Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Amanhã pelas 19h, representarei o 31 da Armada num encontro de Pedro Santana Lopes com bloggers. Já tenho uma ideia do que lhe quero perguntar, mas deixo a caixa de comentários aberta a sugestões de perguntas dos nossos leitores. Preferencialmente sobre Lisboa.
Bom Dia Caro Vasco
Mais do que uma questão, o que aqui lhe trago é um tema acerca do qual gostaria de ouvir o Dr. Pedro Santana Lopes. Habitação. Não a habitação social (que francamente acho que Lisboa já tem a sua quota parte) mas de habitação a custos controlados para todos (e não só jovens! Lamentavelmente aos 35 já não se é jovem!) os que tendo dificuldade em aceder aos preços de mercado ainda assim gostariam de viver em Lisboa. Contudo, mais do que a emissão de licenças de construção, a questão que se coloca é que há coragem para “obrigar” quem quer investir neste sector em Lisboa a requalificar em vez de construir de raiz.
Ou seja, em vez de se cederem terrenos às cooperativas/empresas para construir de novo (vide Vale Formoso) se apenas se restringe o campo de actuação à requalificação de mais de metade da cidade, por via da cedência do terreno, sim, mas sob compromisso de reabilitação ou de, a ter que demolir para construir de novo, respeito pelas fachadas existentes.
Se eu gostava de viver em Lisboa? Sem dúvida que sim. Mas a estes preços, é impossível.
Obrigada pela oportunidade que deu aos leitores do 31 de colocarem as suas questões.