Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Bloguismo de investigação

por Vasco Campilho, em 27.07.09

Decorreu hoje a #BlogConf, conferência em que o Primeiro-Ministro foi interrogado por 20 bloggers da nossa praça, entre os quais Rodrigo Moita de Deus em nome do 31 da Armada. No site oficial da conferência encontra-se a seguinte informação:

 

A BlogConf terá transmissão web aberta, graças ao SAPO.pt

 

A transmissão, no entanto, foi interrompida pouco depois do seu início. Eis como António Costa Amaral, um dos bloggers que assistia à distância, relata o sucedido:

 

17:40 - nem imagens nem som - "Por motivos técnicos interrompemos a transmissão."

17:38 - afinal agora há imagens, o Sócrates entra no recinto

17:33 - chego atrasado ao computador. riscas coloridas. terei isto mal configurado?

 

A mira técnica usada para substituir a transmissão ao vivo pode ser vista aqui. Durante várias horas, não se falava de outra coisa no twitter (atenção: linguagem em uso figurativo). Algumas explicações dos organizadores:

 

Carlos Zorrinho: Lamento não estar a ser possível a transmissão "webcast" mas quem faz disso a questão central está afectado de "deslumbramento" tecnológico!

 

Jorge Seguro: Peço desculpas por não conseguirmos colocar online a #blogconf . Faremos todos os possíveis para a colocar online, o mais cedo possível.

 

Paulo Querido: eu não sei ainda o que falhou, mas assim que souber, explicarei sucedido,. na medida do que for possível

 

Note-se que Carlos Zorrinho é o coordenador nacional do Plano Tecnológico, que todos os possíveis de Jorge Seguro não chegaram para restabelecer a transmissão em directo, e que ainda esperamos as explicações possíveis de Paulo Querido.

 

Entretanto, confrontada com a questão, Maria João Nogueira, responsável do SAPO, afirmou o seguinte: Se há coisa que eu não digo (por não ser verdade) é que o #fail tenha sido nosso. Do nosso lado estava tudo ok e a postos. Também Rui Grilo, dado como co-organizador do evento por Jorge Seguro, asseverou: A @jonasnuts e o @sapo não tiveram culpa nenhuma na falha de transmissão da #BlogConf.

 

 

Recapitulemos agora o que está factualmente estabelecido:

 

  1. A transmissão online da #blogconf estava prevista desde o início do evento.
  2. A transmissão online foi iniciada e interrompida nos minutos que mediaram a chegada de José Sócrates ao local.
  3. Foram alegados problemas técnicos para justificar a interrupção, tendo havido pedidos de desculpa dos organizadores pelo facto.
  4. A responsabilidade do SAPO foi posta fora de causa, tanto pela equipa técnica como por fontes próximas da organização.

O que se sabe sobre este caso leva a colocar as seguintes questões:

  1. Se o SAPO não é responsável pela interrupção da transmissão online, qual foi a causa que originou a interrupção?
  2. Porque razão não foi possível reparar essa mesma causa?
  3. Estavam ou não previstos planos de contingência para o caso de uma falha técnica? Se sim, porque não foram activados?
  4. Se  a interrupção da transmissão da #blogconf não foi responsabilidade do SAPO, em que medida se pode dizer que se tenha tratado de uma falha técnica?

Estas questões merecem uma resposta de todos os envolvidos: organizadores, SAPO, e naturalmente do gabinete do Sr. Primeiro-Ministro.


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De g_l a 27.07.2009 às 23:01

Claro. - - Sou apoiante de José Sócrates e concordo com as questões aqui colocadas.
Sem imagem de perfil

De Amêijoa Fresca a 27.07.2009 às 23:05

A coisa foi tão avançada


para o comum dos mortais,


a tecnologia desgraçada


de delírios transcendentais.


 


De capotes sacudidos,


culpando a tecnologia,


os engenhos iludidos


por electrónica virologia.


 


É tanta fantochada


da tralha tecnológica,


ficando manchada


de sujeira escatológica.

Sem imagem de perfil

De tric a 27.07.2009 às 23:11

ca para mim nem houve nenhuma falha tecnica!! era uma iniciativa que poderia trazer imprevisiveis e toda a gente sabe, que Socrates adora e move-se constantemente em ambientes controlados ! ao que parece nem os bloguers convidados podiam filmar a iniciativa! e como as imagens valem mais que mil palavras, mais vale prevenir do que remediar...  mas como você diz, que se expliquem os intervenientes do processo!!???
Sem imagem de perfil

De Manuel Cintra a 27.07.2009 às 23:55

Se assim fosse, porque é que Sócrates iria anunciar a transmissão? Não se fazia o debate com bloggers e assunto encerrado. Dor de cotovelo da direita, que não pode ver que é o PS a ter novas ideias e formas inovadoras de comunicar. As redes de nova geração, nas quais o Governo tem investido, ajudarão Portugal a tornar-se num país lider também nesta matéria e ajudarão a que estas anomalias técnicas sejam menos prováveis 
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.07.2009 às 01:40


"Dor de cotovelo da direita, que não pode ver que é o PS a ter novas ideias e formas inovadoras de comunicar."

isto é mais um propaganda dos pinoquios socretinos! o Paulo Rangel ja tinha feito uma iniciativa semelhante, mas como agora o Socrates o imitou, a imitação transforma-se em " novas ideias e formas inovadoras de comunicar", bahhh...

"Se assim fosse, porque é que Sócrates iria anunciar a transmissão? Não se fazia o debate com bloggers e assunto encerrado."
 
aguardemos pelas explicações do Paulo Querido e dos demais intervenientes! tudo em Socrates, me cheira a intrujice...
Sem imagem de perfil

De Manuel Cintra a 27.07.2009 às 23:50

A dor de cotovelo é muito feia. Mais uma para se coçarem http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Socrates-entrega-computador-simbolico.rtp&headline=20&visual=9&tm=9&article=235046 (http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Socrates-entrega-computador-simbolico.rtp&headline=20&visual=9&tm=9&article=235046)
Sem imagem de perfil

De JPA a 28.07.2009 às 11:47

Ó Manuel Cintra, enquanto se baba com o milhão de Magalhães do amado líder, proponho-lhe um exercício: tente meditar sobre estas duas questões:

  1ª - Quanto pagaram os contribuintes por cada Magalhães (incluindo TUDO como, por exemplo, o valor do terreno que a câmara de Matosinhos ofereceu à J Sá Couto).

  2ª - Quantos dos pais dos felizes beneficiados não trocavam o Magalhães do filho por um mês de renda de casa? Ou por umas horitas de explicações para aprender a ler e a escrever?

  JPA

Comentar post