Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Quem se mete com o Zezito leva II

por Nuno Gouveia, em 13.07.09

Eu percebo que estas suspeitas públicas tenham provocado no director da TSF algum mal estar, quando é colocada em causa a sua isenção, e principalmente, a sua independência relativamente às pressões do governo. E não duvido da sinceridade das suas palavras. Mas há algumas questões que ficam no ar com este afastamento:

1 - O Primeiro-ministro pressionou de que forma a TSF? Essa parte da notícia não foi desmentida, pelo que não deixa de ser estranho que passado pouco mais de um mês essa mesma jornalista seja "afastada" das suas funções na área de política;

2 - Não duvido quando o Paulo Baldaia diz que a jornalista irá continuar em funções até depois das eleições. Mas que imagem transmite ao afastar uma jornalista que teve um conflito com o Primeiro-ministro? O que será que outros vão pensar quando tiverem em "mãos" algum assunto incómodo para o governo? Provavelmente poderão pensar que compensa ser mais suave, e assim não existir sequer a possibilidade de sofrerem represálias... Mesmo que estas não existam.

3 - O timing deste afastamento é também ele questionável. Quando se está a preparar o extenso período da campanha eleitoral, poderá haver na Controlinveste uma missão fundamental para todos os jornalistas: evitar que o gabinete de Sócrates ligue. Até pode nem ser verdade, mas o grupo que detém o JN, o DN e a TSF tem sido acusado de ter uma política editorial pró-governamental. Com esta posição, pode haver quem pense que não serão tolerados desvios a esta orientação.

Recordo-me quando comentadores eram chamados a Belém devido a pressões do governo sobre determinada estação de televisão. Houve tempos ainda em que pressões do poder político sobre a comunicação social eram consideradas intoleráveis. Mas com este governo, passaram a ser consideradas normais, e já ninguém liga. É a claustrofobia democrática que Paulo Rangel falava há uns anos, agora acentuada pela falta de vergonha dos gabinetes ministeriais.

Autoria e outros dados (tags, etc)


comentários

Sem imagem de perfil

De tric a 13.07.2009 às 14:46

como se o Boss da TSF não soubesse isso tudo!!  O objectivo desta decisão é condicionar claramente os jornalistas da casa ... pois, caso não pretendesse os condicionar, esta decisão seria neste momento, apenas comunicada à propria ( com a garantia que so seria tornada publica depois das eleições)!! ou mesmo depois das eleições, para que não tivesse interferencia no ambiente de trabalho nem nos jornalistas que trabalham com a editora!!, durante este periodo eleitoral!!, mas pelos vistos até ja escolheram o substituto!!!...

o objectivo foi condicionar!!!!



Sem imagem de perfil

De Nuno Santos a 13.07.2009 às 14:49

Começa a ser evidente que quem se mete com ele leva... até o próprio assessor... http://celsoferreira2009.blogspot.com/2009/07/comunicado-do-psd-de-paredes-socrates.html (http://celsoferreira2009.blogspot.com/2009/07/comunicado-do-psd-de-paredes-socrates.html)

Comentar post