Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




[Escolhas] sectárias? Et pour cause

por Carlos do Carmo Carapinha, em 06.08.09

Declaração de interesse: tenho mais respeito por Kim Jong-Il do que por Pedro Passos Coelho. Aquele é um pequeno ser humano amarelo – not my cup of tea no que respeita a cores mas, segundo dizem, os gostos não se discutem – que, com notável convicção e relativa coerência, sabe o que quer e denota uma noção muita clara do seu lugar no mundo (ainda recentemente recebeu a visita do Sr. Clinton, que lhe entregou um bilhetinho de Obama onde se podia ler “You tiny little piece of shit: either you release the journalists or you will finaly taste the luxurious flavour of your own plutonium”, ao que ele voltou a compreender na perfeição qual é a sua posição no mundo). Este – Passos Coelho – pensa saber o que quer para o país (na realidade não sabe, nem nunca ousou anunciar o que quer que fosse de relevante ou mais ou menos coerente para além do pauperismo inerente a meia dúzia de banalidades «liberais» apreendidas nas universidades de Verão, ao longo de anos de militância como jotinha) e tem uma noção de si próprio tão desajustada e divertida (é divertida aquela pose de diplomata com voz de James-Mason-da-linha) como a de Manuel Monteiro quando anunciava a refundação do sistema democrático com o projecto da Nova Democracia.

 

No meio das manifestações enfáticas, de indignação e quase revolta ou desmaio, em relação às escolhas de Manuela Ferreira Leite, espantam-me, ou melhor, despertam-me uma certa curiosidade (já nada me espanta, hoje em dia) as do pessoal próximo do PSD (por militância, simpatia ou proximidade ideológica). As reacções da esquerda são mais ou menos previsíveis. Entre o clamor ruborizado e robespierriano de Francisco Louçã (os ricos, meu Deus, os ricos!) e a reacção intelectualmente honesta dos justos e progressistas SIMplexos, nada de novo.

 

Envergando a camisola amarela do pelotão das reacções «menos positivas», encontra-se a reacção face à exclusão de Pedro Passos Coelho, seguida do putativo regresso dos cavaquistas (as supostas «velhas carcaças», portanto).

 

Quanto ao tenebroso regresso dos cavaquistas, Manuela Ferreira Leite enveredou pela escolha de gente que conhece e que, sejamos minimamente honestos, não envergonha ninguém do ponto de vista «técnico».

 

Em relação a Pedro Passos Coelho, desculpar-me-ão a franqueza mas há uma pergunta que se impõe: estavam à espera do quê? Desde que Manuela Ferreira Leite ganhou as eleições no PSD, houve dois destacados antagonistas que, durante meses, pavonearam o seu mal disfarçado incómodo perante o resultado das mesmas - a tal ponto que transformaram Pedro Santana Lopes num aristocrata, tamanha foi a discrição e a elegância do seu poder de encaixe. Um, bem mais bárbaro ou, se quiserem, directo/brutal/primário: Luis Filipe Menezes. Outro, bem mais fino ou, se quiserem, subtil/elegante/suave: Pedro Passos Coelho. O emudecimento de Luis Filipe Menezes (pelo menos para já) quanto às escolhas de Manuela Ferreira Leite, revela uma réstia de pudor. Já Pedro Passos Coelho, achou por bem voltar à fase das «opiniões» e, dentro do estilo estou-aqui-estou-me-a-passar-mas-não-consigo-porque-sou-um-pouco-plástico, decidiu opinar sobre si próprio e a sua não escolha (em sim mesmo um portento de desinteresse e humildade). Esperaria o quê? Que Manuela Ferreira Leite o colocasse no Parlamento? Que eu saiba, os compromissos e as alianças de natureza política fazem-se com base em critérios de confiança, cumplicidade e lealdade orgânica. Pedro Passos Coelho ficou de fora? Ficou e, do ponto de vista de um líder partidário, bem. Com esta atitude Manuela Ferreira Leite demonstrou coragem (era bem mais simples «passar-lhe a mão pelo pêlo» a troco de uma paz podre) e, acima de tudo, demonstrou que não é hipócrita. Teria sido imprudente caso o preterido fosse uma sumidade com créditos firmados, dono de uma «estrutura» intelectual inestimável. Parece-me não ser o caso.

 

Por último, uma palavra sobre a suposta «renovação adiada». Agradecia que me dessem exemplos de casos concretos de «renovação» nos dois partidos do poder (PS e PSD), no pós-25 de Abril, em sede de listas eleitorais, para além de meia dúzia de «novas» caras que vão surgindo aqui e ali. Atenção: não confundir listas com elencos governativos. E se me apresentarem exemplos, expliquem-me, depois, onde e quando se manifestou essa «renovação». Obrigado.


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De lagarto a 06.08.2009 às 18:35

Quem fala assim não é gago! Esse pavão foi bem posto "na rua" !!
Sem imagem de perfil

