Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Política: Marketing e Verdade

por Rui Crull Tabosa, em 10.09.09

 

Alguns políticos da nossa praça utilizam o marketing político de uma forma profissional.

Refiro-me, em particular, a José Sócrates, a Paulo Portas e a Francisco Louçã.

Todos falam bem, mesmo muito bem, todos eles fazem números políticos muito bem montados, todos se apresentam de forma muito cuidada e adaptada a cada ocasião (quem não tem presente os fatos Armani de Sócrates, a indumentária de Portas quando este visitava lavradores ou as camisas sem colarinho de Louçã, muito in e simultaneamente com um quê de contestatárias…).

Quanto ao comportamento político de cada um deles, sendo diferentes, convergem na utilização de apuradas estratégias de marketing.

José Sócrates, ao longo de 4 anos multiplicou as cerimónias de “encher o olho” quando anunciava projectos para anos depois (lembro-me da cerimónia do lançamento do Hospital do Algarve, previsto para 2013, na qual, em 2008 foram torrados 50 mil euros numa hora de festa!); diabolizou classes profissionais (principalmente juízes e professores) com o objectivo de as domesticar, ataca cirurgicamente adversários políticos a fim de os encostar às cordas, colando-os a ideias tão feitas quanto falsas (ex.: "o PSD quer privatizar a Segurança Social"); construiu em seu redor uma equipa altamente profissional de gestão política; desenvolveu uma estratégia de influência sobre a comunicação social como não há memória em Portugal desde 1976.

Paulo Portas, ideologicamente foi oscilando entre democracia-cristã, conservadorismo, liberalismo, algum populismo, por vezes mesmo centrismo. Adora sound bites, sabe escolher temas fortes (segurança, agricultura, combate ao rendimento social de inserção, etc.) para ancorar o seu partido (pouco enraizado na sociedade portuguesa) em nichos de mercado determinados, mais ou menos sugestionáveis.

Quanto a Louçã, o dominicano vermelho (sim porque franciscano nunca foi e jesuíta não pode ser considerado desde que revelou a sua sanha nacionalizadora e o seu ódio à burguesia), gere magistralmente a sua mensagem. Diz-se democrata mas é marxista, parece tolerante mas anseia esmagar as classes médias, excrescência entre o Capital e o proletariado; metralha a sociedade com temas ditos fracturantes (liberalização das drogas, casamento gay, eutanásia, etc.), ao mesmo tempo que a ataca nos seus alicerces mais profundos (família, casamento, etc.).

Sócrates, Portas e Louçã são três políticos profissionais, que conhecem bem os desejos e frustrações dos eleitores e que recorrem às mais elaboradas técnicas de marketing e ilusão política para angariar o seu voto.

Nos antípodas, Manuela Ferreira Leite é acusada de não fazer marketing, de não saber fazer números, de não saber ou querer fomentar ilusões, enfim, de não ser uma política moderna.

Já Jerónimo de Sousa, outro político que não percebe de marketing, está preso às quimeras do comunismo estalinista que o PCP finge esquecer (e aqui há marketing...) mas que nunca ousou renegar.

Entre uns e outros o Povo Português vai ter de escolher no próximo dia 27 de Setembro.

Vai escolher entre ilusão e realidade, marketing e verdade, oratória e simplicidade, aparência e autenticidade, forma e substância.

Oxalá saiba escolher bem, apesar de todas as fabulações que alguns procuram construir.

 


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 10.09.2009 às 00:50

o marketing de Manuela é o mesmo de Cavaco. É fazer cara séria para as pessoas pensarem que são gente muito séria, muito respeitosa, cheios de valores.  Normalmente sã os piores. Há uma série de pessoas com cara muito séria e depois descobre-se que afinal .....
Sem imagem de perfil

De Bordalo a 10.09.2009 às 00:59

A NÃO PERDER

http://www.isaltino.tv/ (http://www.isaltino.tv/)


 
Sem imagem de perfil

De Um pin na lapela a 10.09.2009 às 02:21

Para quem não é "política profissional", ter liderado a distrital da capital e ter sido ministra em dois governos distintos é um tanto ou quanto irreal, não?

