Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Lembram-se disto? Foi apenas há 3 meses atrás:

por Manuel Castelo-Branco, em 11.09.09

PS à frente nas europeias com PSD a pouca distância

<input ... >

Se as europeias se realizassem neste momento, os socialistas ganhavam as eleições com 39% dos votos. O PS ficaria a uma curta distância do PSD, que arrecada 36% das intenções de voto, segundo o Barómetro  de Abril do Centro de Sondagens da Universidade Católica, elaborado para o DN, JN, Antena 1 e RTP.

 

Como ficou demonstrado nos resultados das anteriores eleições europeias e clarificado pelo meu anterior post, o trabalho de campo da Universidade Católica não tem relevância estatística nem tão pouco serve para ilustrar uma tendência. Os erros (na dimensão , tratamento e correcção do enviesamento da amostra) são demasiado grosseiros e primários para serem tidos em conta para qualquer leitura séria e racional.

 

Esta sondagem vale tanto como aquelas que as precederam e alerto o meu amigo Vasco Campilho para a irrelevancia das mesmas.


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Sem imagem de perfil

De Nuno Palha a 11.09.2009 às 13:34

O que diz é um perfeito disparate!


Houve de facto um erro grosseiro nas Eleições Europeias, mas estas não podem servir para demonstrar que a partir de agora as sondagens da UC são uma treta. Já houve muitas outras eleições anteriores em que as previsões estiveram bastante próximas dos resultados.


Se for um estatístico e me souber já identificar erros na elaboração desta sondagem, então diga. Agora se é só uma posta de pescada...
Imagem de perfil

De Manuel Castelo-Branco a 11.09.2009 às 14:41

Vamos entao ver onde esta a pescada, a rede e o mar.
Os erros estão na dimensão da amostra, na correcção da amostra, no erro do enviesamento e no tratamento qualitativo que provavelmente voce conhecerá melhor do que eu.
Imagem de perfil

De Vasco Campilho a 11.09.2009 às 15:07

Caro Manuel, ninguém ficaria mais satisfeito do que eu se esta sondagem viesse a revelar-se tão enganosa quanto as das Europeias. De qualquer forma, e independentemente do crédito que lhe dermos, a verdade é que a indicação que a sondagem fornece é positiva para os partidos que apoiamos. Só mais um esforço!

Comentar post