HÁ UMA HISTÓRIA RIGOROSAMENTE VERDADEIRA: QUANDO O A. COSTA ERA DEPUTADO, AINDA NO REGIME MONÁRQUICO, EM PLENO PARLAMENTO DISCUTIA-SE A QUESTÃO DOS ADIANTAMENTOS. A CERTA ALTURA O A. COSTA, DEPUTADO, DISSE, NO USO DA PALAVRA: «POR MUITOS MENOS CRIMES DO QUE OS PRATICADOS PELO SR. D. CARLOS ROLOU NO CADAFALSO A CABEÇA DE LUIS XVI». ASSIM OFENDEU EM PÚBLICO O ENTÃO CHEFE DO ESTADO. FOI EXPULSO NESSE DIA DO PARLAMENTO MAS NUNCA FOI JULGADO E PRESO. QUE TAL? QUERES MAIS LIBERDADE DE EXPRESSÃO?
NÃO, POR ACASO O A. COSTA ATÉ ERA PROF. UNIVERSITÁRIO DE DIREITO. MAS ACEITO A TUA OPINIÃO - NÃO QUERES OPINIÕES MONÁRQUICAS EM CANAIS PÚBLICOS. A DEMOCRACIA TEM ISSO: A REPUBLICA DEVE ACEITAR QUE A MONARQUIA A CONTRIE, COMO NO PASSADO FOI VICE-VERSA. CÁ PARA MIM, ANTES DA QUEDA DO MURO DE BERLIM ATÉ HAVIA UM ASPECTO PIOR: OS COMUNISTAS TINHAM O DIREITO DE SE EXPRIMIR NOS PAISES OCIDENTAIS, SABENDO NÓS QUE O QUE ELES QUERIAM ERA A SOVIETIZAÇÃO DO PESSOAL TODO. SE CALHAR NESTE PONTO ESTÁS DE ACORDO COMIGO.
O que dizes é, que se discutires dentro da tua família e ela não aceitar o teu ponto de vista, é que, a mesma te financie? Para acabares com ela. É bem pensado, óh joão!
EU EXPLICO-TE. TENHO MUITOS IRMÃOS E ÀS VEZES ASSUNTOS PARA DISCUTIR QUE DIZEM RESPEITO A TODOS. COMO É IMPOSSIVEL UMA OPINIÃO UNÂNIME, «VAMOS A VOTOS». HABITUÁMO-NOS A RESPEITAR ENTÃO A VONTADE DA MAIORIA. ACONTECE FAZER PARTE DELA, ACONTECE FICAR EM MINORIA. E AÍ SUBMETO-ME. RESULTADO: NÃO NOS ZANGAMOS. ISTO MESMO EM QUESTÕES DE DINHEIRO. É CLARO QUE A NIVEL NACIONAL O PROCESSO, SENDO IDÊNTICO, É MAIS COMPLEXO. MAS TAMBÉM É VERDADE QUE AS GUERRAS ENTRE IRMÃOS (FRATICIDAS, GUERRAS CIVIS) SÃO AS MAIS SANGUINÁRIAS. POR ISSO É QUE É PRECISO MUITA CALMA. SENÃO PERDE TODA A GENTE E NÃO GANHA NINGUÉM. PELA MINHA PARTE - NA POLÍTICA - ACEITO MPERFEITAMENTE A REPÚBLICA SE A MAIORIA DOS PORTUGUESES A PREFERIR. CERTO? GRANDE ABRAÇO