há espaço para todos. E, já agora: uma sugestão (e espero que não me levem a mal) - proponho que, em qualquer opinião expressa neste espaço (e noutros) se evite o uso de linguagem, digamos, pesada. Dir-me-ão: não será mais grave o uso de vocábulos racistas ou xenófobo do que um simples vernáculo que, afinal de contas, é bem português e como tal, passível de ser usado e até sabe tão bem quando queremos mandar um pulha para a outra banda? (Bolas, é verdade. Têm razão). Ainda assim, seria sinal de que continuamos a crescer/amadurecer como sociedade se tentarmos utilizar expressões férteis em vez de "armas" escritas cuja intenção possa ser, tão só, ofender, violentar, humilhar, discriminar, espezinhar ou amordaçar.
Repito: não me levem mal. Somos livres de escrever o que quisermos. Mas, se não se importam, pensem na minha sugestão.
Cumprimentos e Abraços.
P.S. - G'andas Lobos.
Sem imagem de perfil

De Conde da Vila a 13.11.2007 às 12:04

Estão a bater muito fraquinho!
Batam com mais força!
Falem de mim! Eu sou importante! Eu sei dar recados! Conheço umas pessoas! Vou criar uma revista!
Sem imagem de perfil

De JD a 22.11.2007 às 16:48

Enfim.
Ao que isto chegou.
Sem imagem de perfil

De Kiko Maia a 23.12.2007 às 19:42

Pá tu tens a mania que
és quem?? Juro que me metes asco... e só te digo isso porque estou num dia bom! se não eu dizia-te das boas e das .... não me lembro do provérbio ) acho que é melhores!!
Portanto psssss cala-te ok???
Sem imagem de perfil

De Vicissitude a 24.12.2007 às 22:44

Fiz scroll a uns quantos posts e percebi o tipo de fel que por aqui corre.

Não quero entrar em partidarismos, mas sejamos francos, o sumo dos Gato Fedorento (é assim que se escreve?), já se esgotou faz 5 anos.
O lingrinhas, aquele comunista é chato, é autênticamente PARVO e as piadas e sátiras e aquela cara feia está em todo o lado, seja em anúncios desse faustoso grupo ou naquilo..da..da.. Portugal qualquer coisa.
Só resta o gordinho que tem pinta de panasca que acabou de sair da Católica com o curso pago pelos pais que por sua vez têm uma clínica na Defensor de Chaves.
Esse escreve no Público não é?!
Quanto ao resto nem os conheço, só raramento vejo um atrasado lá no meio dos outros dois atrasados a fazer figura de parvo que quer ser parvo, ou acha que tem piada.
A piada dessa quadrilha dá cabo da nossa geração, cria padrões idiotas, amolece as invectivas e parodeia o que merece atenção e minuciosidade.
Sou dos que bota abaixo esse grupo infame.
Chateiam, são alegres e leves e já miam sem saberem do que falam.
Tornam o chincalho um capricho e a inutilidade da crítica um fulgor.

Tenho dito.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 02.01.2008 às 23:31

Tens dito? Mais valia estares calado....
Sem imagem de perfil

De JoséSocrates a 26.03.2008 às 12:40

Epá lambe me o escroto...dorde cotovelo é f...lixado

PPM! PPM! PPM! PPM! PP!

Ja agora PPM que tens a dizer sobre a professora que levou "porrada" no porto?
Sem imagem de perfil

De Miguel Pena a 26.09.2008 às 03:35

Caro amigo Vicissitude,

A inveja é coisa feia. Torna-nos amargos, incapazes e cínicos.

Posto isto, gostava de perceber qual o seu problema com pessoas que tiraram o curso na católica (pago com o suor do meu corpo) e que têm estabelecimento na Avenida Defensores de Chaves (pago com o suor do corpo do meu avô e do meu tio). São pessoas medíocres e mesquinhas como você, que se preocupam com o que os outros têm ou fazem, que dão uma cor tão característica à nossa sociedade. Sabe que cor é? Cor de burro quando foge. É verde de inveja, amarela de cobardia, preta de cegueira e azul de marasmo. A sua cor é, afinal, um misturar de cores ocres e azedas. Quando me deitar hoje, vou rezar um pai nosso por si. Sempre peço força para perdoar a quem me ofendeu e ao mesmo tempo pode ser que alguém lá em cima se aperceba que quando o estavam a fazer meteram um vendaval na sua cabeça em vez de um cérebro.

Certas pessoas andam próximas de se afogar no seu próprio fel. Caso ainda não tenha percebido, você é uma delas.

Quanto ao resto do seu comentário, de tão vazio de significado que é, deixo-lhe apenas uma nota: fraquinho fraquinho...

Passe bem
Sem imagem de perfil

De JoséSocrates a 26.03.2008 às 12:35

O PPM devia ter ganho o concurso do melhor Português...mas como ninguém o conhece de tão estupido que é...ganhou outro estupido no lugar dele...O SALAZAR...só de ter escrito este nome acho até que arranjei uma micose no escroto...
Minha gente, vejam bem a coisa:
1º O PPM pode ser para além do nome do senhor(epa se ele é senhor eu sou rei), o nome do partido deste, Partido dos Parvinhos Mediucres.Ai pq o PPM n tem mais uns qntos apelidos para eu dizer...Mediocres que opinam sobre questões às quais nada sabem mas mesmo assim opinam so porque um dia nasceram da barriga de alguem....

2º Epa nao é que este sinhor xD me arranjou mesmo uma micose no escroto? estou pior que o zé diogo quintela!
3º como atras alguem disse:
"Nao tens mulher?"
epa se tens aproveita! Vai fazer algo de util à sociedade, desde que nao cries alguem como tu...

PS: Eu pessoalmente nao queria ofender ninguem...masé que eu estava muito bem a ler o blog dos GF(curti esta cena das siglas), e dei q sem qrer carreguei la num link.

Saudações, o primeiro, perdão, o sósia do Priemeiro Ministro, José Sócrates
Sem imagem de perfil

De Gato Vadio 1972 a 04.04.2008 às 00:28

Depois de tudo o que aqui li e para além de me rir á fartazana com determinadas opiniões e comentários,devo referir que:
-É de facto degradante,que algumas pessoas queiram fazer crer que pelo facto da maioria dos gatos,serem esquerdistas,está directamente relacionado com o humor que praticam,que é simplesmente genial (e sim,sou do PSD).
-Também seria conveniente que alguns dos autores de determinados post's,procurassem no dicionário o significado de "sátira".
-Não me choca minimamente que qualquer deles utilize a sua condição de "figura pública" para opinar,sobre qualquertema,mesmo os mais delicados como a questão do referendo ao Aborto (eu faria o mesmo),até porque o facto de serem "figuras públicas" não lhes retira,nem lhes acrescenta mais ou menos direitos que a qualquer outro cidadão,a diferença é que aparecem na televisão ao contrário da maioria dos restantes comuns mortais.
-Para terminar,são BENFIQUISTAS o que lhes dá total legitimidade,para dizerem o que lhes der na real telha,porque de facto os gajos são mesmo bons naquilo que fazem...um recadinho para os criticos...Séc. XXI pessoal,hum...não vos diz nada???Que tal tirar as palas dos olhos e expadir os horizontes?
Sem imagem de perfil

De dizi izle a 03.10.2010 às 15:53

very nice posts thank you
javascript:nicTemp(); (http://fatmagulunsucune-sonbolumizle.blogspot.com/)

Comentar post