Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Um bom debate

por Rui Crull Tabosa, em 10.09.09

Vi todos os debates até agora ocorridos entre os diversos líderes partidários,
Vi José Sócrates a evitar falar do seu Governo e a comentar os programas eleitorais dos outros partidos como se fosse um challenger e não o Primeiro-Ministro.
Vi Francisco Louçã, entre sorrisos, ter de assumir as suas propostas radicais, francamente desagregadoras da sociedade e destruidoras das classes médias.
Vi Jerónimo, nunca antipático, agarrado à sua cartilha da luta de classes e das nacionalizações.
Hoje pude ver Paulo Portas e Manuela Ferreira Leite debaterem os verdadeiros problemas do País, cada um propondo as respectivas soluções políticas.
Portas, mais nervoso e palavroso, mas acutilante no tema da segurança.
Ferreira Leite, bem mais à vontade, trouxe uma visão de rigor mas também de solidariedade e de genuína preocupação com o desemprego e a pobreza.
Portas gabou-se em todo o debate de ser muito mais claro que Ferreira Leite. Mas, na hora da verdade, quando ele se limitava a dizer que o Governo do PS tenta controlar a comunicação social, tenta condicionar os agentes económicos, Ferreira Leite foi de uma clareza tão brutal quanto certeira: Sócrates não tenta controlar, ele controla efectivamente: "ele faz"!
Mas o melhor momento do debate foi quando, à pergunta capciosa de Judite de Sousa, pretendendo comparar os casos Marcelo e Moura Guedes, Ferreira Leite lhe retorquiu que, se a entrevistadora efectivamente considerava que esses casos eram semelhantes, a RTP tinha bom remédio: convide Moura Guedes como há quatro anos convidou Marcelo…

Touché!
 


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De NP66 a 10.09.2009 às 22:31

A comparação entre os casos de Marcelo e de MMG fica desmontado e "arrumado"! Inteligente! Até porque TODOS sabemos o que se passou com Marcelo, mas NINGUÉM parece saber bem o que se passou com MMG! :)
Sem imagem de perfil

De al kantara a 10.09.2009 às 22:33

Eu gostei muito foi da garantia  de ausência de asfixia democrática na Madeira porque o Jardim ganha eleições...

PS - Chávez, convoca mais alguns referendos que tens aqui uma amiga...
Sem imagem de perfil

De NP66 a 10.09.2009 às 22:45

Só resta saber se as eleições e referendos foram "MESMO" democráticos!

Na Madeira... algum dia se suspeitou de fraude? É crime criticar o Jardim? É que na Venezuela já é...
Sem imagem de perfil

De al kantara a 10.09.2009 às 23:09

Caro NP66, os referendos do Chávez são tão democráticos que ele até já perdeu um ou outro. Coisa que nunca aconteceu com o seu exemplar Jardim, o que obviamente o coloca noutro patamar de democracia oxigenada...
Imagem de perfil

De Rui Crull Tabosa a 10.09.2009 às 23:22

Se conhece algum caso de fraude eleitoral tem a estrita obrigação cívica de o denúnciar às autoridades competentes, caro anónimo.
Sem imagem de perfil

De al kantara a 11.09.2009 às 02:29

Obviamente não falo de fraude daquela da boca da urna, com votos falsos e contagens falsificadas. Falo de condicionamento socio-económico da grande parte da população com retaliação sobre quem ouse estar em desacordo com o grande líder, controle e intervenção directa do poder em órgãos de comunicação social que mais não são que órgãos de propaganda desse poder, e finalmente, da postura de soba autoritário que o líder adopta com total desprezo pelas opiniões que não sejam suas. Como vê, tanto posso estar a falar de Chávez como de Jardim...

