Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Virtudes transformistas

por Manuel Castelo-Branco, em 13.09.09

 

 

Francisco Louçã e o seu Bloco de Esquerda são hoje um dos grandes defensores da virtude e da verdade. É um partido que, felizmente para todos nós, descobre grandes compadrios, esquemas maliciosos e negócios ilicitos. Eles e apenas eles,  querem o melhor para o Pais.

 

Por isso os únicos imbuídos de um forte carácter e inabalável virtude, ausência de pecado, e fortes convicções, facto que eles permite viver em perfeita coerência na forma com que se apresentam ao serviço da nação.

 

Terá sido eventualmente por distracção que de entre os órgão do Bloco de Esquerda existam ex operacionais do único grupo terrorista que lutou contra a democracia  e  responsável pelo assassinato de 17 pessoas - as FP-25 de Abril.

  • Helena Carmo faz parte da mesa nacional do Bloco de Esquerda e pertence á comissão de Direitos - os mesmos que ela pela acção das armas quis negar a Portugal. A noção de Direitos de Helena Carmo é com certeza relativa e com uma interpretação redutora e só pode ser resolvida pela força. 
  • Teodósio Alcobia , seu marido - vai um pouco mais longe sendo candidato à Presidência da Junta de Freguesia de Agualva.Tem concerteza todo o nosso apoio.

 

Helena Carmo e Teodósio Alcobia foram condenados em tribunal e posteriormente amnistiados de alguns dos crimes que cometeram. Outros dos seus crimes prescreveram por incompetencia ou desleixo da Justiça Nacional . No entanto, em nenhuma altura estes dois senhores mostraram arrependimento pelos seus actos. Pelo contrario, as Forças Populares 25 de Abril são uma parte importante e fundamental do seu curriculum politico (vide entrevistas aos jornais nas duas ultimas convenções do Bloco de Esquerda bem como entrevista à RTP há uns anos atrás).
 

E é assim que é constituído uma parte do Bloco de Esquerda - extrema esquerda radical e pouco democrática no conteúdo mas disfarçada e  transformista na aparência.


lavagem de mãos e outras medidas profiláticas

Imagem de perfil

De José Manuel Faria a 13.09.2009 às 18:19

E por isso o BE é esquerda radical e terrorista!


O BE aterroriza o PS e a Direita, bom sinal.
Sem imagem de perfil

De Mafalda a 14.09.2009 às 01:32

O Bloco aterrorizar o PS?!
Santa ingenuidade!
Pois se são pai e filho.

Mafalda
Sem imagem de perfil

De Ega a 13.09.2009 às 18:27

O BE só ganha em estar na berlinda.
É publicidade gratuita.
«Escandalos» como estes que se vão descobrindo já não impressionam ninguém, Está tudo calejado e no «venha a mim».
A Direita deve fazer campanha de outro modo. Se não, perde. Humilhantemente.
Sem imagem de perfil

De Francisco a 13.09.2009 às 22:31

Ó menino, qts ex-operacionais do ELP e do MDLP estão no CDS PP? Quanta gente que teve cargos públicos no Estado Novo (e União Nacional) está agora no CDS (e já agora PSD), é que esses não apenas ameaçaram, esses foram responsáveis directos num regime que cortou a liberdade ao povo portugUês por mais de 40 anos, a mais longa ditadura da europa... Foram responsáveis por milhares de prisões e torturas, por vários assassinatos políticos e uma guerra onde morreram 7 000 portugueses.


E depois pq encontras duas aves raras o BE é q é um perigo pá democracia? 


È comparar uma mosca a um elefante, tenham juízo!


Lá está, n têm rigor...


"Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos. Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu? Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão. Palavra do Senhor."


Mateus 7, 1-5


MAs eu sei... lata é coisa que não vos falta... Já moral cristã disso bem que podiam recarregar as baterias
Sem imagem de perfil

De DBH a 14.09.2009 às 00:46

Menino Francisco,

Tenha juizo.

