Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Chuichi Nagumo era um velho do mar fanfarrão, muito admirado na marinha japonesa pela frontalidade e reputação de combatente.
Fora um impetuoso capitão de contratorpedeiros e, notavelmente, o poder naval americano não o impressionava, o que constituía ponto de discórdia entre ele e Yamamoto. No entanto, embora tivesse comandado um grupo de porta-aviões, não era um especialista em porta-aviões e, aparentemente, não compreendia completamente a aviação naval. (…) não estava equipado nem com o treino nem com a experiência necessária para desempenhar os intricados e rápidos cálculos de velocidades relativas num cenário a três dimensões que um comandante de porta-aviões precisava de saber fazer.
McClusky, por pura sorte e quando já não tinha combustível no seu Bombing 6 viu no limite da visibilidade o rasto brilhante de um dos navios da esquadra de Nagumo que estava a atacar Midway.
Nagumo, tal como em Pearl Harbor, hesitara em cima dos louros iniciais da batalha e ficara de braços cruzados. Não se mexera e os convés dos seus navios estavam atravancados de mangueiras de combustível, aviões a reabastecer e a rearmar. McClusky, quase sem combustível, deu início a um mergulhou que em 5 minutos culminou com o afundamento de 3 dos 4 porta-aviões. Midway ficou assim decidida.
Caro Afonso Azevedo Neves San,
Devolvo o mergulho:
http://www.youtube.com/watch?v=aQlcxo3gO
特
攻
へ
の
レ
ク
イ
エ
ム