 
Sem imagem de perfil

De NP66 a 10.09.2009 às 23:39

Não é o "meu" exemplar Jardim. Nunca votei nele. Mas ele e Chávez estão a "anos luz"... e nós sabemos que é com Chávez que Sócrates tem andado "de braço dado"!
Sem imagem de perfil

De amcslb a 10.09.2009 às 22:45


acho que vimos debates diferentes. o tamanho da tereira que o PP deu à MFL é igual ao que o JS deu ao FL.

dizer aquilo que não se viu só para fingir que se viu é patetico
Sem imagem de perfil

De Ze da Burra a 10.09.2009 às 23:03

Previsão do INE

No dia 1 de Outrubo p/f o desemprego deverá aumentar...com mais
342  poliltólogos...
Sem imagem de perfil

De Augusto a 10.09.2009 às 23:26

Pois para mim o melhor momento foi quando PP disse a Ferreira Leite

Tente a senhora ser oposição na Madeira.

Na Mouche...
Sem imagem de perfil

De sobremesadedeus a 10.09.2009 às 23:55

Caro Rui Crull Tabosa,

Tenho uma pergunta para lhe fazer. Mas vimos o mesmo debate? No meu bairro ninguém se chamava assim... e como eu, de certeza, que do meu bairro ninguém viu o debate como voçe viu... Enfim... Nascenças que se tornam crenças, se não dogmáticas, porque tal termo é muito utilizado aos da foice e das cruzes, sebastianicas.
Será muito supor que o movimento predilecto dos seus será arquear o braço num movimento ascendente, enquanto no decorrer da ascenção, distendem os dedos, abrindo-os em leque, na direcção das excelsas frontes, diringindo, já com os dedos no interior dos cabelos com cerca de 10 cm de comprimento, os cabelos num movimento lateral vão, de alinhamento capilar, que se repetirá em períodos inferiores a 10 minutos. É de gabar tais franjas sempre desalinhadas e compridas e que só podem solicitar atenção aos que têm tempo para lhe dedicar o esforço inglório de alinhamento. É esta a diferença da direita e esquerda. a Esquerda não tem tempo para alinhar o cabelo tantas vezes. Será uma questão de berço?
Imagem de perfil

De Rui Crull Tabosa a 11.09.2009 às 00:23

A sua prosa e o seu estilo literário explicam inteiramente a percepção que revelou ter tido do debate.
Nunca gostei de histerias nem alguma vez medi a razão pela altura dos decibeis.
Espero que os portugues saibam distinguir entre o canto das sereias e o realismo político.
Mas escreva sempre.
Sem imagem de perfil

De sobremesadedeus a 11.09.2009 às 18:55

Mais do que o conteúdo da sua resposta (e tem razão - no presente artigo - no que concerne às vírgulas e construção de frases), gostei do seu fair-play à ligeira provocação capilar.
Decerto que até voçê achou graça ao paralelismo capilar com um certo "look" dos meninos da direita. É no respeito pelas diferenças que que se constrói a Democracia. E uma nota. Ao contrário de muitos que nada julgam necessitar de aperfeiçoar... eu... julgo que até ao fim dos meus dias é necessário não o deixar de o efectuar. Exigo-me esse objectivo pessoal. Daí que lhe agradeço a chamada de atenção para a minha prosa e estilo literário. Tentarei melhorar. Agora em relação ao seu Douto conhecimento e análise política. Acha que nada foi bem feito. Acha sinceramente qeu a Dr.ª Manuela Ferreira Leite propõe algo ao País com um mero falar Verdade... Acho que a sua afirmação "trouxe uma visão de rigor mas também de solidariedade e de genuína preocupação com o desemprego e a pobreza" não reflete o que um político "real" deve ser. Deve ser uma ferramenta de alavacagem da sociedade, deve motivar as pessoas, afirmando em concreto o que se prõpoe fazer. Faça lá um exercício de memória e diga aqui uma coisa que MFL diga que fará para além de parar tudo. Digo-lhe uma: Reduzir os custos do Trabalho. Saberá por certo melhor do que eu o que isto quer dizer. Desculpe mas é pouco. Ou então os estrategas de comunicação do PSD servem outros interesses não deixando vislumbrar o quadro geral. O que é igualmente grave porque esconde uma agenda. Bem aventurança àqueles que participam na sociedade e não se tornam seres amorfos e disformes. Bem aja pois.
Imagem de perfil