Estes dois foram condenados por crimes de sangue. Crimes cometidos numa democracia. Quer comparar isso com quê, ou com quem?
Sem imagem de perfil

De Francisco a 14.09.2009 às 12:31

Não quero comparar, comparei! Comparei com os crimes de mais de 40 anos de fascismo! O Holocausto lá por ser legal no regime Nazi não deixa de ser um crime. Os crimes de que são responsáveis as pessoas que colaboraram com o Estado Novo e que após o 25 de Abril o tentaram reinstalar (ELP e MDLP) são de uma gravidade que ultrapassa por larga margem quaisquer acções que grupelhos tenham feito após.


É pena ter de explicar o óbvio, tentem ter um pensamento menos pré-programado.
Sem imagem de perfil

De Ega a 14.09.2009 às 00:54

Estimado Francisco:

Não sou do CDS-PP (Deus me livre) e por isso muito à-vontade lhe peço a listagem dos tais ELp's/MDLP's que frequentam o dito Partido.
Por curiosidade e aferição do rigor destes debates bloguisticos.
Muito obrigado!
Sem imagem de perfil

De Francisco a 14.09.2009 às 12:34

Não é a mim que me tem de perguntar, aliás eu é que fiz a pergunta, gostaria imenso que alguém do CDS respondesse.


Já quanto aos crimes perpetrados durante o Estado Novo aí não perguntei pq é sabido a quantidade de gente q colaborou com esse regime e está agora nas hostes do CDS (e PSD), crimes maiorese maisgraves dos que os do ELP e MDLP, verdade seja dita...
Sem imagem de perfil

De joao a 23.09.2009 às 18:38

Você é louco! comparar coisas incomparáveis. Assassínos com simples administradores
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.09.2009 às 18:35

já treme a Direita com medo. e a "esquerda" moderna moderada ainda mais. eu não voto, por princípio, mas cheira-me que isto anda para dar uma grande volta. já na alemanha a tal extrema esquerda atingiu - veja-se só - 27% numa região.
pode ser que transformemos esta valente merda numa verdadeira democracia. dentro, mas sobretudo fora do parlamento.
Sem imagem de perfil

De Francisco a 13.09.2009 às 22:37

À poix é!
Sem imagem de perfil

De Manuel Rodrigues a 13.09.2009 às 20:33


O 31 da Armada tem de perceber que quanto mais o Bloco crescer mais o PS descerá. O Bloco não afecta nem os potenciais votantes do PSD nem os do CDS (se o fizer, será em muito reduzida escala).. por isso deixem-nos brilhar..
PS- isto não significa que não concorde em absoluto com o que foi comentado
Sem imagem de perfil

De João Ferrão a 13.09.2009 às 21:12

Muito, muito bom. Parabéns!
Sem imagem de perfil

De Esloveno a 13.09.2009 às 21:35

Nojento e verdadeiramente terrorista é tentar vencer a democracia pelo medo com posts destes, insultando dois cidadãos que já responderam à justiça pelos seus actos e que agora têm TODO O DIREITO DE PARTICIPAR NO PROCESSO DEMOCRÁTICA.

E é que estes ao menos foram para a prisão, por pouco tempo que tenha sido. DIOGO FREITAS DO AMARAL e outros que tais nem a julgamento foram.

MDLP... ELP... os votos de pesar pela morte do Eduardo de Melo... se calhar começava pelo CDS-PP se me desse para escrever sobre terroristas dentro de partidos com assento parlamentar!
Sem imagem de perfil

De DBH a 14.09.2009 às 00:41

Esloveno,

Estes dois responderam à justiça, sim, foram apanhados e presos. E então? acha que politicamente isso não é relevante?

 
Sem imagem de perfil

De Esloveno a 14.09.2009 às 01:22

Politicamente relevante nos anos 80. Justiça feita e vinte anos depois, não há NENHUM impedimento à participação destes dois cidadãos portugueses no processo democrático. Ou preferia que voltassem às armas? Eu não.