De RAMIRO LOPES ANDRADE a 06.08.2009 às 20:16

Quinta-feira, 6 de Agosto de 2009 PORTUGAL CAMINHA ALEGREMENTE EM DIRECÇÃO AO ABISMO CAROS CONTRIBUINTES NÃO TENHO PALAVRAS PARA DESCREVER O NOJO QUE SINTO POR TODOS OS POLITICOS PORTUGUESES. VENDO AS DECLARAÇÕES DE MANUELA FERREIRA LEITE / ZEZINHO SOCRATES / FRANCISCO LOUÇÃ / PAULINHO PORTAS E OUTROS BICHOS E " BICHAS " MAIS, FICO ESTARRECIDO ...................................................... PARECEM UNS BICHOS A VOLTA DA CARNIÇA DE NOSSOS IMPOSTOS. ORA VEJAMOS : O DEFICIT NOS PRIMEIROS SEIS MESES JA PASSA DE SETE MIL MILHÕES DE EUROS ( ATÉ AO FIM DO ANO CERTAMENTE PASSARÁ DE 8% ) O RECUO DO PIB JA PASSA DE 4,5 % NOS PRIMEIROS SEIS MESES DE 2009, E AINDA VAMOS EM AGOSTO, DEVERÁ PASSAR DE 7% A QUEDA NAS EXPORTAÇÕES PASSA DE 35% A QUEDA DE RECEITAS DOS IMPOSTOS JÁ VAI EM 21% O DESEMPREGO JÁ PASSA DE 600000 ( SEISCENTAS MIL PESSOAS ) A CORRUPÇÃO ESTÁ EM NIVEIS NUNCA VISTOS EM TODA A SOCIEDADE PORTUGUESA SOMOS UM POVO DE CARNEIROS, UM BANDO DE BOVINOS AMESTRADOS, E MACAMBUZOS. ISTO DOI SÓ DE ESCREVER, MAS ESTA QUE É A VERDADE. ENQUANTO NOS ENTRETERMOS COM OS QUATROS F`S ESTAMOS TRAMADOS. FÁTIMA FADO FUTEBOL FLORIBELA QUANDO VAMOS ACORDAR ? O QUE PRECISA ACONTECER PARA A SOCIEDADE ACORDAR ? NÃO TEMOS ALTERNATIVAS A ESTES POLITICOS CORRUPTOS QUE ESTÃO DISPONIVEIS. SOMENTE A ABSTENÇÃO ELEVADA, E AS CONSEQUÊNCIAS DESTA RESPOSTA PODERÁ DAR O EMPURRÃO PARA A MUDANÇA. NÃO É A MANUELA FERREIRA LEITE E O ZEZINHO SOCRATES QUE VÃO MUDAR ALGUMA COISA. ABSTENÇÃO EM FORÇA PORTUGUESES, MOSTREMOS DE QUE FIBRA SOMOS FEITOS. UM ABRAÇO DEMOCRATICO. RAMIRO LOPES ANDRADE ramirolopesandrade.blogspot.com Publicada por RAMIRO LOPES ANDRADE em 19:17 0 comentários Hiperligações para esta mensagem Etiquetas: POLITICOS PORTUGUESES CORRUPTOS - LADRÕES DE MEUS IMPOSTOS - LIMITE DO SUPORTAVEL
Sem imagem de perfil

De Ema a 07.08.2009 às 01:50

Não o quero ofender, mas está lúcido? No seu perfeito juízo?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.08.2009 às 22:20

Acertar contas, pagar favores e colocar os amigos. Foram estes os critérios de Manuela Ferreira Leite na elaboração das listas de deputados por Lisboa, no entender da distrital laranja da capital, que entrou em ruptura com a direcção nacional do partido.

Uma só palavra: uma lista vergonhosa!! Não têm o meu voto!
Sem imagem de perfil

De Carlos P. Lima Santos a 07.08.2009 às 10:12

Não têm, claro, porque já não tinham nem alguma vez tiveram, não é, ó corajoso? 
Sem imagem de perfil

De dutilleul a 08.08.2009 às 00:17


Oooooooooooooohhhhhhhhhhhh! E a Dr.ª Manuela que já o julgava no papo… Então deixou de preferir para passar a ter medo?


BUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Sem imagem de perfil

De Manuel Ferreira a 06.08.2009 às 22:22

O Luis Filipe Meneses está calado? Posi está, O filho foi para 8º da lista do Porto!! Uma vergonha!!
Sem imagem de perfil

De António Fiúza a 07.08.2009 às 09:22

Não teve coragem de afrontar o dono do Porto. Deve ser muito poderoso.
Sem imagem de perfil

De JL a 06.08.2009 às 23:22

Que se foda, concordo!
Sem imagem de perfil

De Ed a 07.08.2009 às 00:11

A Manuela, de facto, não quer ganhar as eleições, porque não quer levar com a herança socrática, muito pior que a guterrenta que apanhou em 2002.

Para tal, resolveu não engolir nem um sapo. se, mesmo assim, ganhar, "a new star is born" e talvez possamos esperar um futuro de jeito,
Sem imagem de perfil

De Ema a 07.08.2009 às 00:30

Desculpe a pergunta, mas o que é que anda a tomar? É melhor consultar um médico, pois algo não está a correr bem com  sua consciência temporal. Ela é a base de tudo "men"...
Sem imagem de perfil

De S. Correia a 07.08.2009 às 01:52


Ora até que enfim que vejo um post a questionar o valor desse tal "jovem" Passos Coelho. É que por muito que já tenha lido das indignações pela exclusão do homem da lista de candidatos a deputados da Nação ainda não consegui perceber que obra lhe é conhecida para tanto barulho!
Sem imagem de perfil

De V. Pires a 07.08.2009 às 01:54

Mas será possível que alguém acredite no poder da abstenção a não ser para gramarmos com mais Sócrates em cima?! Não votem, não, depois queixem-se!
Sem imagem de perfil

De Zé Pensativo a 07.08.2009 às 04:14

Muito bem, mas Pedro Passos Coelho  «subtil/elegante/suave»? Subtil? Elegante? Suave?
Sem imagem de perfil

De Arnaldo Ventura a 07.08.2009 às 10:05

Haja alguém neste espaço que não seja um pró-Passos Coelho!

Comentar post


Pág. 1/2