SABE, OS REIS SÃO MAIS DO QUE ADORNOS. SÃO SIMBOLOS- COMO A BANDEIRA NACIONAL. SIMPLESMENTE, COMO SÃO PESSOAS TORNAM-SE MUITO MAIS CATIVANTES DO QUE OS OUTROS SÍMBOLOS. E ASSIM REALIZAM PLENAMENTE A SUA MISSÃO: UNIR AS PESSOAS NAQUILO QUE LHES É REALMENTE COMUM. A BAGUNÇA FICA PARA O PATAMAR A SEGUIR, QUE É O DA VIDA POLITICA-PARTIDÁRIA, OBVIAMENTE LIGADA À GOVERNAÇÃO. AINDA AÍ OS REIS, COM O SEU PRESTÍGIO E ISENÇÃO CONSEGUEM A TAL MAGISTRATURA DE INFLUÊNCIA QUE SOARES, SAMPAIO OU CAVACO ALGUM NA VIDA CONSEGUIRÃO.
E SABE COMO SE PROVA QUE O POVO SE AFEIÇOA AO REI E SUA FAMÍLIA: PELA FACILIDADE COM QUE QUALQUER PRESIDENTE REPETE O MANDATO. O QUE NÓS QUEREMOS É ESTABILIDADE. SOMOS MUITO DADOS AO PATERNALISMO. BEM OU MAL SOMOS ASSIM.
Não é preciso gritar! Um bom Líder é um simbolo natural, independentemente da sua origem, já dizia o Weber (esta é para o Sr. Castelo-Branco que gosta tanto de citações)! Não é preciso descender de ninguém para se ser um bom Líder e um bom servidor da "Res Publica". E não é preciso arrastar consigo uma data de donatários com os seus pergaminhos bafientos que só lá estão porque descendem de alguém! O Paternalismo??? Isso faz-me lembrar outro senhor que dizia que os Portugueses precisavam de alguém para tomar conta deles, mas nem esse quis chegar-se perto da Monarquia. Foi esperto, logo no primeiro vislumbre virou as costas e nunca mais pensou niso!