Da mesma forma, também fico muito contente que os FP25 do PS e os MDLP/ELP do CDS-PP tenham renunciado à luta armada. Tal como aconteceu em Espanha, em Itália e em tantos outros países que tiveram as extremas aos tiros e hoje têm democracias 'relativamente' saudáveis.

O Belford e o Castelo-Branco é que devem ter saudades de qualquer coisa e não devem estar muito contentes com as perspectivas para o próximo escrutínio democrático. Paciência, hoje 'luta-se' com os votos! Deixem-se de delírios terroristas!
Sem imagem de perfil

De Mafalda. Portuguesa a 14.09.2009 às 01:45

Óh Esloveno

Deixe-se você, de delírios democráticos!
Que ninguém luta com votos. É apenas uma face da farsa!
E isto não é nenhuma Democracia. É uma Oligarquia.
Mas já que defende tanto as ex-FP 25, diga-me.
Por quem lutavam?
É que eu gosto de tudo claro e transparente!
E se existe coisa que abomino, é a transformação da escumalha, em heróis!

Mafalda
Portuguesa

 
Sem imagem de perfil

De Esloveno a 14.09.2009 às 01:54

Uma bela FP foi o que saiu você: eu não defendi as FP25. E se não acredita em Democracia o problema é seu. Fique em casa no dia das eleições, que é menos uma tonta que vota.
Sem imagem de perfil

De Mafalda Portuguesa a 14.09.2009 às 03:51

Sr Esloveno

Posso ser "tonta", mas sei lêr.  
E aqui, quem tem defendido o direito dos dois ex- FP25, a concorrerem a cargos públicos é o Sr, não sou eu.
Portanto, não adianta distorcer.
É por causa dessa preversão do Direito, que chegámos ao ponto dos criminosos serem tratados como vítimas, e as desgraçadas das vítimas serem tratadas como criminosos.

Quanto a votar ou não votar, é um Direito que tenho, por Nascimento. Sou Portuguesa, e esta é a Terra dos meus Antepassados.

Faço desse direito, o que eu muito bem entender!

Mas digo-lhe desde já que, não admito nem criminosos, nem traidores.

Pelo que não ratifico, seja pelo voto, seja por qualquer outra forma, um Regime que permite que uns e outros, se arvorem em representantes  do meu país.

 Mafalda
Sem imagem de perfil

De DBH a 14.09.2009 às 02:16

Esloveno,

A justiça foi feita? está a alucinar?

Acha que a amnistia dada aos fp25 foi justiça?
Acha que as vítimas tiveram justiça?

Acha que a polícia e o MP puderam fazer o seu trabalho?

A alternativa é a Helena Matos voltar à luta armada? Não, esloveno, a alternativa é haver vergonha na cara.

E quanto a pseudo ELPs no CDS, deixe-se disso sim? nem tem cromos para a troca nem compare o que se passou no PREC com crimes de sangue passados em 1987. E, antes que se excite, eu obviamente condeno e desprezo qualquer acção criminosa terrorista de qualquer brigada, movimento ou exército de libertação. Mas sei olhar para um calendário e ver que há diferenças - em todos os lados.
Sem imagem de perfil

De Nuno Ramos de Almeida a 13.09.2009 às 21:36

Caro Miguel,
Existem pessoas acusadas de serem das FP 25 em vários partidos: por exemplo um dos principais dirigentes do PS de Setúbal, esteve preso nesse processo e foi autor da maior greve da fome. Os dois militantes do BE que cita foram eleitos para a direcção do BE numa lista de oposição a Louçã.
Sem imagem de perfil

De DBH a 14.09.2009 às 00:53

Caro Nuno,

Estes dois não foram só "acusados" de serem das FP-25.

