Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




É preciso mais médicos?

por Nuno Gouveia, em 26.08.09

Portugal tem falta de médicos. Pelo menos é isso que depreendo da vinda de médicos cubanos para Portugal. Dos 60 que vieram para Portugal, 16 chumbaram nos testes, o que também diz alguma coisa da sua qualidade. Lamento que Portugal tenha de recorrer a médicos estrangeiros, ainda por cima de um regime ditatorial, quando centenas de jovens portugueses são obrigados todos os anos a estudar no estrangeiro.

 

A solução para este problema passa por: aumentar as vagas nas faculdades públicas (se possível) e permitir o ensino da medicina em estabelecimentos privados que preencham os requisitos de qualidade exigidos pela tutela. Não se percebe qual a razão para impedir projectos de qualidade  apenas por serem privados. Será que o Ministério do Ensino Superior considera que os privados apenas têm qualidade para formarem profissionais noutras áreas do conhecimento? Ou haverá algo por trás desta recusa?

 

Também aqui.


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De João Afonso Azevedo a 26.08.2009 às 01:33

Permitam-me, mais uma vez, tecer algumas correcções às afirmações aqui presentes. Em primeiro lugar, acho que estamos perante uma retórica perigosa, do ponto de vista democrático: penso ser tendencioso afirmar que, por 16 pessoas chumbarem nos testes efectuados pelas universidades portuguesas, possamos deduzir a qualidade da classe médica cubana. Há que lembrar que falamos de um dos melhores sistemas de saúde do mundo - ideologias à parte.
Em segundo lugar, concordando que se deveriam aumentar o número de vagas das licenciaturas em medicina - para evitar a "imigração" dos aspirantes a médicos, saliento que a aposta na privatização pode ser positiva mas apenas sob uma forte condicionante: terá que ser um serviço prestado pela empresa ao estado, de forma gratuita, como um imposto. Não me parece justo que o esse saber seja um encargo financeiro para os contribuintes.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





subscrever feeds