E que dizer desta política de verdade =

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009&contentid=768A2115-6782-4229-A4B7-35117C21987D

Já para não falar da inexistência de asfixia democrática na Madeira.

Creio que o génio (sim, porque carácter talvez fosse uma palavra demasiado forte e desapropriada) deste senhor ficou bem patente nos comentários que fez a um colega de blogue que tomou a liberdade de pensar pela sua própria cabeça.

E não se mace com estas histórias da carochinha.

Ou acha que MFL chegou à "Política de Verdade" sozinha.
Sem imagem de perfil

De Pé de Cabra a 10.09.2009 às 05:42

lá agora não volta a dar, tem de se data o benefício da dúvida à Senhora, não me venham dizer que ela é desonesta.
Sem imagem de perfil

De João a 10.09.2009 às 07:42

Sócrates-Louçã: Microfone capta conversa sobre TVI (COM VÍDEO) (http://www.correiodamanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&contentid=B30F888F-4C14-4CA3-A85C-D92D021F085C)



http://www.youtube.com/watch?v=_gxm4sb_gUg


(http://www.youtube.com/watch?v=_gxm4sb_gUg) 
Sem imagem de perfil

De Pedro a 10.09.2009 às 09:56

Rui

Desculpe lá mas quando MFL defende contrapõe a asfixia do continente com a liberdade da Madeira. Será que se trata de falta de Marketing ?

E quando confunde o IRC com o IRS também é falta de Marketing ?

Com o devido respeito uma campanha é muito desgastante e a senhora está velhinha. 

 
Sem imagem de perfil

De artur mendes a 10.09.2009 às 14:40

A mistura mais perniciosa deste blog é: o larapio Pé de Cabra  e o bobi
Tem medo de dizer quem é!
Fod.... que é dose!
Não há ninguem que envie estes dois (....) para o Instituto Medicina Legal? Ou mais carativamente para o Julio de Matos?
Sem imagem de perfil

De Pé de Cabra a 10.09.2009 às 16:16

Oh artur bastardo de qualquer coisa o que é "carativamente" inventaste agora, confessa! Ah o teu Português Activo são só 500 palavras, rapaz tens tentar as Novas Oportunidades, para as tuas necessidades verbais e orais deve chegar perfeitamente. Olha sugiro-te que vás  depressa  ter com o Louis Vitron que ele tem lá algo para ti, e assim fazes companhia ao Lagartão, ora tenta, http://31daarmada.blogs.sapo.pt/3046853.html#comentarios ao (http://31daarmada.blogs.sapo.pt/3046853.html#comentarios ao) , parece que te podes-te servir à vontade de entrecôte do dia. Que te parece? Sentiste um amargo de boca, tu habituas-te depressa.
Sem imagem de perfil

De lagartão a 10.09.2009 às 17:06

REDUZO AINDA MAIS  O  MEU VOCABULÁRIO:

ÉS UM GRANDE FILHO DA P..A...
Sem imagem de perfil

De Pé de Cabra a 13.09.2009 às 11:44

Lagartão o mais conhecido pelo Chupador

Então tens chupado muitas? Ah grande chupador, gostas pouco gostas do travo a skip. Lagartão o chupador.
Não tens vergonha seu porcalhão!?
Tás feito, já foste. LOL
Sem imagem de perfil

De Pé de Cabra a 28.09.2009 às 20:58

Lagartão Paneleirão
Tu espécime deslocado do Quaternário tás feito o desaparecido Vitron vai chegar em breve vindo de férias e parece que está disposto dar-te o correctivo necessário a que tens direito, parece que começa por te por de patas para o ar para te encher a carapaça
Sem imagem de perfil

De torpedo gratis a 19.10.2009 às 19:20

Envie esta noticia via SMS Gratis:
<a href="http://www.oi-torpedo.com/" title="oi torpedos gratis"><strong>oi torpedo</strong></a> | <a href="http://www.claro-torpedo.com/" title="claro torpedos gratis"><strong>claro torpedos</strong></a>

Comentar post