Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




31tv

por 31, em 10.08.09

Daqui a pouco, o 31 da Armada vai estar na TVI.


comentários

Sem imagem de perfil

De Ricardo Leitão a 10.08.2009 às 20:56


Caros amigos,

Fiquei impressionado com a vossa atitude... Confesso até que me emocionou um pouco ver aquela bandeira ao vento. A monarquia é um sonho para mim também. Não posso, ainda assim, deixar de vos falar de uma questão que me atormenta. Tenho estado atento a todos os movimentos monarquicos e o que me parece ser o problema fundamental de todos é o sectarismo ideológico. A Monarquia deve estar acima da esquerda e da direita, deve ser absolutamente possível ( e também desejável) ter gente de esquerda (moderada bem entendido) defensoras de um estado monárquico. Enquanto as fileiras não se abrirem e o povo olhar os monárquicos como meninos bem, com passado aristocrata e cursos da católica não vamos longe. O PPM assusta-me, por exemplo. Aquilo são os monárquicos? Não podem os monárquicos ser progressistas? Têm que ser conservadores em tudo? Dizer não ao aborto e ser machistas? Não serão as monarquias europeias exemplos a seguir? Acho que continuamos reféns dos valores anteriores a 1910. Compreendo a nostalgia, o sentimento de orfandade, o desespero de ver um carvernícula como o Sr. Anibal como chefe de estado, mas bolas, andemos para a frente!   
Bem, e de resto, no que à restauração da monarquia diz respeito, e às iniciativas mais radicais, contem comigo. tenho um pequeno carbonário dentro de mim... mas ao contrário, claro.

um abraço

Ricardo Leitão.
Imagem de perfil

De Nuno Castelo-Branco a 10.08.2009 às 21:23

Anda distraído,  caro Ricardo Leitão. Dê uma vista de olhos na blogosfera e verificará como está enganado...Image
Sem imagem de perfil

De Ricardo Leitão a 11.08.2009 às 00:25

Caro Nuno,

Uma árvore não faz uma floresta. Mais de 90% dos que se dizem monárquicos fazem a apologia dos valores de direita, do catolicismo e conservadorismo ético. É esta a mensagem que passa para o povo, que em vez de sentir a monarquia como sua, sente-a como um regime (que não é), e pior que isso, um regime de privilégios de uma classe. Bom, mas se admito que esteja distraído nalguns casos, se assim é por favor elucide-me.

Abraço.
Imagem de perfil

De Caravaggio a 11.08.2009 às 10:53

Oh Nuno: gostava saber porque é que pões "UM TRACINHO " entre o castelo e o branco.
Sem imagem de perfil

De Ricardo Leitão a 17.08.2009 às 14:36

Sabe, Nuno, o que queria dizer-lhe é que não há nenhum movimento organizado, partidário ou cívico que represente os monárquicos com ideias mais progressistas sociologica ou ideologicamente falando. É isso que falta. Mesmo no seu blog, que acabei de visitar, é inevitável ver a simpatia pelos partidos mais à direita, como é o caso das "perguntas certeiras do CDS". Enquanto esta descolagem não se fizer (por muito que lhe custe a maioria das pessoas vêem os monárquicos como meninos bem de direita, aparvalhados, e a dar um beijinho), não haverá real discussão acerca da possibilidade de uma forma de estado monárquica. 
Muitos monárquicos como eu, adeptos de ideais de centro esquerda, que festejam o 25 de Abril, etc, não têm onde se encaixar. Depois, olhando para o PPM e afins... Há uma inevitável vontade de rir, tal é a confrangedora inferioridade cultural e intelectual. Câmara Pereira... Meus Deus!!!! Canta mal o fado mas mesmo assim é muito melhor como cantor que como político. O homem pensa com os pés! 


Sem imagem de perfil

De Artur Reis a 12.08.2009 às 21:42

Pois precisamente, caro Ricardo...

Se calhar é disso que os republicanos têm medo... não é da meia dúzia de monárquicos que aqui vêm dizer que isto é o ínicio de uma revolução... mas será certamente dos conservadores, machistas, sectaristas e retrógadas!

Mas é bem sim senhor... todas as monarquias constitucionalistas parlamentares que conheço têm partidos de esquerda... cheios de eleitores monárquicos!

Que visão aterradora, não?!?!

Comentar post