Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Metro a pataco

por Vasco Campilho, em 08.09.09

(...) É mesmo de metro a pataco que tem de se falar quando se vê o Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa 2010-2020. Um plano que prevê duplicar em dez anos uma rede que demorou 50 anos a construir, sem que nada tenha sido feito para recapitalizar a empresa. Um plano que expande o Metro paralelamente à linha de Sintra na Amadora, no que constitui um gigantesco desperdício de recursos públicos.  Um plano que leva o Metro até ao Infantado, em Loures, mas que deixa de fora toda a zona ocidental de Lisboa. Um plano que leva o metro ao aeroporto da Portela aprovado pelo mesmo governo que pretende fechá-lo. (...)

 

Mais aqui.


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De JMCerdeira a 08.09.2009 às 21:37

Eu já tinha visto o plano. E para mim, que não tenho conhecimento das questões, que sou um mero utilizador, pareceu-me no mínimo... ambicioso.
Sem imagem de perfil

De Céptica a 08.09.2009 às 23:56

Um plano que leva o metro ao aeroporto da Portela aprovado pelo mesmo governo que pretende fechá-lo. (...)

É evidente que o queiram fechar até porque... http://pslumiar.blogs.sapo.pt/1131827.html
Sem imagem de perfil

De Ze da Burra a 09.09.2009 às 02:06

Na minha opiniao de "Inginheiro" pela UI, acho um plano pouco ambicioso:
O Metro deveria acompanhar em paralelo o TGV  / Lisboa/Madrid.
Não digo mais nada... senão ainda me estragam os planos... Meus e da Mota-Engil!
Sem imagem de perfil

De Bernardo Pires de Lima a 09.09.2009 às 02:17

Zé Burrito
Ai Zé não seja modesto homem, leve lá o Metro e o TGV a passear onde quiser mas não se esqueça de, de vez enquanto dar de beber à sua burra. Quando chegar deixe a chave debaixo do tapete, tá?
Sem imagem de perfil

De Bordalo a 09.09.2009 às 09:15

Lisboa transformou-se num estaleiro permanente desde a Expo 98.

Um estaleiro da incompetência e da corrupção (enfim, já era).

Lisboa não é confortável.

Lisboa é um ninho de putas dirigentes.

O metro já devia há muito ir pela A5 afora, modalidade aérea, mesmo que obrigasse a A5 a voltar às antigas duas faixas.

Isso sim, assim seria viável deixar o carro em casa.
Sem imagem de perfil

De António Oliveira Salazar a 09.09.2009 às 09:34

...
http://www.youtube.com/watch?v=CHAYV4M3dwo&NR=1 (http://www.youtube.com/watch?v=CHAYV4M3dwo&NR=1)
Sem imagem de perfil

De Clara a 09.09.2009 às 11:45

Vasco, posso até concordar na parte "leva o metro ao aeroporto da Portela aprovado pelo mesmo governo que pretende fechá-lo.", mas tudo o resto é demagogia. interessa e muito a todos os lisboetas que o metro se expanda para os arredores e o mais rápido possível, serão menos carros a entrar na cidade todos os dias. Há razões pela qual ele ainda não se expandiu para algumas partes da cidade, razões de engenharia pura. E se demorou 50 anos a construir, tb isso tem de ser analisado do ponto de vista da topologia que teve de vencer, e da maquinaria que existia há 50 anos.

Tudo coisas que até o prof. Santana sabe, mas gosta de fingir que não.
Sem imagem de perfil

De artur mendes a 09.09.2009 às 12:24

D.Clara
Isso de deixar o carro em casa é um mito... Os portugueses ainda não estão saturados do pópo...Repare nos milhares de pessoas que estão a "tirar a carta".... Acha que depois vão deixar o veiculo na garagem?
Segundo uma sondagem recente 83% dos utentes dos transportes públicos não tem automovel.... Isto diz tudo!
Sem imagem de perfil

De Clara a 09.09.2009 às 12:32

Bem, alargar a linha do transporte público mais eficiente que existe na cidade vai ajudar a contrariar essa tendência.

Ou vamos acabar com o metro porque os portugueses querem é andar de carro?

Eu até há bem pouco tempo ia diariamente para o emprego de metro [por trabalhar no chiado, onde não há estacionamento] e nunca vi as carruagens vazias.

[pois, agora vou de carro é um facto, mas porque passei para uma zona fora da cidade e não servida por metro nem comboio].
Imagem de perfil

De Vasco Campilho a 09.09.2009 às 14:14

Cara Clara, alguns pontos de desacordo:


interessa e muito a todos os lisboetas que o metro se expanda para os arredores e o mais rápido possível, serão menos carros a entrar na cidade todos os dias.