De Rui Crull Tabosa a 11.09.2009 às 20:49

Não sou maniqueista. Acho que entre o 8 e o 80 há o 40. Mas vi o quese passou ao longo destes 4 anos e meio: tantas promessas violadas (150 mil empregos), tanta propaganda a fazer náuseas e, finalmente, tanta vontade de controlar e manietar a liberdade. Já não falo dos índices de competitividade, em que Portugal desceu mais de 10 posições nos últimos 4 anos. Mas claro que nem tudo foi mal feito. O bem feito é que foi pouco.
Quanto a MFL, parar a loucura da 3.ª auto-estrada Lisboa Porto ou o TGV, claro que são boas medidas para reorientar o esforço do Estado para investimentos mais próximos da população e o crédito para investimento de PME's, etc.
Não me cabe divulgar as propostas do PSD nem este espaço permitiria longa prosa, por isso sugiro-lhe que vá ao site portugaldeverdade, onde encontrará o Programa eleitoral do PSD.
Verei se tenho oportunidade de sobre o mesmo fazer algum post e espero então contar com o seu comentário.

 
Sem imagem de perfil

De sobremesadedeus a 11.09.2009 às 21:29

Quando fizer esse favor à democracia contará certamente com o meu comentário. Cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De jorge a 11.09.2009 às 00:19

Por puro masoquismo tenho assistido igualmente a todos os debates, e, muito sinceramente, é tudo tão mau, tão mau, tão tristemente mau, que me custa muito ver pessoas  afirmarem convictamente que canditado A falou muito claro.. que canditado B deu um "tareia" , que o debate C foi francamente melhor que o D, etc e tal . A sério que não percebo.. Não seria melhor assumir que se vota no candidato X por ser um mal menor ??!! 
Imagem de perfil

De Rui Crull Tabosa a 11.09.2009 às 00:27

Ora ai está um bom comentário.
Mas não se esqueça que o tempo total dos debates e o próprio modelo, excessivamente compartimentado, também não ajudam à exposiçao das propostas dosdiferentes candidatos.
E tem razão quando implicitamente refere que temos de afastar o mal maior...
Sem imagem de perfil

De ZE a 11.09.2009 às 01:03

MFL estava certa no debate com o JóJó: "A PRIORIDADE do PSD, neste momento, não é por as contas públicas em ordem, é combater o desemprego"

Caro Rui Crull Tabosa, "a RTP tinha bom remédio: convide Moura Guedes como há quatro anos convidou Marcelo…" esta é a 1ª medida para o combate ao desemprego!

SÃO 517.000 EFECTIVOS!! MAS PODERÃO SER SÓ 516.999!!

À GRANDE MFL!!
Imagem de perfil

De Rui Crull Tabosa a 11.09.2009 às 01:36

Deve ter percebido que a sugestão à RTP de convidar MMG não se destina a combater o desemprego, até porque MMG não está dsempregada, continua na TVI.
Essa sugestão foi uma provocação já que a razão que levou a RTP a convidar Marcelo é a mesma que a impede de convidar MMG.Ou não vê isso?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.09.2009 às 01:22

"Hoje pude ver Paulo Portas e Manuela Ferreira Leite debaterem os verdadeiros problemas do País, cada um propondo as respectivas soluções políticas.
Portas, mais nervoso e palavroso, mas acutilante no tema da segurança.
Ferreira Leite, bem mais à vontade, trouxe uma visão de rigor mas também de solidariedade e de genuína preocupação com o desemprego e a pobreza."

Por momentos confundi este comentário com a leitura que o PCP faz de todo e qualquer resultado eleitoral. Tenho que ver se a minha televisão está avariada.
Imagem de perfil

De Rui Crull Tabosa a 11.09.2009 às 01:33

Deve estar, deve. Até porque resultados é so no dia 27, ou já os conhece?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.09.2009 às 07:34


Má educação e cinismo

Comentar post


Pág. 1/2