Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A RTP e Rui Rio...

por Nuno Gouveia, em 21.06.09

Quem segue Rui Rio no Twitter não tem deixado de reparar nas críticas que o actual presidente da Câmara do Porto tem efectuado à cobertura realizada pela RTP. A verdade é que na última semana assistimos a dois exemplos de um grave alheamento da televisão estatal a iniciativas da cidade do Porto: a inauguração do Sea Life Center e a apresentação pública do novo projecto de remodelação do Palácio de Cristal, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade. Enquanto as estações privadas fizeram o seu trabalho, tendo coberto os eventos, a RTP optou por ficar em casa. Isto apenas para referir duas cerimónias mediáticas que a RTP simplesmente ignorou recentemente. Segundo li no JN, a televisão pública apenas cobriu este ano duas iniciativas da edilidade portuense. Se formos comparar com a cobertura realizada em Lisboa pela RTP, que é liderada pelo socialista António Costa, estou certo que os números serão brutalmente diferentes.

 

Para cúmulo desta parcialidade que a RTP tem dedicado a Rui Rio, adivinhe-se quem é que escolheram para comentar o trágico desaparecimento do militante histórico do Partido Socialista, Carlos Candal? Nada menos que a independente Elisa Ferreira, que por acaso é candidata à Câmara Municipal do Porto, e que tem tido uma inusitada atenção por parte da estação pública. É para isto que existe uma televisão do estado? Para proteger os interesses do partido de governo?

 

A pergunta que se deve fazer é: qual a razão da RTP estar a ignorar por completo as iniciativas da Câmara Municipal do Porto em pleno ano eleitoral, isto para não falar das acções de campanha de Rio Rio, que também têm passado completamente ao lado da televisão? Numa estação paga por todos os portugueses, a isenção e imparcialidade é uma exigência absoluta. Será que a RTP irá assumir a posição anglo-saxónica de declarar o seu apoio a uma candidatura? Não que precisem, mas pelo menos seria mais honesto…


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De Lopes a 21.06.2009 às 23:17

E a entrevista da RTP a Elisa Ferreira no funeral de Carlos Candal? É o cúmulo da falta de vergonha e de um descarado aproveitamento! Havia no funeral dezenas de pessoas de Aveiro e da fundação do PS que viveram e partilharam com Candal uma vida de luta pela democracia e pelos ideais republicanos, incluindo até organizadores do Congreso Democrático! Porquê desprezar essas dezenas e entrevistar Elisa Ferreira? Quem é a senhora na vida e obra de Carlos Candal?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.06.2009 às 23:57

O que aconteceu foi um desrespeito pelo Fundador. Uma independente candidata ao Porto a comentar o funeral em aveiro para a RTP... não há memória! Sei que o partido está mal e que o Porto é importante... mas isto?
Sem imagem de perfil

De tric a 22.06.2009 às 00:07

"(...)Para cúmulo desta parcialidade que a RTP tem dedicado a Rui Rio, adivinhe-se quem é que escolheram para comentar o trágico desaparecimento do militante histórico do Partido Socialista, Carlos Candal? Nada menos que a independente Elisa Ferreira(...)"

situação "identica" se passa na iisentissima SIC-Noticias, a quem é que pedem para comentar sobre a vida interna do PSD!!!??? ao imparcialissimo independetissimo Pedro Marques Lopes(=Pedro Passos Coelho)
Sem imagem de perfil

De João Luís Gonçalves a 22.06.2009 às 09:47

E deixe-me acrescentar. Essa figura faz no Rádio Clube português, um programa que começa com: politicamente informado... politicamente independente... politicamente influente! Quanto ao 1º não sei. Agora quanto ao segundo e terceiro pontos: por favor. Independente não é de certeza. É mais PS-Sócrates que PSD. Influente?! Só se for para os seguidores do PPC, porque de resto... não me incomoda a sua (falta) de influência. Irrita-me a personagem. Aquela arrogância e aquela soberba de quem foi inventado pelos media e já sabe tudo!
Sem imagem de perfil

De Joaquim Amado Lopes a 22.06.2009 às 00:11

Ainda bem que o Nuno Gouveia está atento a estas coisas, logo desde o início, e não tem papas na língua.
Esperemos que, confirme as semanas forem passando e a parcialidade da RTP se fôr tornando evidente para mais pessoas, outros sigam o seu exemplo.
Sem imagem de perfil

De SeaKo a 22.06.2009 às 01:31

Uhmmm....

2009-06-12 Já chegaram a Portugal os Peixes para o Sea Life - http://tinyurl.com/lq34yr
2009-06-12 RTP seguiu viagem de criaturas marinhas para o Porto - http://tinyurl.com/lee84t
2009-06-15 Sea Life abre hoje no Porto - http://tinyurl.com/me8gyt

Realmente...alheamento total!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 22.06.2009 às 04:05

Isso foi o documentário da marcha dos peixinhos. Só vi ingleses a falar e o pessoal da logística.
O Rio não esteve na inauguração? Ou foi a RTP?

Quando voltar as obras do Terreiro do Paço na RTP, espero que só entrevistem os engenheiros e os pedreiros.
O Costa que não apareça na imagem, ok?
Imagem de perfil

De Nuno Gouveia a 22.06.2009 às 04:33

"Seako",
Talvez não saiba ler ou interpretar um texto, coisa que uma criança de 9 anos certamente saberia...

Se soubesse teria reparado na frase:
"inauguração do Sea Life Center e a apresentação pública..."

De resto, o comentário anterior já disse tudo o que era preciso...

Curiosamente conheço certa personagem que também não sabe ler textos, deturpando o que está escrito, e costuma colocar links cortados no Twitter. Uma triste personagem, essa que por aí anda...
Sem imagem de perfil

De Pedro Lopes a 22.06.2009 às 09:02

O Rio tem de renovar o número. Continua a atribuir culpas à Porto 2001 (já passaram 8 anos!) e a ter na RTP o inimigo externo que tanto lhe convém.

O twitter do Rui Rio é ridículo. Quando chegam as ideias e fica para trás o queixume?
Sem imagem de perfil

De João Santos a 22.06.2009 às 12:02

A RTP não tem que publicitar iniciativas da Câmara do Porto, nem de nenhuma outra Câmara. Até fica mal ao Dr Rui Rio dizer que a RTP não noticia acções da CM do Porto. Ou seja, está a admitir que está a utilizar dinheiros públicos em campanha! Não lhe falta um bocado de vergonha?

Comentar post