Minha cara Marquesa, Pode dizer- se que me tiraste as palavras da boca, (lava as mãos). Eu não vi o debate, porque não pude. Mas estou a ver as sequelas. e realmente, aquilo parece a pista de aterragem do avião "TRIQUITANA" Português,. Aterra direitinho, e depois,...a pique.
Mas porque razão um blog monárquico gosta tanto do CDS. Aliás, da direita em geral?
Como liberal, acho isso um bocado nojento.
Enoja-me... E não faz muito sentido. A Monarquia valoriza, acima de tudo, os direitos adquiridos pela elite. A direita deveria primar por desprezar os indevidos que "adoram" os direitos adquiridos, já que o que está em questão é o mérito e esforço dos cidadãos.
Portanto, ou o CDS não é de direita (e portanto não há direita em Portugal) ou então, contra todas as regras do bom senso, este blog quer-se alinhar com aquele que seria o seu principal opositor natural porque, volto a repetir, os direitos adquiridos das elites são das coisas mais nojentas para uma ideologia que seja, verdadeiramente, de direita.
O paradoxo começa na sua concepção de liberalismo e na concepção que tem de Monarquia e de Direitos Adquiridos.
Creio que anda para aí uma malta tão incomodada com os direitos adquiridos que não se importará que lhes roubem a casa, o carro e a carteira, pondo em causa os seus direitos adquiridos de propriedade!
Não, nada disso. Eu concordo com direitos adquiridos. Principalmente de propriedade (se forem legítimos e legais).
O que me chateia é mesmo direitos adquiridos que apenas estão, à partida, definidos para uma elite.
Um cidadão não pode ser rei. O rei não teve que fazer absolutamente nada para o ser. Isso vai contra qualquer ideologia pura de liberalismo.
Quer um exemplo mais comparável com a Monarquia: A ditadura de Castro (ou a de Chavez)... O povo presta vassalagem. O "rei" e os "amigos do rei" vivem em palácios, com segurança privada e com os "melhores tratamentos médicos do mundo". Quem paga? O povo. Que, no caso da monarquia, nunca os elegeu para estarem lá
Como liberal, apoiante CDS e contribuinte, fico um pouco envergonhado por este blog insistir em associar as nossas duas ideologias tão diferentes.
Querem ser monárquicos, estejam à vontade. Têm todo o direito. É digno querer "lutar" pelos vossos ideais.
Mas não levem, com vocês, partidos republicados. Principalmente um partido de direita. Partidos que desprezam monárquicos. Principalmente quando não são eles descendentes de reis ou "amigos do rei". Para esses, a monarquia é uma piada de pequeno almoço.
Na minha opinião, não há nenhum paradoxo. Em primeiro lugar, apesar de ser republicana, eu compreendo que a Monarquia não valorize, acima de tudo, os direitos adquiridos pela elite. Mas é a minha opinião. Creio que valoriza outras coisas. Mas não posso opinar com saber, já que não sei todos os valores monárquicos. O CDS é, realmente um partido de direita, cristão e conservador. E é nisso que vejo algumas semelhanças com a monarquia: têm uma posição semelhante em muitos princípios. Assim como o CDS tem algumas semelhanças com partidos da esquerda e vice-versa. Não existe só uma forma de ver as coisas, e existem muitos tons de cinzento.
Nota: Não houve ofensa pessoal da sua parte. Apenas acho que é muito redutor achar "nojenta" qualquer opinião de outrem. Deve ser respeitada mesmo que não se concorde. Mas, mais uma vez, a minha opinião.
Penso que já dissipei o equivoco. Nojenta não é a ideia da Monarquia.
O que eu acho nojento é estar-se a misturar o CDS com esta monarquia do blog... O CDS não tem (felizmente) nem que ter nada a ver com os valores de uma elite por berço da monarquia.
A direita acredita que ser da elite é ser-se empenhado na sua profissão, criar emprego, contribuir para o desenvolvimento do país. Não por ser filho de um "rei".
Mas, como disse, não sou contra que monárquicos acreditem nisso. Não nos levem é para baixo com vocês, somos demasiado diferentes.
"O CDS é, realmente um partido de direita, cristão e conservador. E é nisso que vejo algumas semelhanças com a monarquia"
Então como classifica os Trabalhistas britânicos? ou o PSOE espanhol, para dar dois exemplos de esquerda que não têm na sua essencia principíos cristãos? São traidores dos regimes que governam e conspiram para implantar repúblicas? É que ambos estão actualmente no poder.
Eu concordo com a sua afirmação. Só acho que faltou dizer mais alguma coisa - as semelhanças do CDS com a monarquia portuguesa retrogada e decrépita de há 100 ou 200 anos.
Não quero dizer com isto que o CDS seja retrogado ou decrépito. Mas creio que os monarquicos agarram-se a isso como o mais parecido com o que eles querem, mesmo que essas semelhanças sejam muito remotas.