Penso que não: o que interessa aos lisboetas e à AML no seu conjunto é uma rede de metropolitano densa em Lisboa, e bem articulada com transporte ferroviário pesado que vai mais longe e mais rápido na periferia. Só isso permite que quem se desloca para Lisboa chegue depressa e tenha uma boa mobilidade dentro da cidade.


Há razões pela qual ele ainda não se expandiu para algumas partes da cidade, razões de engenharia pura.


A engenharia, como sabe, tem evoluído, e se se conseguiu fazer passar o Metro no Terreiro do Paço, não imagino que haja muitas zonas de Lisboa onde não se consiga fazer passar o Metro.


De resto, concordo que a expansão do Metro é essencial para Lisboa. O que não concordo é com a venda de metro a pataco para fins eleitorais. Quando olhamos para o mapa e vemos expansões para Loures, Odivelas e Amadora, deixando a zona ocidental de Lisboa e o concelho de Oeiras de fora, torna-se muito clara a lógica da expansão proposta pelo partido socialista a menos de um mês de eleições.
Sem imagem de perfil

De Clara a 09.09.2009 às 14:27

Não entendo a lógica...presumo que o PS almeje ganhar eleições em todos os concelhos [incluíndo Lisboa]. Loures, Odivelas e Amadora são zonas não abrangidas por linhas ferroviárias...enquanto Oeiras [bem como toda a linha de Cascais e Sintra] já o é...metro para Oeiras é que seria absurdo.

Concordo que toda a cidade deveria estar abrangida pelo metro, isso acho que não há nenhum lisboeta [até do PS] que não concorde.

Em última análise quero só deixar como disclaimer que não estou aqui a defender pontos de vista do PS, que é partido onde nunca votaria, só que não é por concordar ou discordar de um determinado partido [que eu até simpatizo com o vosso partido, com o candidato é que não] que tenho de beber e aceitar ou pelo contrário cegamente recusar ideias.
Imagem de perfil

De Vasco Campilho a 09.09.2009 às 14:38

Longe de mim acusá-la de ser socialista - no que também não viria mal ao mundo, acontece a muito boa gente. 
No que respeita ao mapa de transportes da AML, repare que tanto o concelho de Loures como o da Amadora são servidos por linhas ferroviárias (da Azambuja e de Sintra). Falta uma ligação ferroviária pesada no vale de Loures, que facilitasse o acesso a Lisboa de toda essa região. Quanto a Oeiras, tem de facto a linha de Cascais que serve a zona Sul do concelho, mas mais a Norte há zonas com alta densidade populacional que não estão bem servidas de ligação a Lisboa sem ser por automóvel, nomeadamente Linda-a-Velha e Carnaxide. Uma situação semelhante à da Portela de Sacavém (também há linha férrea nessa zona, mas não suficientemente perto), expansão que reputo de indispensável e que não me viu criticar.
Sem imagem de perfil

De Clara a 09.09.2009 às 14:49

Ahahah , Vasco, conheces-me [se calhar por outro nome] e estás farto de saber que não sou socialista, só escrevi aquilo para que não pensassem que estava a fazer a agendazinha socialista [coisa de que já fui acusada noutro blog e por bem menos].

É indiscutível que a linha de metro ideal está longe de ser construída, não entendo é porque há-de alguém defender que "primeiro o metro tem de abranger TODA a Lisboa só depois ir para os arredores" quando parece óbvio que ambas têm de ser construídas [e rápido], talvez até seja mais urgente resolver a situação de quem vem de fora porque isso acaba por nos prejudicar a TODOS [como vives dentro sabes que ao fim de semana Lisboa é um paraíso]. Isto é, entendo numa lógica de campanha [que os possíveis eleitores do prof. são lisboetas, não de Loures], mas não mais do que isso.
Imagem de perfil

De Vasco Campilho a 09.09.2009 às 15:11

Pois conheço, Clarinha, e de facto de socialista não tens nada. Mas a beleza da coisa é que isso não nos impede de discordar sobre o Metro :) E nesse aspecto continuo na minha:
1) apresentar este plano de expansão a um mês de eleições foi um acto eleitoralista
2) as expansões para fora de Lisboa não devem ter prioridade face à melhoria da cobertura da rede em Lisboa.


Claro que se houvesse dinheiro para tudo, a questão das prioridades seria irrelevante. Mas como não há...


Sem imagem de perfil

De Marquesa de Carabás a 09.09.2009 às 15:24

Já passou a clarinha...se quiserem uns rissoles, umas empadas para elegrar o pic-nic é só avisarem :)
Felicidades :)

 

Comentar post