Foram julgados e condenados por crimes de sangue efectuados numa democracia. Bem sei que foram eleitos em listas opostas a Louçã mas, realmente, eu ouvi Francisco Louçã dizer "os nomes queimam", além de exigências para que outros se demarquem de posições menos claras.

Seria bom o BE, duma vez, se demarcar de criminosos como estes dois. E sim, lembras bem, o PS também.
Isto de vir dizer que sempre foi socialista republicano e laico... além de demasiado soarista, parece que esquece uma palavrinha: revolucionário.
Sem imagem de perfil

De Nuno Ramos de Almeida a 14.09.2009 às 11:29

Diogo,
A vida em democracia é uma coisa muito estranha. Lembro-me mt bem de uma foto em que um elemento da rede bombista (envolvida em vários crimes , bombas e assassinatos no pós-25 de Abril) serve de guarda costas , do presidente do CDS da altura. Já pediram desculpa sobre essas evidentes cumplicidades? É só para saber. É porque além da foto, há mais dados e ligações. É interessante condenar o terrorismo de extrema-esquerda, esquecendo o de extrema-direita que existiu na altura.
Imagem de perfil

De Manuel Castelo-Branco a 14.09.2009 às 17:36

Caro Nuno
o meu post fala sobre membros das FP 25 em cargos dirigentes no Bloco de Esquerda e não de outro qq assunto cuja ligação é demasiado ténue
Helena Carmo e Teodósio Alcobia eram operacionais das FP 25, uma organização terrorista que matou 17 pessoas inocentes. Pessoas que estavam no local errado na hora errada ou porque eram os homens certos nos cargos errados. Entre as vitimas, recordar-se-á, estava também um bébé de meses. Lembro-lhe que nem o Bloco nem o seu líder alguma vez se desmarcaram dos FP -25 Abril e dessas pessoas Alias, qq uma delas desempenha cargos para os quais foi convidado e não eleito. Não nos atire por isso, areia para os olhos.
Para alguém que se afirma defensor da virtude, que vê compadrio e maldição em todo o lado, é totalmente incoerente e inconsistente com estes amigos.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.08.2021 às 23:13

Usar os crimes duns para branquear os crimes de outros é próprio dos cúmplices dos criminosos!
Sem imagem de perfil

De Ega a 14.09.2009 às 01:00

Sr.Almeida
A gente entende-se. E por isso explicar-me-à aquela campanha contra o Sá Carneiro (a do Sá Caloteiro), visando tirar-lhe credibilidade.
É claro que o homem foi inocentado - aliás, nunca foi julgado - e a questão era de dinheiros.
Mas era também uma questão politica. Da moral politica.

Então e agora estes ex-25/A, julgados e condenados, que não meteram ao bolso mas mataram - são idóneos, politicamente falando?

Sabe o que é: a memória do povo é curta. A assim dançarita Portugal.
Sem imagem de perfil

De João Valente a 13.09.2009 às 22:28

Caro Manuel Castelo-Branco,


Os nossos jornalistas andam muito distraídos. 


Não é apenas o BE que tem ex-dirigentes e militantes do PRP-BR ou FP-25. O Candidato a deputado do PS em 10º lugar pelo círculo de Setúbal, pasme-se, é Amilcar Romano que foi destacado dirigente do PRP e preso político pós-25 de Abril. 


Pode consultar o arquivo Lurdes Pinstassilgo:
http://www.arquivopintasilgo.pt/arquivopintasilgo/Site/vb/DocsProvider/pesquisadescritores.aspx


Ou seja, o PS candidata ao Parlamento, e provavelmente chegará a Deputado através das renuncias e substituições ( o PS elegeu 8 deputados em Setúbal em 2005 e já tomou posse o 13º da lista) um preso político pós-25 de Abril e ex-dirigente do PRP-Brigadas Revolucionárias e actual Dirigente Distrital do PS em Setúbal !
Sem imagem de perfil

De Paulo F. Silva a 13.09.2009 às 23:35

Que argumento mais cretino!

Comentar post