Na minha opinião, não há nenhum paradoxo. Em primeiro lugar, apesar de ser republicana, eu compreendo que a Monarquia não valorize, acima de tudo, os direitos adquiridos pela elite. Mas é a minha opinião. Creio que valoriza outras coisas. Mas não posso opinar com saber, já que não sei todos os valores monárquicos. O CDS é, realmente um partido de direita, cristão e conservador. E é nisso que vejo algumas semelhanças com a monarquia: têm uma posição semelhante em muitos princípios. Assim como o CDS tem algumas semelhanças com partidos da esquerda e vice-versa. Não existe só uma forma de ver as coisas, e existem muitos tons de cinzento.
Nota: Não houve ofensa pessoal da sua parte. Apenas acho que é muito redutor achar "nojenta" qualquer opinião de outrem. Deve ser respeitada mesmo que não se concorde. Mas, mais uma vez, a minha opinião.
Penso que já dissipei o equivoco. Nojenta não é a ideia da Monarquia.
O que eu acho nojento é estar-se a misturar o CDS com esta monarquia do blog... O CDS não tem (felizmente) nem que ter nada a ver com os valores de uma elite por berço da monarquia.
A direita acredita que ser da elite é ser-se empenhado na sua profissão, criar emprego, contribuir para o desenvolvimento do país. Não por ser filho de um "rei".
Mas, como disse, não sou contra que monárquicos acreditem nisso. Não nos levem é para baixo com vocês, somos demasiado diferentes.
"O CDS é, realmente um partido de direita, cristão e conservador. E é nisso que vejo algumas semelhanças com a monarquia"
Então como classifica os Trabalhistas britânicos? ou o PSOE espanhol, para dar dois exemplos de esquerda que não têm na sua essencia principíos cristãos? São traidores dos regimes que governam e conspiram para implantar repúblicas? É que ambos estão actualmente no poder.
Eu concordo com a sua afirmação. Só acho que faltou dizer mais alguma coisa - as semelhanças do CDS com a monarquia portuguesa retrogada e decrépita de há 100 ou 200 anos.
Não quero dizer com isto que o CDS seja retrogado ou decrépito. Mas creio que os monarquicos agarram-se a isso como o mais parecido com o que eles querem, mesmo que essas semelhanças sejam muito remotas.